Quinta, 18 de Abril de 2024

Região antecipa imunização contra gripe para pessoas com 60+

Atenção: algumas cidades exigem agendamento
Por janete ogawa
1 de abril de 2022 - Foto: Eric Romero/PMSCS

SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André antecipou a vacinação contra Covid-19 para pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidos. O agendamento deve ser feito no site psa.santoandre.br/vacinacovid que indicará data, local e horário disponível para vacinação.

“A imunização segue avançando com muita organização e cuidado para proteger a nossa gente. Por isso, estamos disponibilizando a quarta dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com mais de 60 anos. A boa notícia é que a vacina contra gripe também está disponível para esse público a partir de segunda-feira. Vacinas salvam vidas e são muito  importantes para concluir a cobertura vacinal”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

A partir da próxima segunda-feira (4) a vacina contra gripe estará disponível para pessoas com mais de 60 anos nos drive-thrus da cidade, sem necessidade de agendamento.

As vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola também estarão disponíveis nos drives para os profissionais da saúde, sem necessidade de agendamento prévio.

 

Pontos de vacinação:

Carrefour – Avenida Pedro Américo, 23 – Vila Humaitá

Auto Shopping Global – Avenida dos Estados, 8.000 – Capuava

Craisa (drive-thru) – Acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia – Santa Teresinha

Shoppinho Santo André – Rua Coronel Oliveira Lima, 410 – Centro

Shopping ABC – Avenida Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda

 

 

 

SÃO BERNARDO

A Prefeitura de São Bernardo antecipou para esta sexta-feira (1/4) a imunização de idosos com 60 anos ou mais contra a Influenza. As doses estão sendo administradas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda e podem ser aplicadas no mesmo dia que a vacina da Covid-19. A vacinação contempla ainda os profissionais de Saúde, que começaram a receber as doses na última quarta-feira (30/3).

De acordo com o primeiro balanço da campanha, divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira, até o momento, 2.595 doses contra a gripe foram aplicadas no município, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 14% dos grupos prioritários, composto por 308.430 pessoas.

Fazem parte deste grupo os idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho.

“Abaixamos a faixa etária da vacinação da Influenza para que esteja compatível com a 4ª dose da Covid-19. Desta forma, com apenas uma visita à UBS, os idosos podem ser imunizados com as duas vacinas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

VACINAÇÃO POR LIVRE DEMANDA – São Bernardo mantém a estratégia de ofertar a imunização contra a Covid-19 e a Influenza, por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO – O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.

 

 

 

SÃO CAETANO

Novamente se antecipando ao calendário estadual, São Caetano  iniciará a vacinação contra a gripe (influenza) dos idosos de 60 anos ou mais e dos profissionais da Saúde neste sábado (2/4). O imunizante será aplicado no Drive Thru da Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico). A partir de segunda-feira (4/4), a vacinação ocorrerá também nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Além da imunização contra a gripe, o agendamento para a quarta dose contra a covid-19 já está aberto para todos os idosos (60 anos ou mais), que devem observar o intervalo mínimo de 4 meses da aplicação da terceira dose. As duas vacinas serão aplicadas nos mesmos locais.

O agendamento deve ser realizado no site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. No dia da aplicação, os idosos devem apresentar documento com foto, protocolo de agendamento, comprovante de residência e carteirinha de vacinação. Já os profissionais da Saúde devem comparecer também com comprovante do conselho de classe ativo, contrato, carteira de trabalho ou crachá.

A Coordenadoria Municipal de Imunização esclarece que, de acordo com a norma técnica do Governo do Estado, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia, sem riscos à saúde da população.

 

 

 

MAUÁ

Tem vacinação em dobro neste fim de semana em Mauá. No sábado (02/04), das 9h às 16h, os profissionais de saúde estarão imunizando as pessoas contra a Covid e a Influenza (gripe). Os locais serão a Coop (Cooperativa de Consumo), localizada na Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra, e a UBS Magini. As aplicações das doses são para os públicos-alvo das campanhas.

Podem receber a vacina contra Covid as pessoas com 5 anos ou mais. Os idosos acima de 70 estão aptos a tomar a quarta dose, assim com os imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos. É preciso ter recebido a terceira há pelo menos quatro meses.

O imunizante da gripe está sendo administrado somente na população com 70 ou mais. Este grupo etário também poderá receber no mesmo dia a vacina da Covid, segundo recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. No local, a pessoa precisa apresentar o RG.

Para tomar o imunizante contra a Covid, as crianças de 5 a 11 anos devem estar com os pais ou responsáveis legais. Aquelas que tomaram uma das vacinas do calendário de rotina precisarão esperar 15 dias para ser imunizadas.

O público com comorbidades necessita comprovar a condição por meio de receituário, exames ou relatório médico. Veja a lista no link https://tinyurl.com/lista-comorbidades

Jovens de 12 a 17 também devem estar acompanhados do responsável e com a carteira de vacinação atualizada.

O registro no site vacinaja.sp.gov.br agiliza o atendimento — é necessário o CPF da criança para efetivar a inscrição.

Quem for tomar a segunda, a terceira ou a quarta dose precisa levar o comprovante de vacinação e documento com foto (CNH ou RG).

Na UBS Magini, além da vacinação, serão oferecidos exame de papanicolau, auriculoterapia e plantão psicológico, das 8h às 12h,  em ação de prestação de serviços de saúde. Os procedimentos são abertos ao público em geral, com distribuição de senhas.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara no transporte público, incluindo terminais de ônibus e estações de trem, nos serviços de saúde e caso esteja com sintomas gripais, mantenha a higiene das mãos frequentemente e evite aglomerações.

 

 

 

RIBEIRÃO PIRES

Ribeirão Pires inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 4, a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde contra a Influenza.  A imunização acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde e da Família, de segunda à sexta, das 8h às 16h.

 

Para a vacinação, será necessária a apresentação do documento com foto e número do CPF, carteirinha de vacinação e cartão SUS. Os profissionais da saúde, por sua vez, deverão comprovar atuação na área, por meio de documentação.

 

Esta é a primeira fase da campanha, que vai até o dia 1 de maio. A partir do dia 2, será a vez das crianças acima de seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas.

 

4ª Dose contra a Covid-19 a partir do dia 5 – Os idosos com 60 anos ou mais, que já tenham quatro meses completos da terceira dose, poderão tomar mais uma dose da vacina contra  a Covid-19 a partir de terça-feira, dia 5.

 

Neste caso, deverão apresentar o documento com foto e número do CPF, além da carteirinha de vacinação das doses anteriores na cidade de Ribeirão Pires. A vacinação acontecerá de segunda à sexta-feira em todas as Unidades de Saúde das 8h às 16h e aos sábados apenas na UBS Centro no mesmo horário.

 

Confira os endereços das Unidades de Saúde

 

UBS Centro ( Rua virgílio Gola, 24)

 

UBS Centro Alto (R. Aurora, 61)

 

USF Jardim Caçula (R. Fagundes Varela, 08- Represa )

 

USF Jardim Valentina (R. Francisco Tometich,905)

 

USF Vila Sueli (R. Antônio Zampol,221)

 

USF Jardim Guanabara ( R. Firmino G. Pereira, 298 )

 

USF Santa Luzia (R. Professor Antônio Nunes, 551)

 

USF Ouro Fino (Rod. Índio Tibiriçá, 2753)

 

USF IV Divisão (Estr. Da Sondália,520)

USF Jardim Luso (R. Júlio Prestes, 22)

 

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *