Quinta, 25 de Junho de 2026

São Bernardo sedia Feira da Cidadania nesta quinta-feira

Em São Bernardo, Caravana da Regularização Fundiária ultrapassa 5,5 mil atendimentos em comunidades
Por janete ogawa
24 de junho de 2026 - Foto: Divulgação PMSBC

São Bernardo irá sediar nesta quinta-feira (25/6), das 9h às 17h, edição especial da Feira da Cidadania, iniciativa do Governo Federal que levará, ao Crec Vila São Pedro (Rua Machado Barbosa, localizado atrás da Arena Esportiva), serviços gratuitos para os moradores da cidade. Com o apoio da Prefeitura, a ação reunirá em um só espaço atendimentos e orientações sobre programas sociais, em saúde, voltados às finanças e à previdência.
Entre a atividades, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizará atualização cadastral no CadÚnico, sistema de registro de dados das famílias em vulnerabilidade para o acesso a políticas públicas do Governo Federal. O Ministério da Previdência Social disponibilizará atendimento geral do INSS, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e perícias médicas.
“Essa será uma oportunidade para que os moradores da Vila São Pedro e todo o entorno tenham acesso a programas e serviços do Governo Federal. Sob a gestão do prefeito Marcelo Lima, estamos intensificando as ações para a promoção do bem-estar social. Iniciativas como essa facilitam a vida da população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.
SAÚDE, BEM-ESTAR E CIDADANIA – Para facilitar o dia a dia dos moradores e promover o bem-estar, o Ministério da Saúde oferecerá serviços gratuitos como orientações em odontologia, vacinação e realização de testes rápidos da ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Apoio para regularização documental, orientações jurídicas integrais e atendimento em demandas habitacionais também serão opções no evento.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil participam da mobilização com orientações, aberturas de conta, atendimentos pelo programa federal Desenrola 2.0, voltado à renegociação de dívidas para famílias de até cinco salários mínimos. Os Correios também participam da Feira da Cidadania com consulta e rastreamento de objetos postais, apoio em logística, entre outros serviços.
Em São Bernardo, Caravana da Regularização Fundiária ultrapassa 5,5 mil atendimentos em comunidades
Moradores e comerciantes de São Bernardo que possuem imóveis em áreas contempladas pelo avanço do ‘Aqui é Meu Lugar’, programa da Prefeitura que está legalizando assentamentos informais da cidade, contam com acesso ampliado aos serviços gratuitos do município. A gestão do prefeito Marcelo Lima lançou, em agosto de 2025, a Caravana da Regularização Fundiária, que já realizou mais de 5,5 mil atendimentos, entre atualizações cadastrais e esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos para a obtenção do título de propriedade.
Somente neste ano, a unidade itinerante, coordenada pela Secretaria de Habitação, efetivou 3.076 atendimentos, sendo 997 atualizações cadastrais, 108 entregas de escritura e 1.971 acolhimentos para orientações. O serviço percorreu, neste período, bairros como Parque São Bernardo, Jardim João de Barro, Parque Hawaí, Vila Vitória, Jesus de Nazareth, Jardim Laura, Vila Carminha, Complexo do Areião, entre outros.
“Moradia digna passa também pela segurança jurídica de que a casa onde você vive é de fato sua. E isso só acontece quando o proprietário tem em mãos a escritura de seu imóvel. O prefeito Marcelo Lima colocou a política habitacional de São Bernardo como uma das prioridades do governo. A regularização fundiária está chegando a todos os cantos da cidade e, com isso, estamos levando também o processo de emissão dos títulos de propriedade. A Caravana da Regularização facilita o acesso da população à atualização de cadastro e informações sobre as escrituras”, explicou a secretária de Habitação de São Bernardo, Ruth Ramos.
*ENTREGA DE ESCRITURAS –* Com o avanço das ações de regularização fundiária na cidade, a Prefeitura de São Bernardo ampliou, em 2025, o número de famílias contempladas com o título de propriedade de seus imóveis. Desde o último ano, foram emitidos pelo município 7.785 documentos para moradores de diferentes regiões.
Somente neste ano, foram 2,1 mil títulos que chegaram às mãos de famílias em diferentes regiões, entre as quais Riacho Grande, dos Casa, Silvina Audi, Ferrazópolis e Complexo do Areião. Para a emissão de cada documento, a Prefeitura destina, em média, R$ 1.500.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *