A Câmara de Santo André deve ter apresentado entre esta e a outra semana um projeto para que a cidade tenha tarifa zero nos ônibus do Consórcio União Santo André (Guaianazes, Curuçá, Vaz e ETURSA) e Suzantur.
A informação é do presidente da casa, Carlos Ferreira, em sessão nesta terça-feira, 14 de maio de 2024.
Segundo o parlamentar, o departamento jurídico da Câmara já trabalha na confecção da proposta que deve levar em conta os custos de operação do ônibus, com base nos dados da SATrans (Santo André Transportes), gerenciadora das linhas municipais, e os possíveis benefícios em relação trânsito, poluição e aumento do movimento no comércio local.
Atualmente, a tarifa de ônibus em Santo André é de R$ 5,70, uma das mais altas da Grande São Paulo, e mais cara que algumas tarifas de linhas intermunicipais (EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que servem à região.
Por exemplo, a linha 069 (Santo André – Terminal Leste/ São Paulo – Fábrica Trol) tem tarifa de R$ 4,20. Os “trólebus” no Corredor ABD têm tarifa apenas R$ 0,10 mais alta que dos ônibus municipais de Santo André, sendo de R$ 5,80, mas as linhas são bem maiores no corredor.
A população de Santo André é de aproximadamente 720 mil habitantes.
Em São Caetano, também, no ABC, cidade com 165 mil pessoas, desde 1º de novembro de 2023, tem tarifa zero nos ônibus municipais da concessionária Vipe (Viação Padre Eustáquio).
Segundo a prefeitura, após a isenção para todos os passageiros, a demanda diária subiu de uma média de 20 mil para 70 mil nos ônibus municipais.
O custo para manter a gratuidade nas catracas é de aproximadamente R$ 35 milhões por ano.
Relembre:
Após implantação da Tarifa Zero, São Caetano do Sul (SP) amplia frota de ônibus em duas linhas
Na capital paulista, a tarifa zero é aplicada desde 17 de dezembro de 2023 somente aos domingos, no Natal, no Ano Novo e dia de aniversário de São Paulo (25 de janeiro).
Um estudo divulgado em 20 de abril de 2024 pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que representa os donos das viações, mostra que as cidades que adotaram a gratuidade nos ônibus, com o Tarifa Zero, registraram aumento no número de passageiros entre 33% a 371%.
O levantamento foi feito foi feito por amostragem em 12 cidades entre 106 que, em todo o Brasil, oferecem as gratuidades.
Estas 106 cidades reúnem cerca de cinco milhões de pessoas.
– Caucaia (CE), que adotou a tarifa zero em 2021, e 2 anos depois viu o número de passageiros subir 371%, de 510 mil mensais para 2,4 milhões mensais;
– Luziânia (GO) teve elevação de 202% no número de passageiros em um período de 2 meses, de 4,3 mil por dia, em outubro de 2023, quando adotou o passe livre, para 13 mil por dia, em dezembro de 2023.
– Maricá (RJ) teve aumento de 144% após três anos da adoção da tarifa zero;
– Ibirité (MG), de 106%, após três meses;
– São Caetano (SP), de 218%, após quatro meses;
– Paranaguá (PR), de 146%, após um ano;
– Balneário Camboriú (SC), de 43%, após seis meses;
– Itapeva (SP), de 267%, após um ano e meio;
– Cianorte (PR), de 99%, após um ano;
– Lins (SP), de 150%, após um mês;
– Mariana (MG), de 145%, após dois anos; e
– Santa Isabel (SP), de 33%, após um ano e meio.
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