Sexta, 26 de Junho de 2026

RP dá pontapé inicial na organização da edição de 2026 do Festival do Chocolate

Ribeirão Pires celebra formatura do Proerd com mais de 200 alunos
Por janete ogawa
25 de junho de 2026 - Foto: Divulgação PMRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires avança nos preparativos para o Festival do Chocolate 2026 com a aprovação do projeto de lei que autoriza a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP). A parceria reforça o planejamento da Administração Municipal para a realização de um dos maiores eventos turísticos, culturais e gastronômicos da região.

O acordo estabelece a atuação integrada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a ACIARP, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a Comissão de Festejos, garantindo a organização da infraestrutura, a gestão dos espaços destinados aos expositores, a captação de patrocínios e a execução de serviços complementares necessários para o festival.

“O Festival do Chocolate é um dos maiores patrimônios da nossa cidade e, a cada edição, fortalece o turismo, impulsiona a economia e gera oportunidades para comerciantes, empreendedores, artistas e trabalhadores locais. Essa parceria nos permite realizar um evento cada vez mais organizado, valorizando quem vive e investe em Ribeirão Pires e oferecendo uma grande experiência para moradores e visitantes”, destacou o prefeito Guto Volpi.

A edição de 2026 do Festival do Chocolate será realizada às sextas, sábados e domingos, entre os dias 7 e 30 de agosto. A entrada continuará sendo solidária, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.

Reconhecido como um dos principais eventos do calendário turístico paulista, o Festival do Chocolate reúne atrações culturais, musicais e gastronômicas, além de fomentar o comércio, incentivar a economia criativa e ampliar a movimentação turística da cidade. A parceria firmada pela Prefeitura também assegura mecanismos de transparência, com acompanhamento da comissão organizadora e prestação de contas dos recursos utilizados na realização do evento.

 

 

 

 

Ribeirão Pires celebra formatura do Proerd com mais de 200 alunos

 

Nesta quinta-feira (25), mais de 200 alunos do 5º ano da rede pública e particular de ensino participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizada no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro. A cerimônia celebrou a conclusão das atividades do programa, que promove a conscientização sobre a prevenção ao uso de drogas, o combate à violência e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade e cidadania.

Participaram da solenidade o prefeito Guto Volpi, o vereador Paulo Cesar (PC), a presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Carla Soares; o subcomandante do 30º BPM/M, Major Modesto, além de representantes das forças de segurança, profissionais da educação, familiares e comunidade escolar.

“É muito gratificante acompanhar a formatura desses alunos e ver o resultado de um trabalho que vai muito além da sala de aula. O Proerd contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para construir um futuro melhor para nossa cidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

O prefeito também ressaltou a importância da parceria entre os órgãos envolvidos no programa. “O Proerd é resultado de uma parceria importante entre a Prefeitura, a Polícia Militar e a comunidade escolar. Essa união fortalece as ações de prevenção e leva informação e conscientização às nossas crianças e jovens, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e para uma cidade mais segura”, afirmou.

Participaram da formatura estudantes das escolas estaduais Professora Marisa Afonso Salero, Professor João Gaudêncio Mainini, Emilio Sortino, Antônio de Pádua Godoy; e do Colégio São José, que concluíram as atividades desenvolvidas pelo programa ao longo do semestre.

As instrutoras do Proerd, Soldado Fernanda e Aluna-Sargento Eloina, conduziram a cerimônia e celebraram a conclusão de mais uma turma do programa. “Muito feliz por esse momento de formatura, consolidando um trabalho de conscientização para formar cidadãos conscientes e com um futuro melhor”, afirmou a soldado Fernanda.

A programação contou ainda com apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal, que demonstrou o trabalho desenvolvido pela corporação com seus cães, reforçando a importância do respeito aos animais e da convivência responsável. Os estudantes também acompanharam o show do Palhaço Dudu, que levou momentos de diversão e interação ao público presente.

Desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as escolas, o Proerd tem como objetivo orientar crianças e adolescentes para a tomada de decisões seguras e responsáveis, fortalecendo valores de cidadania, respeito ao próximo e prevenção à violência e ao uso de drogas.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *