Sexta, 26 de Abril de 2024

Santo André realiza ação especial de vacinação neste fim de semana

Mauá faz nova ação de vacinação contra a Covid e a gripe neste fim de semana
Por janete ogawa
10 de junho de 2022 - Foto: Edu Guimarães/PMM

Santo André segue sendo referência em cuidar de pessoas e neste final de semana realizará uma ação especial de imunização contra gripe (influenza) e Covid-19. Serão ao todo 11 pontos de imunização em diversas regiões da cidade.

Um dos pontos de vacinação irá funcionar no Arraial Solidário, durante todo o período de realização do evento: na sexta-feira (10), das 18h às 22h, e no sábado (11) e domingo (12), das 12h às 22h, no estacionamento do Paço Municipal.

“Vamos aproveitar o Arraial Solidário para estimular a vacinação das pessoas que ainda não completaram a cobertura vacinal, com as doses liberadas para seus respectivos públicos. Uma oportunidade de ficar em dia e protegido contra a Covid-19 e também se imunizar contra a gripe, para os grupos prioritários”, destaca o prefeito Paulo Serra.

A ação tem objetivo de vacinar o maior número de pessoas antes da chegada do inverno, período com maior incidência das síndromes gripais.

No sábado, as unidades de saúde Parque das Nações, Alzira Franco, Vila Guiomar, Paraíso, Jardim Carla, Vila Luzita e Recreio da Borda do Campo estarão abertas das 8h às 17h para realizar a vacinação contra gripe e Covid-19, além de oferecer todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações.

No sábado e domingo, a vacinação também estará disponível em formato drive-thru no estacionamento do Carrefour e na Craisa, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio no site psa.santoandre.br/vacinacovid.

A vacina contra Covid-19 estará disponível para pessoas com mais de 12 anos, seguindo sempre o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde para aplicação das doses. Já a vacina contra influenza permanece disponível para o público-alvo da campanha, formada por profissionais da saúde, idosos, crianças, gestantes, puérperas,  pessoas com comorbidades e professores.

As vacinas contra Covid-19 e influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico.

A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos ocorridos no final do ano passado.

Com mais de 1,7 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, 100% da população adulta de Santo André com mais de 12 anos já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 81% da população acima de 18 anos já está com a imunização completa.

Serviço:

Barraca da Secretaria de Saúde no Arraial Solidário:

Sexta (dia 10), das 18h às 22h

Sábado (dia 11) e domingo (dia 12), das 12h às 22h

Local: Paço Municipal

Unidades de saúde abertas para vacinação:

Sábado (dia 11), das 8h às 17h

Policlínica Parque das Nações – Praça Waldemar Soares, s/nº

US Vila Guiomar – Rua das Silveiras, 73

Policlínica Paraíso – Rua Juquiá, 256 – Bairro Paraíso

USF Jardim Carla – Rua José Alencar, s/nº – Jardim Carla

USF Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, 4.197 – Vila Luzita

USF Recreio da Borda do Campo – Avenida Mico Leão Dourado, 2.452 – RBC

Clínica da Família Jardim Alzira Franco – Rua Asa Branca, s/nº

Pontos de vacinação drive-thru:

Carrefour – Avenida Pedro Américo, 23 – Vila Humaitá
Craisa – Avenida dos Estados, 2.195 – Santa Teresinha

Funcionamento no sábado (11) e no domingo (12), das 8h às 17h, mediante agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid

 

 

MAUÁ

A Prefeitura de Mauá promove neste fim de semana uma nova ação de vacinação contra a Covid e a gripe (Influenza) em Mauá. A imunização será no sábado (11/06), na Coop (Cooperativa de Consumo), localizada na Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra. O horário é das 9h às 16h.

Pessoas acima de 5 anos podem receber a vacina contra a Covid. Adolescentes de 12 a 17 anos estão elegíveis para a terceira dose, que deve ser aplicada quatro meses, no mínimo, após a segunda.

Pessoas com 50 anos ou mais, profissionais de saúde e imunossuprimidos a partir de 12 podem tomar a quarta dose, desde que quatro meses depois da terceira.

Os imunossuprimidos acima de 60 anos estão aptos para a quinta dose. É preciso ter tomado a quarta há quatro meses.

O intervalo entre as vacinas contra a Covid e da gripe é de 15 dias apenas para crianças até 11 anos.

O imunizante da gripe está sendo administrado à população acima de 60, crianças de 6 meses até a véspera de completar 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias do parto), profissionais de saúde, professores e pessoas com comorbidades ou deficiência.

Também estão elegíveis os caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. É preciso apresentar o RG. Esses profissionais também precisam levar documento que comprove estar atuando na área.

Para serem imunizadas contra a Covid, as crianças de 5 a 11 anos e os jovens de 12 a 17 devem estar com os pais ou responsáveis legais e com a carteira de vacinação atualizada.

O público com comorbidades necessita comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico.

O registro no site vacinaja.sp.gov.br agiliza o atendimento — é necessário o CPF da criança para efetivar a inscrição.

Quem for tomar a segunda, a terceira ou a quarta doses deve levar o comprovante de vacinação e CNH ou RG.

Ao se imunizar, ajude-nos com doações de qualquer alimento da cesta básica ou de agasalho ou cobertor para as campanhas ‘Mauá na luta contra a fome’ e ‘Inverno Solidário’, respectivamente. Não é obrigatório, mas ajudará as pessoas mais vulneráveis da cidade.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido para que as pessoas mantenham a higiene frequente das mãos e sigam usando máscara em serviços de saúde e no transporte público.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *