Ribeirão Pires conquistou a 3ª colocação nacional em qualidade da saúde entre os municípios com população de até 150 mil habitantes, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O estudo avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, responsáveis por cerca de 60% da população do país. No cenário estadual, Ribeirão Pires também se destacou ao alcançar a 9ª posição no indicador de saúde.
“Este resultado é motivo de muito orgulho para a nossa cidade e reforça o compromisso da gestão em implementar políticas públicas que garantam qualidade de vida à população. Continuaremos trabalhando para oferecer serviços cada vez melhores em todas as áreas, mantendo Ribeirão Pires em destaque no cenário nacional e avançando sempre com responsabilidade e inovação”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu uma ampla modernização da rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de atendimento, qualificando os serviços oferecidos à população e fortalecendo a infraestrutura do sistema público.
Entre as principais entregas estão o novo Hospital e Maternidade São Lucas, com 11 leitos de UTI e ampliação de 60% da capacidade da maternidade; a implantação da primeira Clínica Pública de Cannabis Medicinal do Brasil; a modernização e entrega de seis unidades de saúde; a revitalização completa da rede de CAPS, que passou a contar com sedes próprias; e a inauguração da nova sede do CAPS Infantojuvenil.
Além disso, a Prefeitura reformou e modernizou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e implantou o programa municipal de Prótese Dentária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda na área de especialidades, a Prefeitura ampliou e fortaleceu o Centro de Especialidades Médicas, que atualmente reúne mais de 27 especialidades, além de investir na modernização tecnológica da rede com a aquisição de novos equipamentos, como mamógrafo, aparelho de raio-X panorâmico e a atualização dos serviços de ultrassonografia.
“Estar entre as melhores cidades do Brasil em qualidade da saúde é o reconhecimento de um trabalho construído a muitas mãos. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar avançando”, destacou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Luiz Carlos Perlatti.
Ranking de Competitividade dos Municípios – No ranking geral de competitividade entre os municípios com até 150 mil habitantes, Ribeirão Pires ocupa a 21ª colocação nacional e a 12ª posição no Estado de São Paulo. Além da saúde, o estudo avalia indicadores relacionados à educação, saneamento, meio ambiente, sustentabilidade fiscal e eficiência da gestão pública.
Construção da Delegacia da Mulher de Ribeirão Pires entra na etapa de cobertura da unidade
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, segue com as obras da futura Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). As equipes atuam atualmente na fase final da alvenaria da unidade, além da execução do muro de divisa junto ao córrego localizado ao lado do terreno. Paralelamente, também foi iniciada a montagem da estrutura de madeira que irá compor o telhado do equipamento.
As obras da DDM seguem dentro do cronograma estabelecido pela Administração Municipal. A nova unidade está sendo construída em área estratégica da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, próxima à Delegacia de Polícia e ao Fórum Municipal, fortalecendo o eixo de segurança pública e proteção às mulheres em Ribeirão Pires.
Anunciada oficialmente durante as comemorações pelos 72 anos da cidade, a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher representa uma demanda histórica aguardada há mais de duas décadas pela população. O investimento na obra é de R$ 597.635,15, com recursos próprios da Prefeitura.
A futura DDM irá ampliar a rede de acolhimento e atendimento especializado às mulheres vítimas de violência no município. O equipamento reforça as políticas públicas já desenvolvidas pela Prefeitura, como o aplicativo Ana e a atuação da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, que realiza acompanhamento e rondas 24 horas para mulheres com medidas protetivas.