A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), programou uma agenda de atividades para comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (celebrado oficialmente em 27 de maio) e a Semana Mundial do Brincar. A programação é gratuita, com ações para crianças, jovens e adultos.
De 15 a 30 de maio, ocorre o pocket curso online ‘Compostagem: a transformação do lixo em vida’, com emissão de certificado para os participantes. Já no dia 23 de maio, o cambuci se torna a estrela do dia com o workshop sobre os frutos da Mata Atlântica. O público poderá descobrir curiosidades e degustar alguns preparos com este fruto típico do bioma presente em Santo André.
Sucesso de público, o Semasa oferece novamente neste mês a trilha ambiental até a segunda torre do antigo teleférico do Parque Natural do Pedroso. O encontro será no dia 25 de maio, com duas saídas – às 9h e às 14h. A atividade explora a fauna e a flora do local, a história do parque e permite aos participantes apreciar uma bela vista da Unidade de Conservação e da Represa Billings.
As crianças poderão participar das duas agendas do ‘Brincar na Natureza’, iniciativa que faz parte do Programa Hendu, de educação ambiental para o público infantil, e integra também a Semana Mundial do Brincar, proposta do movimento Aliança Internacional pela Infância, que já está em sua 16ª edição.
A Semana Mundial do Brincar tem a intenção de promover o brincar livre dos pequenos, o respeito ao tempo e ritmo das crianças e o fomento a ambientes acolhedores para uma infância plena e digna. Esta é a segunda vez que uma equipe da Gerência de Mobilização e Educação Ambiental da autarquia integra a programação. As vivências do ‘Brincar na Natureza’ vão ocorrer no Parque do Pedroso, também no dia 25, em dois horários – às 9h e às 14h, e no Parque Central, no dia 28 de maio, a partir das 9h.
As inscrições para todas as atividades já estão abertas em www.semasa.sp.gov.br/educambiental e, em caso de chuva, as agendas a céu aberto serão canceladas.
Gestores do Rio de Janeirovisitam Santo André atraídos pelo Programa Moeda Verde
O Programa Moeda Verde, principal política pública de Santo André que troca recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti, atraiu os olhares de autoridades e gestores de mais um município brasileiro. Nesta terça-feira (6), representantes da Prefeitura de Barra Mansa, localizada no Estado do Rio de Janeiro, vieram a Santo André para conhecer e implantar ação semelhante na cidade fluminense.
“Para nós é sempre uma grande satisfação compartilhar a experiência e as transformações que deram graças à Moeda Verde nas comunidades, como aumento da segurança alimentar, da reciclagem e da preservação com o nosso meio ambiente. Ficaremos muito felizes e gratos se a cidade de Barra Mansa implementar o mesmo projeto”, afirma o prefeito de Santo André, Gilvan Junior.
O Secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Rodrigo Viana, acompanhou as trocas do programa na Vila Sá e ficou surpreso com a praticidade da iniciativa e o engajamento da população. “A gente está encantado. Foi um pedido do nosso prefeito, Furlani, fazer uma visita em Santo André. Vocês têm um ganho muito importante com esse programa que, em breve, Barra Mansa vai ser contemplada”, prometeu. Além dele, também conheceram a iniciativa do subsecretário de Meio Ambiente, Osias Alves, e do gerente de resíduos sólidos, Giovane Mendes.
A Moeda Verde já investiu políticas públicas semelhantes nas cidades de Amparo, Mauá, São Caetano do Sul e Francisco Morato. Além disso, desde 2017, quando foi criado, coleções de municípios fizeram visitas em Santo André com o desejo de também implantar um programa do tipo, como Porto Ferreira, São Carlos, Leme, Recife, Guarujá, Itanhaém e Itapetininga.
“Esta troca de diálogo é muito importante entre os gestores, pois compartilhamos experiências e saberes e contribuímos para avançar em políticas públicas de sustentabilidade. Devido às consequências causadas pelas mudanças climáticas, é urgente potencializar ações que minimizem a redução de gases de efeito estufa, que tragam impactos positivos para a saúde e ainda conservem a maioria dos recursos naturais e o meio ambiente”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, Edinilson Ferreira dos Santos.
A secretária de Assistência Social da cidade, Ana Claudia de Fabris, destaca o caráter socioambiental da Moeda Verde. “Além de sensibilizar as pessoas a dar o destino ambientalmente correto de resíduos recicláveis, nosso programa leva dignidade para famílias em situação de vulnerabilidade, que, muitas vezes, não têm o que comer, além de ampliar a geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem que recebem os resíduos coletados e os comercializam”, explica.
Na visita desta terça-feira, os gestores da Prefeitura de Barra Mansa também conheceram a Estação de Coleta Antonina e o Quintal Verde, o primeiro espaço de educação ambiental com acessibilidade do município que incentiva vivências e práticas em agroecologia, compostagem de resíduos orgânicos, reciclagem, dentre outras ações sustentáveis.
Cinema de Quinta homenageia Alfred Hitchcok em maio
Neste mês de maio tem cinema gratuito no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro de Santo André. O projeto Cinema de Quinta deste mês homenageia o icônico diretor Alfred Hitchcock com a exibição das obras do cineasta às quintas-feiras (8, 15 e 22), sempre às 19h30. Serão exibidos os filmes “Rebecca – a mulher inesquecível”, “Chantagem e Confissão” e “O homem que sabia demais”. O Cinema de Quinta é gratuito (cada filme contém sua indicação etária; confira abaixo).
Apenas na última quinta-feira de maio (29), o Cine Theatro não exibirá um filme do mestre do suspense. Neste dia, o equipamento cultural abre espaço para uma nova parceria, exibindo um filme do projeto Circuito Embaúba, chamado “Lispectorante”. A direção é de Renata Pinheiro. Criado pela empresa Embaúba Filmes, o objetivo do projeto é levar filmes brasileiros para além do circuito comercial tradicional, exibindo-os em cineclubes, escolas, universidades e cidades com menor acesso a lançamentos.
O filme “Rebeca – a Mulher Inesquecível”, lançado no Brasil em 1940, abre a programação do Cinema nesta quinta-feira (8), às 19h30. A obra conta a história de uma jovem de origem humilde que se casa com um rico nobre e se muda para sua intimidadora mansão na costa da Inglaterra. Chegando lá, ela passa a viver às sombras da falecida Rebecca, a misteriosa esposa anterior de seu marido, descobrindo, aos poucos, vários segredos sobre seu passado. Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Atriz.
Na quinta-feira (15) da semana seguinte, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe o filme “Chantagem e confissão”, que tem o nome original de “Blackmail”, cujo enredo narra o drama de Alice White, namorada de Frank Webber, um detetive da Scotland Yard, que mostra estar mais interessado no seu trabalho do que em estar com ela. Assim, ela decide secretamente se encontrar com outro homem, mas quando este tenta estuprá-la o mata com uma faca. Quando o corpo é descoberto quem assume o caso é exatamente o namorado da jovem.
O último filme de Hitchcock no Cinema é o clássico “O homem que sabia demais”, que será exibido na quinta-feira (22). Lançado em 1956, com James Stewart e Doris Day no elenco, o enredo traz a história do médico Bem McKenna, que durante suas férias em Marrocos com uma família se envolve acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um homem à beira da morte fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então sequestrar seu filho
As exibições são fruto da parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) através dos Pontos MIS.
A ficção brasileira “Lispectorante” encerra a programação na quinta-feira (29), às 19h30. O filme, lançado em 2024, retrata a vida de Glória Hartman, de 58 anos, que, fundamentalmente, numa crise existencial e financeira retorna ao Recife, sua cidade natal. Através de uma fenda nos escombros da casa onde morou Clarice Lispector, Glória começa a ver coisas misteriosas enquanto trilha um percurso de desconstrução de sua visão de vida.
Programação:
Mostra Alfred Hitchcock: “Rebecca – A Mulher Inesquecível” (Pontos MIS/ELCV)
Data: 8/05, às 19h30
Indicação: 12 anos
Mostra Alfred Hitchcock: “Chantagem e Confissão” (Pontos MIS/ELCV)
Data: 15/5, às 19h30
Indicação: 14 anos
Mostra Alfred Hitchcock: “O Homem Que Sabia Demais” (Pontos MIS/ELCV)
Data: 22/05, às 19h30
Indicação: 14 anos
Circuito Embaúba: “Lispectorante”
Data: 29/05, às 19h30
Indicação: 14 anos
Serviço
Cinemão de Quinta
Local: Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André
Entrada gratuita