Nesta quarta-feira, 1º de novembro de 2023, entrou em vigor a tarifa zero para todos os passageiros nos ônibus municipais operados pela empresa Vipe (Viação Padre Eustáquio).
Até esta terça-feira, 31 de outubro de 2023, a tarifa era de R$ 5.
O Diário do Transporte questionou a prefeitura sobre como vai funcionar esta gratuidade.
Veja e tire as principais dúvidas:
Precisa ter cartão do transporte municipal?
Não haverá cartão. Segundo a prefeitura, é só subir no ônibus e seguir viagem.
Só vale para moradores de São Caetano?
Não. A prefeitura explica que o Tarifa Zero vale para todos os passageiros, independentemente da idade, moradores de São Caetano ou não.
Em quais linhas funciona o Tarifa Zero?
Em todas as municipais operadas pela Vipe (Viação Padre Eustáquio). Nas linhas intermunicipais da NEXT Mobilidade (EMTU) e nos trens da CPTM que passam na cidade (linha 10/Serviço 710), a tarifa continua sendo cobrada
Em quais linhas funciona o Tarifa Zero?
Em todas as municipais operadas pela Vipe (Viação Padre Eustáquio). Nas linhas intermunicipais da NEXT Mobilidade (EMTU) e nos trens da CPTM que passam na cidade (linha 10/Serviço 710), a tarifa continua sendo cobrada.
Quais dias e horários valem e para quais passageiros?
Vale para qualquer pessoa, independentemente de idade. A gratuidade é em todos os dias da semana e em todos os horários.
Há um limite de número de viagens para cada passageiro?
Não há limitação de quantidade de embarques e desembarques por pessoa.
E quem tem crédito já comprado no cartão de transporte da cidade?
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Diego Vido Faria, todos os passageiros do sistema que ainda têm créditos em seus cartões serão restituídos. Os detalhes sobre o ressarcimento dos valores ainda serão informados pela VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária responsável pela operação dos coletivos na cidade.
Quem banca o tarifa-zero em São Caetano?
Os cofres do município. No decreto que institui a gratuidade são descritas algumas fontes, como multas de trânsito, vendas de créditos de carbono pela cidade e publicidade em ônibus, pontos e terminais.
Quanto vai custar?
Cerca de R$ 2,9 milhões por mês que serão pagos à Vipe pelas operações.
A frota atual vai dar conta?
Atualmente, a Vipe opera com 48 ônibus. A prefeitura espera que a demanda de passageiros cresça em 50%. A empresa vai colocar entre cinco e sete ônibus a mais dependendo da procura.