Sexta, 26 de Junho de 2026

Sinfônica andreense ocupará os três palcos do Teatro Municipal no concerto Multiorquestras

Parque do Pedroso recebe mais uma edição do tradicional Arraiá Sustentável em Santo André
Por janete ogawa
26 de junho de 2026 - Foto: Eduardo Merlino/PSA

A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) vai proporcionar uma experiência diferente para o público que assistir ao concerto deste mês, chamado Multiorquestras, neste final de semana. As apresentações gratuitas acontecem no sábado (27), às 19h30, e no domingo (28), às 11h, no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence.

Dividida em três orquestras menores, a Sinfônica andreense vai ocupar o palco principal e os dois palcos laterais do Teatro Municipal para interpretar obras criadas especialmente para mais de uma orquestra.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, com limite de uma unidade por pessoa. Pede-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.

No espetáculo, além da sensação de imersão, a plateia poderá observar três maestros no palco simultaneamente e a movimentação dos profissionais para a configuração perfeita dos instrumentos. “Cada uma das músicas tem uma formação diferente das orquestras e por isso haverá muita movimentação. As pessoas não ficam fixas nos palcos, é um espetáculo completamente fora das rotinas com as quais estamos acostumados, tanto em relação à técnica e montagem, quanto à parte artística”, explica o maestro Abel Rocha. Além dele, o concerto terá a regência do maestro Marcelo Falcão e do maestro Renan Cardoso, de Belém, que traz no currículo a regência da Filarmônica da Fundação Amazônica de Música.

O repertório será composto pela obra de Johann Christian Bach – filho mais famoso de Johann Sebastian Bach – para duas orquestras, chamada Op.18 No.3, Sinfonia em Ré Maior. Johann Cristian Bach. que viveu na Itália e na Inglaterra, mudou o rumo da música instrumental de sua época, sendo um dos grandes mentores de outro compositor imortal, Mozart.

Outra obra que faz parte do repertório é “A Fantasia sobre um Tema de Thomas Tallis”, escrita pelo compositor britânico Ralph Vaughan Williams, em 1910. Thomas Tallis foi um dos maiores compositores ingleses do século XVI. Em 1567, escreveu uma melodia simples e solene para que as pessoas pudessem acompanhar a leitura dos salmos cantando.

Séculos depois, Vaughan Williams redescobriu essa melodia e decidiu usá-la como base para criar uma “fantasia”, ou seja, uma composição livre que desenvolve e varia um tema já existente. Esta peça foi concebida, segundo o maestro Abel Rocha, para ser tocada em uma grande igreja. “Vaughan Williams, nessa obra, divide a orquestra de cordas em três grupos que ficam fisicamente espalhados. Todas as cordas da Ossa participam desse momento”, conta Abel Rocha.

A obra Punctum Remotum (Ponto Distante), composta para três orquestras pelo compositor brasileiro Flo Menezes especialmente para Santo André, será interpretada na sequência. A composição foi pensada de forma a dividir todos os músicos e instrumentos da Sinfônica andreense em três grandes grupos. “Um percussionista vai chegar a tocar nove instrumentos diferentes”, explica Abel Rocha. Nesta composição, Menezes brinca com as noções de proximidade, distância e perspectiva sonora, fazendo com que, em vez de o público receber o som de um único ponto focal, fique no meio de um fogo cruzado de diferentes texturas sinfônicas.

Na segunda parte do programa, o espetáculo faz um concerto para duas orquestras: a Ossa e a Filarmônica de Pasárgada, uma orquestra solista que se apresenta com instrumentos e voz. Costumam ser chamadas de solistas as orquestras em que cada um dos integrantes é um músico solista de renome. Formado em 1981 por estudantes de música da USP, o grupo tem como uma das principais fontes de inspiração os movimentos inovadores da música brasileira e tem se destacado pela forma inovadora com que mistura música erudita e pop. O nome do grupo é uma referência direta ao famoso poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira.

Serviço
Concerto Multiorquestras 
Datas e horários: 27/6 (sábado), às 19h30 | 28/6 (domingo), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André

 

 

 

Parque do Pedroso recebe mais uma edição do tradicional Arraiá Sustentável em Santo André

 

Brincadeiras, quadrilha, comidas típicas, contato com a natureza e um bingo. O Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, recebe neste domingo (28), das 10h às 16h, o Arraiá Sustentável, evento gratuito promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

A programação reúne atrações para todas as idades, com brincadeiras juninas de temática ambiental, quadrilha, comidas e bebidas típicas e um tradicional bingo junino. O objetivo é proporcionar um dia de lazer e convivência para a população, incentivando a sensibilização ambiental de forma leve, divertida e participativa.

Quem gosta de aventura também poderá participar da tradicional trilha monitorada da Terceira Torre do Antigo Teleférico. A atividade, que necessita de inscrição prévia, proporciona uma experiência de imersão na Mata Atlântica e permite conhecer mais sobre a fauna, a flora e a importância da conservação ambiental na região.

O evento integra as ações do Junho Verde, mês dedicado à conscientização ambiental em Santo André, e acontece em um dos espaços naturais mais importantes do município. O Parque Natural Municipal do Pedroso é a maior unidade de conservação da cidade e abriga uma extensa área de Mata Atlântica, contribuindo para a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e da qualidade de vida da população.

O Parque do Pedroso fica na Estrada do Pedroso, 3.000, no Parque Miami. As inscrições para a trilha monitorada e mais informações sobre a programação podem ser consultadas pelo site http://www.semasa.sp.gov.br/junhoverde

 

 

 

 

Livro infantil-juvenil sobre identidade e ancestralidade será lançado na Casa da Palavra

 

A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, recebe neste sábado (27), às 14h, o lançamento do livro “Eu Moro Dentro de Mim: e Outras Histórias”, da jornalista e escritora Maria Carolina Cristianini. Voltada ao público infantil e juvenil, a obra reúne três narrativas ambientadas no universo da umbanda, abordando temas como amizade, identidade, pertencimento, fé e autoconhecimento.

Com linguagem sensível e poética, o livro convida leitores de todas as idades a uma jornada de descobertas, na qual espiritualidade, natureza e ancestralidade se entrelaçam para refletir sobre a construção da subjetividade e da força interior. As histórias destacam valores como respeito, alegria e conexão com o sagrado, ampliando o olhar sobre a riqueza cultural e simbólica das tradições afro-brasileiras.

Ao longo das narrativas, Maria Carolina Cristianini apresenta personagens que vivenciam experiências de transformação e aprendizado, valorizando a diversidade de vivências e o diálogo entre espiritualidade e cotidiano. A obra busca promover reflexões sobre identidade e pertencimento de forma acolhedora e acessível.

A autora é jornalista reconhecida pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) com o selo Amiga da Criança e acumula mais de duas décadas de atuação na comunicação. Desde 2008 dedica-se à produção de conteúdo voltado ao público infantojuvenil, com passagens pela revista Recreio e pelo jornal Joca. Atualmente, é editora-chefe da área educacional da Recreio e integrante da seccional de Santo André da Academia de Letras do Brasil.

Serviço
Lançamento do livro “Eu Moro Dentro de Mim: e Outras Histórias”
Autora: Maria Carolina Cristianini
Data: 27/6 (sábado)
Horário: 14h
Local: Casa da Palavra Mario Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *