Quarta, 07 de Maio de 2025

Trem para Santos, que deve passar pelo ABC, será oferecido ao BNDES e TIC Sorocaba

Governador Tarcísio de Freitas disse que outros projetos de mobilidade devem ter participação do Governo Federal
Por janete ogawa
6 de maio de 2025 - Fonte: Diário do Transporte

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas vai incluir o projeto de um trem de passageiros entre a capital paulista e o litoral na lista de propostas que serão enviadas ao Governo Federal para financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A declaração foi dada nesta segunda-feira, 05 de maio de 2025, na inauguração oficial da estação Ambuitá, em Itapevi, na Grande São Paulo, da linha 8-Diamante.
Como já havia mostrado o Diário do Transporte, projetos de mobilidade estão entre as prioridades do Governo do Estado para entrar na relação de pedidos de apoio da União.
Entre estes projetos, estão os chamados TICs (Trem Intercidades).
Relembre:

OUÇA: Tarcísio vai tentar que BNDES financie outros TICs (Trem Intercidades)


Além do TIC São Paulo – Santos, devem ser incluídos na lista do Estado ao BNDES o TIC São Paulo – São José dos Campos e o TIC São Paulo – Sorocaba.
O TIC Sorocaba está com projeto mais avançado, cujo leilão, de acordo com Tarcísio, deve ocorrer neste ano de 2025 ainda.
Já o TIC Santos tem três alternativas de rotas a serem estudadas. Uma delas, considerada até o momento, a mais provável, passaria pelo ABC Paulista e a concessão seria em conjunto com a linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a linha 14-Ônix, uma ligação ferroviária entre o ABC e Guarulhos.
OUÇA:
O BNDES já é parceiro de uma série de obras e não foi por outra razão que nós resolvemos oferecer algumas obras para o PAC. A gente procurou levar algumas obras, carimbar algumas obras do PAC justamente para que a gente pudesse ter essa parceria com o banco. Essa parceria já está consolidada na linha 2, na linha 6, na linha 8, na linha 9, no Rodoanel. E nós pretendemos levar também para o TIC Campinas-São Paulo, a gente pretende levar para o TIC Sorocaba-São Paulo, a gente pretende levar para o Túnel Santos-Guarujá. E, obviamente, quando você trabalha com operação de crédito BNDES, você está jogando essa obrigação do Estado mais para frente. Você vai pagar isso diluindo no tempo. Então, no final, você libera também mais espaço no orçamento fiscal para fazer investimento. Então, a gente consegue também atender mais a população com o fiscal no curto prazo. Então, por isso que trabalhar com o BNDES é estratégico, é importante. A gente tem trabalhado e, claro, a gente vai procurar sempre essas parcerias, procurar sempre observar o interesse do Estado de São Paulo para que a gente possa ter mais fôlego para trazer cada vez mais investimento. A expansão do transporte metro-ferroviário é muito importante, muito contundente. São 32 quilômetros já contratados em obra de expansão de trem e metrô na região metropolitana. Fora o Trem Intercidades Campinas-São Paulo, esse ano a gente deve leiloar o Sorocaba-São Paulo, então já está em consulta pública. E a gente está trabalhando em outros projetos, como Santos-São Paulo e São José dos Campos-São Paulo.
Como havia mostrado o Diário do Transporte, em novembro de 2024, o BNDES anunciou R$ 10 bilhões para mobilidade em São Paulo, incluindo financiamento de parte da compra de 44 trens novos para o Metrô, expansão da linha 2-Verde de Metrô, o TIC (Trem Intercidades) para Campinas, cujo leilão foi vencido pelo Grupo Comporte, além de 1,3 mil ônibus elétricos para o sistema de linhas municipais da capital paulista.
Relembre:

BNDES anuncia R$ 10 bilhões para mobilidade em São Paulo: 1,3 mil ônibus elétricos, 44 trens e TIC


TICs EM ESTUDO:
TIC Eixo Sul (Litoral):
O TIC Eixo Sul, que vai unir a capital ao Litoral Sul, deve ser o mais caro, com o valor variando entre R$ 9 bilhões e R$ 15 bilhões e promete ligação entre a capital e Santos em uma hora e meia.
Serão estudadas três opções de trajeto. Uma pelo percurso atual feito pelos trens de carga por meio das cremalheiras (que ficam nos trilhos e auxiliam o controle do trem na descida e na subida) e outras duas, via Mongaguá em uma extensão entre 115 e 130 quilômetros.
O início da linha, na capital, deve ter três opções de conexão com a rede atual de trilhos: estações Pinheiros, Brás ou Santos-Imigrantes.
Assim como ocorreu com a linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que foi incluída no TIC Eixo Norte (para Campinas e Sumaré), no caso do TIC para o Litoral, a linha 10-Turquesa deve fazer parte da concessão.
TIC Eixo Leste (São José dos Campos):
O TIC Eixo Leste, por sua vez, vai ligar a capital paulista a São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior paulista.
O custo deve ser de cerca de R$ 6 bilhões e serão três opções de trajeto: a partir linha 11 – Coral, da linha 12 – Safira, que seria o mais curto, ou pela linha 13- Jade, que permitiria uma conexão com o aeroporto em Guarulhos.
A viagem deve ser de 1h15 e o trajeto, dependendo do traçado, deve ter entre 80 e 130 quilômetros.

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