Visando qualificar o atendimento de urgência e emergência na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia de forma imediata uma grande reforma estrutural na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila São Pedro. O prefeito Marcelo Lima assinou nesta segunda-feira (12/5) ordem de serviço que autoriza pacote de obras no equipamento. A unidade será ampliada e passará a contar com mais três consultórios, além de melhorias gerais.
“Estive nessa UPA mais de três vezes, fazendo vistoria, e vi o assoalho afundando, o banheiro sem condições de uso. A Vila São Pedro não merece isso. Afirmo para vocês que, em 90 dias, vamos entregar uma nova UPA”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. “Vamos ampliar a capacidade de atendimento e entregar um atendimento humanizado, com a dignidade e o respeito que a Vila São Pedro merece”, emendou o chefe do Executivo.
Diversos secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias participaram da assinatura da ordem de serviço. Enquanto a reforma estiver em curso, pelo prazo estimado de três meses, os atendimentos serão realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro, que fica a poucos metros da UPA. Em caso de necessidade de internação, os pacientes serão transferidos para outras UPAs pelo transporte sanitário da Secretaria de Saúde.
A reforma prevê remodelação na área de espera e recepção, ampliação da recepção; ampliação de três consultórios (a unidade terá um total de sete consultórios), criação de sanitários adequados e acessíveis; revitalização da fachada, substituição de piso e pintura geral. Serão investidos R$ 4.114.591,83 na reestruturação.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a liderança do prefeito Marcelo Lima, que desde o início do seu mandato não tem poupado esforços para as melhorias na saúde. “Ele se preocupa, vai aos lugares, olha as estruturas e muda os processos para que a gente possa atender melhor as pessoas. É desse tipo de líder que a gente precisa, pessoas com vocação política e sensibilidade”, completou.
A vice-prefeita Jéssica Cormick lembrou que por muitos anos trabalhou como policial militar na Vila São Pedro e testemunhou as condições precárias de trabalho e de atendimento nos últimos anos. “Por muito tempo, a Vila São Pedro ficou esquecida. E a Vila São Pedro merece respeito, dignidade, e quero agradecer ao prefeito Marcelo por mais uma vez ter esse olhar acolhedor e especialmente por quem mais precisa”, pontuou.
SEMANA DA ENFERMAGEM – Valorizar o profissional de enfermagem, refletir sobre a sua atuação no SUS (Sistema Único de Saúde) e proporcionar momentos de descompressão da rotina. Esses são alguns dos objetivos da IX Semana da Enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo, evento que segue até o dia 16 de maio e cuja abertura oficial foi realizada nesta segunda-feira (12), no auditório do Hospital de Clínicas Municipal, no Alvarenga. Esse ano o tema é “Enfermagem em movimento: saúde e bem estar”.
O prefeito Marcelo Lima, o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, a secretária adjunta de Saúde, Dra Fernanda Penatti, a coordenadora do Complexo de Saúde de São Bernardo, Heloísa Molinari, o diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Romero Lima, o presidente da Fundação ABC, Luiz Mário, e a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, participaram da solenidade de abertura.
Ao longo da semana, serão realizadas diversas atividades nos hospitais do Complexo Hospitalar de São Bernardo, como sessões de reiki, auriculoterapia, meditação, aromaterapia e palestra sobre saúde financeira. No evento de abertura, após a mesa solene, foram realizadas palestras por integrantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo, sobre o panorama da enfermagem no Brasil, e por psicólogas do trabalho do Complexo, sobre gerenciamento e manejo do estresse.
Caravana da Saúde inicia produção de próteses dentárias para 8.300 moradores de São Bernardo
A Caravana da Saúde, iniciativa lançada pelo prefeito Marcelo Lima em janeiro deste ano para zerar as filas de consultas e exames em São Bernardo, começa no próximo final de semana a dar fim em uma espera que, para algumas pessoas, já chega a cinco anos: a Secretaria da Saúde inicia no próximo final de semana (17 e 18 de maio) o atendimento de 8.354 pacientes que aguardam por próteses dentárias.
Nos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) Alvarenga, Silvina e Nova Petrópolis e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Alvarenga, Baeta Neves, Vila Marchi, Silvina, Rudge Ramos, Demarchi, Santa Terezinha, Riacho Grande, São Pedro, Taboão, Jordanópolis, Leblon, Alves Dias, Ipê, Represa e Areião, centenas de profissionais estarão mobilizados para atender à população. A expectativa é que todos os pacientes que aguardam por próteses sejam atendidos em até 90 dias.
“A saúde tem sido uma das nossas prioridades e não paramos de trabalhar com esse propósito desde o primeiro dia de governo”, destacou o prefeito Marcelo Lima. “Reforço o apelo à população para que não falte nas consultas, nos exames, nossa equipe manda mensagem, faz ligação para confirmar. A parte da população é comparecer aos atendimentos para que não haja perda de recurso público”, completou o chefe do Executivo municipal.
MAIS CARAVANA – Além dos atendimentos odontológicos, a Caravana da Saúde retoma neste final de semana mais um mutirão de consultas e exames. São 5.311 agendamentos para consultas nas especialidades de cirurgia vascular, urologia, proctologia, cirurgia geral, neurocirurgia, otorrino, reumatologista, pneumologista adulto e infantil, hepatologista, gastroenterologista infantil, nefrologista e endocrinologista. Na área oftalmológica, as consultas serão para oftalmo geral, catarata, retina, glaucoma, plástica ocular, oftalmo pediátrico e estrabismo, além de exames. Também foram agendados ultrassons, raio-x e ressonâncias magnéticas.
Durante todo o final de semana, das 7h às 19h, a Policlínica Centro, a Poli Imagem, o Hospital de Clínicas e o Hospital de Olhos estarão abertos para atender a população em consultas e exames com hora marcada.
CAPACITAÇÃO NA ODONTO – Dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal da rede municipal de Saúde de São Bernardo tiveram, no dia 9 de maio, uma importante capacitação técnica. Um total de 293 pessoas participaram da Capacitação em ART (Tratamento Restaurador Atraumático), Tratamento Expectante e Manipulação do Ionômero de Vidro. A capacitação contou com o apoio da empresa SDI, que forneceu o material para demonstração prática. A iniciativa teve como objetivo difundir práticas de odontologia minimamente invasiva, alinhadas à realidade do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo tratamentos de qualidade com maior resolutividade e menor custo.