Sabado, 27 de Junho de 2026

São Bernardo repassa recursos captados pelo Fundo de Solidariedade a entidades sociais

GCM Ambiental prende em flagrante mulher por tráfico de drogas no Batistini, em São Bernardo
Por janete ogawa
26 de junho de 2026 - Foto: Johnn Menezzes/PMSBC

São Bernardo está fortalecendo ações sociais voltadas ao fortalecimento de vínculos e garantia de direitos de pessoas em maior situação de vulnerabilidade. Nesta sexta-feira (26/6), a Prefeitura de São Bernardo realizou a entrega simbólica de cheques que representam os repasses financeiros de R$ 1,18 milhão a organizações da sociedade civil do município. A destinação dos valores, captados pelo Fundo Social da cidade durante Jantar Solidário realizado em março deste ano, foi realizada dentro de um novo modelo de subvenção, autorizada por Lei Municipal (Nº 7.590/2026) criada na gestão Marcelo Lima.

Em anos anteriores, os recursos recebidos em campanhas e ações solidárias do Fundo Social de São Bernardo eram utilizados para a compra de bens patrimoniais e de consumo, a exemplo de veículos, que eram doados às entidades sociais. A partir deste ano, com a mudança na legislação, as instituições recebem a transferência dos recursos financeiros em conta, para aplicação em demandas prioritárias.

“Desta forma, estamos garantindo mais autonomia para que essas instituições invistam naquilo que realmente é mais importante, o que reflete no fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos. As organizações sociais são essenciais dentro dos territórios para acolher e promover o bem-estar social”, frisou o prefeito Marcelo Lima, durante o evento de entrega dos cheques.

A presidente do Fundo Social e primeira-dama de São Bernardo, Zana Lima, também destacou a importância do trabalho das organizações sociais para o desenvolvimento das comunidades. “Sabemos dos desafios enfrentados no dia a dia por essas instituições, da dedicação, da garra e do amor com que suas equipes fazem, de forma permanente, a diferença na vida de crianças, jovens, idosos e famílias. Temos em São Bernardo uma forte corrente do bem. Pessoas que levam, por meio do Fundo Social, cuidado para quem mais precisa”, afirmou.

TRABALHO SÉRIO – Entre as entidades contempladas está a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, instituição de longa permanência para pessoas com idade acima de 60 anos que atende, atualmente, 30 idosos. “Vamos utilizar o recurso repassado para despesas administrativas, para o pagamento de Fundo de Garantia e INSS dos profissionais da entidade. Isso vai nos dar um fôlego de três meses. Nesse período, não vamos precisar tirar os recursos da nossa instituição”, aprovou o presidente da organização, Henrique Nascimento Martins, de 77 anos.

PROJETOS FORTALECIDOS – Entidades que atuam com serviços de Proteção Social de Alta Complexidade, a exemplo de Acolhimento Institucional, receberam R$ 50 mil. Para instituições que atuam na rede de Proteção Social Básica, a exemplo de Serviço de Fortalecimento de Vínculos, receberam R$ 20 mil.

Além de fortalecer ações já existentes, os recursos possibilitam a implantação de novas iniciativas. É o caso de projeto apresentado pelo Instituto Solano Trindade, que atende cerca de 200 crianças e jovens do Cooperativa, Vila Moraes, Palmeirinha e Vivaldi. A entidade utilizará o recurso recebido para oferecer oficina gratuita de biojoias para mulheres das comunidades. “O impacto desse recurso é a geração de renda. Ensinar a essas famílias um ofício. O apoio do Fundo Social é fundamental para as entidades que querem desenvolver ações, mas têm a barreira do financiamento”, explicou Cibele Souza dos Santos, 44 anos.

 

 

 

 

GCM Ambiental prende em flagrante mulher por tráfico de drogas no Batistini, em São Bernardo

 

A Guarda Ambiental, especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, prendeu em flagrante uma mulher por tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira (26/6), em uma área de mata localizada a cerca de 300 metros da EMEB Octávio Edgard de Oliveira, na região do Batistini. Na ação, foram apreendidas 117 unidades de entorpecentes.
Durante patrulhamento nas proximidades da unidade escolar, a equipe avistou uma mulher carregando uma mochila. Ao perceber a aproximação da viatura, ela demonstrou nervosismo, entrou rapidamente em direção à área de mata e tentou deixar o local a pé, chegando a abandonar os próprios chinelos durante a tentativa de fuga. Após abordagem, os agentes localizaram em posse da mulher uma sacola contendo 68 porções de maconha, 43 porções de cocaína, quatro frascos de lança-perfume, dois comprimidos de ecstasy e uma folha com anotações manuscritas compatíveis com a contabilidade do tráfico de drogas.
Segundo os agentes, a mesma informou que havia assumido recentemente o ponto de venda de entorpecentes, razão pela qual não portava dinheiro em espécie no momento da abordagem. A mulher foi detida e conduzida ao 8º DP (Distrito Policial), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial para as providências cabíveis. O delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante por tráfico de drogas.
O GCM 1º Classe Laurentino, ações como essa demonstram a importância da atuação do patrulhamento preventivo em áreas próximas a unidades de ensino.
“Durante o patrulhamento, percebemos uma atitude que chamou nossa atenção e decidimos fazer a abordagem. O entorno das escolas exige atenção permanente das equipes. Nosso objetivo é manter esses espaços mais seguros para alunos, famílias e toda a comunidade. Nesta ocorrência, essa observação foi fundamental para identificar a suspeita e impedir que esses entorpecentes permanecessem em circulação.”
Segundo o subinspetor Denílson Amador, a atuação reforça o papel da Guarda Ambiental na segurança do município. “Embora seja uma equipe especializada na proteção ambiental, os agentes exercem o policiamento preventivo como toda a Guarda Civil Municipal. Durante o patrulhamento, permanecem atentos a qualquer situação de ilegalidade, atuando sempre que identificam crimes em andamento ou flagrantes”, destacou.
DENÚNCIAS – A população também pode colaborar com o trabalho da GCM denunciando situações suspeitas, tráfico de drogas e outras ocorrências por meio da Central 153, que funciona 24 horas por dia para o acionamento das equipes.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *