Segunda, 19 de Maio de 2025

Santo André e Mauá liberam vacina contra a gripe para toda a população a partir desta segunda

Sob orientação do Ministério da Saúde, imunizante estava sendo aplicado apenas em grupos considerados prioritários
Por janete ogawa
18 de maio de 2025 - Foto: Helber Aggio/PSA

A partir desta segunda-feira (19), Santo André inicia a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade. A medida amplia o público-alvo da campanha, que anteriormente era restrita a grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e profissionais da saúde.

A imunização estará disponível em todas as 34 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento com foto e, sempre que possível, a caderneta de vacinação.

“A vacinação contra a gripe é fundamental para reduzir o número de casos graves e internações. Ao liberar para toda a população queremos garantir maior cobertura vacinal e proteger ainda mais os andreenses neste outono”, afirma o secretário de Saúde de Santo André, Pedro Seno.

A vacina trivalente oferecida protege contra três cepas do vírus influenza que mais circularam nos últimos meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A campanha seguirá enquanto durarem os estoques, que são limitados.

 

 

 

 

Mauá estende vacinação contra a gripe para toda a população

 

A Prefeitura de Mauá decidiu disponibilizar a vacina contra o vírus Influenza, responsável pela transmissão da gripe, para toda a população a partir dos seis meses de idade. Atualmente, segundo critérios definidos pelo governo federal, a imunização é direcionada apenas a grupos prioritários, entre os quais, crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e da educação, doentes crônicos, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira, 16 de maio, e passa a ser válida a partir de segunda-feira, 19. Desde o início da aplicação das doses, em abril, a cobertura vacinal em grupos prioritários no município é de pouco mais de 22%.

No sábado passado, 10 de maio, foi realizado em nível nacional o Dia D de mobilização contra a Influenza. Na oportunidade, Mauá imunizou 4.686 pessoas, sendo 4.080 contra a gripe (as 606 restantes foram vacinadas contra a dengue, entre os quais 97 adolescentes que tomaram a segunda dose contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti).

“A baixa adesão do público-alvo e o fato de termos vacinas em estoque motivaram a mudança. Queremos ampliar substancialmente a cobertura vacinal para prevenir casos da gripe, especialmente os mais graves, antes mesmo da chegada o inverno”, explicou Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de saúde.

Neste ano, a estação mais fria do ano começa oficialmente em 20 de junho. O inverno é motivo de preocupação por parte de autoridades e profissionais da área em razão do aumento significativo das doenças respiratórias, o que sobrecarrega o sistema público de saúde.

A vacina é segura e ao contrário da grande quantidade de desinformação veiculada ela não causa gripe — o que pode ocorrer são sintomas como dor no local da aplicação, febre, mal-estar e mialgia (dor muscular). Em contrapartida, a pessoa fica imunizada, especialmente durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o risco de agravamento da doença, internações e número de óbitos.

A vacina deve ser tomada anualmente por conta da mutação do vírus e das atualizações do imunizante para acompanhar estas alterações. Em caso de pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves e caso confirmado de Covid a recomendação é adiar a vacinação. Outra precaução está relacionada aos alérgicos à proteína do ovo (ovoalbumina). Evidências demonstram boa tolerância à vacina influenza, indicando que ela pode ser administrada em pessoas com qualquer grau de severidade desta alergia, desde que atendidas as especificidades de cada caso.

A gripe é transmitida por meio de secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por contato indireto, quando a pessoa toca alguma superfície contaminada e leva as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos.

Além da vacina, as medidas mais eficazes de prevenção e auxílio na redução do contágio incluem lavar as mãos com frequência, usar máscaras em locais com grande aglomeração, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter ambientes ventilados.

A vacinação contra a Influenza em Mauá é realizada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a dose é preciso comparecer à unidade de referência do bairro onde mora, levando documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *