O Diário do Transporte recebeu com exclusividade as imagens do primeiro ônibus com as-condicionado da frota de 200 unidades que integra um pacote com cerca de R$ 200 milhões em investimentos feitos pelo Consórcio União Santo André e anunciados no último dia 11 de abril de 2025 pelo Prefeito Gilvan Júnior, como mostrou a reportagem no local.
Os 200 ônibus devem ser entregues até o fim da gestão em 2028 e, para este ano de 2025, são previstos 61 coletivos.
Relembre
Trata-se de um ônibus da Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André.
De padrão convencional, o veículo possui diversos itens de conforto e segurança. A carroceria é Mascarello, feita em Cascavel (PR), e o chassi é Volkswagen, feito em Resende (RJ).
Como também havia mostrado o Diário do Transporte, é o primeiro lote de renovação da Viação Guaianazes, em um total de 26 unidades, das quais 13 de tamanho convencional, como este das imagens, e 13 midis (micrões), destinados a áreas de mais difícil manobrabilidade, como vias estreitas e regiões periféricas.
Cada ônibus convencional possui 13,2 m de comprimento e 44 lugares para passageiros sentados, além do espaço para usuários em pé e para cadeira de rodas e cão guia. Os chassis são modelo 17.230 e as carrocerias Mascarello GranVia
Já os midis possuem 10,5 m de comprimento e 34 assentos, com modelo de chassi 15.210, com o mesmo tipo de carroceria.
Entre os itens que se destacam nesses veículos estão:
– Ar-condicionado em toda a área do coletivo, com saídas individuais sobre cada poltrona e regulagem de abertura e fechamento
– Motorização Euro 6 em conformidade com as atuais normas de emissão de poluentes para propulsores a diesel, que podem reduzir emissões em até 75%
– Motor dianteiro
– Acessibilidade por elevador central
– Vidros com tratamento contra raio ultravioleta
– Poltronas mais ergonômicas e com espaço otimizado para pessoas mais altas
A previsão da encarroçadora Mascarello é de que o último ônibus desses 26 do lote inicial da Viação Guaianazes fique pronto entre o final de maio e início de junho, sendo que a primeira unidade foi concluída nesta terça-feira, 29 de abril de 2025, e é trazido em primeira mão pelo Diário do Transporte.
A reportagem mostrou que o prefeito disse que além dos ônibus novos o Consórcio União Santo André investiu em uma nova versão do aplicativo Cittamobi e abrigos novos e mais modernos.
O lote de 26 ônibus desta compra também foi noticiado em primeira mão pelo Diário do Transporte.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes