Quarta, 01 de Maio de 2024

São Bernardo estende a aplicação noturna de 2ª dose contra Covid-19 para 20 Unidades Básicas de Saúde

Mauá fará força-tarefa no final de semana
Por janete ogawa
22 de setembro de 2021 - Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo amplia, a partir desta quarta-feira (22/09), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que têm funcionamento estendido, por meio do programa Saúde na Hora Certa. A funcionalidade ocorre por meio de agendamento, das 17h às 20h.

De acordo com prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o objetivo é expandir a capacidade de vacinação do município e chegar a 100% da população imunizada com as duas doses o mais breve possível.

“Como a aplicação da segunda dose é mais rápida, o cadastro do paciente já está feito no sistema, podemos trazer este fluxo para as Unidades Básicas de Saúde com segurança, sem aglomeração e com o conforto de a pessoa poder escolher se vacinar em um local mais próximo de sua residência”, declarou o chefe do Executivo.

As UBSs que passam a ofertar a aplicação das doses no período noturno são: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídea, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, Ipê, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Alvarenga, Batistini e Taboão.

VACINA POR AGENDAMENTO – A vacina por agendamento evita filas e o desperdício de doses. O planejamento municipal foi estruturado para garantir mais segurança aos cidadãos. O cronograma de cada grupo é divulgado pelo portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e pelo aplicativo SBC Na Palma da Mão.

Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde, explica que com as duas doses do imunizante, a pessoa está protegida contra os casos graves da doença. “Por isso, estamos ampliando os postos de vacinação e, justamente, no horário noturno, para que as pessoas que estão trabalhando no período comercial não deixem de se vacinar e nem percam o prazo da aplicação do reforço”.

POSTOS AVANÇADOS – A cidade mantém, ainda, cinco postos avançados de vacinação contra a Covid-19, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. São eles: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílio Conrado, 210, Riacho Grande), Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Avenida Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia) e Ginásio Poliesportivo do Crec Vila São Pedro (Ruas Tiradentes, 1.845, e Santo Antônio, 300).

MAUÁ

Ampliar o número de pessoas vacinadas contra a Covid é o compromisso da administração municipal. Neste sábado e domingo,
dias 25 e 26 de setembro, a Prefeitura de Mauá realizará nova força-tarefa de imunização – no último fim de semana foram aplicadas
mais de 2.500 doses.

No sábado (25/09), das 9h às 16h, os endereços serão a tenda sanitária da Praça 22 de Novembro (ao lado do terminal municipal), o Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Oratório, Kennedy, Parque das Américas e Zaíra 3 – agentes de saúde destas unidades também farão a busca ativa da primeira dose. Os moradores que ainda não se vacinaram serão orientados a irem até as unidades.

A iniciativa terá sequência no domingo (26/09), no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e na Coop – Cooperativa de Consumo (Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra). Nestes locais, o público poderá ser imunizado das 9h às 14h.

Quem tiver a segunda dose da Pfizer ou AstraZeneca marcada para até 15 de outubro pode antecipar a aplicação – a CoronaVac não está incluída no processo em razão de o prazo entre uma dose e outra ser diferente.

Idosos com 75 anos ou mais estão aptos a receber o reforço, desde que tenham tomado a segunda dose ou a única há pelo menos seis
meses. Imunossuprimidos a partir de 18 anos devem esperar 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda ou única) para a aplicação da terceira. Por questões de armazenamento, a Pfizer não será disponibilizada na tenda da Praça 22 de Novembro e na Coop.

Para garantir a terceira dose é preciso apresentar o comprovante de vacinação com registros da primeira e da segunda aplicações, além de documento com foto.

Menores de idade devem estar acompanhados de responsável e com a carteira de vacinação atualizada. Quem for tomar a segunda dose não deve esquecer do comprovante da primeira.

O pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) é obrigatório, pois agiliza o atendimento. Serão imunizados somente os
moradores do município e que apresentem o comprovante de residência em nome do morador, dos pais, ou do marido ou da esposa (com cópia da certidão de casamento para comprovar). Todos devem levar CPF e documento com foto (CNH ou RG).

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for se vacinar. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *