O Procon Móvel estará, pela primeira vez, atendendo no segundo subdistrito de Santo André. A ação, realizada em parceria com a Fundação Procon-SP, será realizada nesta sexta-feira (26), das 9h às 16h, com objetivo de orientar o público, tirar dúvidas e entregar material explicativo sobre direitos dos consumidores.
Para a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli, a iniciativa que será realizada ao lado do Santuário Senhor do Bonfim irá aproximar o atendimento do cidadão. “A proposta é que o consumidor que mora nesta região tenha acesso à orientação e ao acolhimento do Procon sem precisar se deslocar até o centro da cidade”, destaca.
Além de ações como essa, os consumidores podem ser atendidos na sede do Procon. Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento.
O Procon Santo André realiza ainda atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail procon@santoandre.sp.gov.br.
Para mais informações, os consumidores podem ligar para o Procon pelo número 3356-9200.
Serviço
Procon Móvel atende no segundo subdistrito de Santo André
Endereço: Praça Waldemar Soares, s/nº – Parque das Nações, ao lado do Santuário Senhor do Bonfim
Data: 26/6 (sexta-feira)
Horário: 9h às 15h
Atendimento gratuito
Prefeitura retira 25 carros abandonados das ruas durante operação no Jardim Santo André
A Prefeitura de Santo André segue intensificando a Operação Carro Abandonado em diferentes regiões da cidade. Nesta quarta-feira (24), a ação foi realizada nas ruas Lamartine, dos Dominicanos, Wando e Hamurabi, no Jardim Santo André. A operação removeu 25 veículos abandonados e carcaças que ocupavam irregularmente as vias públicas, que foram levados ao pátio municipal.
A iniciativa tem como objetivo melhorar a segurança viária, preservar a saúde pública e promover mais organização nos espaços urbanos, eliminando situações que favorecem o acúmulo de lixo, a proliferação de vetores de doenças e a ocupação indevida das vias.
“O cuidado com a cidade passa também pela organização dos espaços públicos. A Operação Carro Abandonado contribui para a segurança da população, melhora a mobilidade urbana e ajuda a manter os bairros mais limpos e bem cuidados. Estamos ampliando esse trabalho em diversas regiões de Santo André para garantir mais qualidade de vida aos moradores”, destaca o prefeito Gilvan Ferreira.
A identificação de veículos abandonados é feita com base em características aparentes de deterioração, como ferrugem, pneus murchos, acúmulo de sujeira, vidros quebrados, presença de mato ao redor ou ausência de placas. Após denúncia registrada junto ao Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), equipes da Prefeitura realizam vistoria no local.
Nos casos em que o veículo possui placa, é afixada uma notificação orientando o proprietário a providenciar a retirada no prazo de até cinco dias. Caso não sejam tomadas as medidas necessárias, o automóvel pode ser removido por guincho.
Já os veículos sem placa são classificados como sucata e podem ser retirados das vias públicas sem notificação prévia, em até dez dias. Para reaver o veículo removido, o proprietário deve regularizar eventuais pendências junto ao Detran, como multas, IPVA e licenciamento, além de apresentar a documentação exigida para a liberação.
A operação é respaldada por decreto municipal e conta também com a colaboração da população. As denúncias de veículos abandonados podem ser feitas pelo aplicativo Colab ou presencialmente na Praça de Atendimento da Prefeitura.
“Hoje realizamos uma grande operação de remoção de veículos abandonados aqui no Jardim Santo André, atendendo a uma demanda dos próprios moradores, que registraram diversas solicitações por meio da plataforma Colab. Com o apoio da Guarda Civil Municipal, nossa equipe atuou para retirar esses veículos que acabam gerando transtornos para a população”, finaliza o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.