Quinta, 08 de Maio de 2025

Primeiro ônibus midi com ar-condicionado da Viação Guaianazes de SA acaba de sair da linha de produção

Veículo é do tipo que possui dimensões entre micro-ônibus e ônibus convencional e é concebido para entrar em áreas de difícil manobra ou linhas com menor demanda, mas sem redução de capacidade de atendimento. Investimentos em frota serão de R$ 200 milhões
Por janete ogawa
7 de maio de 2025 - Fonte: Diário de Transporte

Com investimento da Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André, acaba de sair da linha de produção da fabricante de carrocerias Mascarello, do Paraná, com chassi Volkswagen, na tarde desta terça-feira, 06 de maio de 2025, a primeira unidade do tipo midi, conhecido popularmente como micrão, do lote dos ônibus com ar-condicionado para a cidade do ABC Paulista. O DIÁRIO DO TRANSPORTE NOTICIA EM PRIMEIRA-MÃO.
Esse tipo de configuração possui dimensões entre micro-ônibus e ônibus convencional e é concebido para prestar serviços em áreas de difícil manobra, bairros com vias estreitas ou linhas com menor demanda, mas sem redução de capacidade de atendimento.
É o primeiro midibus deste padrão que o município já teve e integra o pacote de investimentos por parte das empresas do Consórcio União Santo André, anunciado em abril de 2025 pelo prefeito Gilvan Júnior, no total de R$ 256,42 milhões, sendo R$ 200 milhões somente em frota, a ser entregue gradativamente até o fim da gestão em 2028. Também há investimentos em nova versão do aplicativo que mostra o tempo de espera pelo ônibus e novos abrigos de parada.
O Diário do Transporte, com vídeo exclusivo, mostrou a chegada da primeira unidade do tipo convencional, no dia 02 de maio de 2025, na garagem da Viação Guaianazes.
Relembre:

VÍDEO EXCLUSIVO: Confira mais detalhes dos primeiros novos ônibus de Santo André (SP) com ar-condicionado de lote de 200. Wi-fi, câmeras, USB, elevador e vidros contra ultravioleta entre os itens


Tanto o “tipo” convencional como o midi oferecem aos passageiros:
AR-CONDICIONADO: ar-condicionado com controle de temperatura e sistema que uniformiza a distribuição por todo o espaço dos passageiros;
CÂMERAS: câmeras de monitoramento para ampliar segurança nos embarques, desembarques, redução de ocorrências tanto de segurança pública como de trânsito, distribuídas em pontos estratégicos dentro do ônibus;
USB: tomadas do tipo USB para recarga de bateria de celulares e outros dispositivos móveis;
ULTRAVIOLETA: vidros escurecidos com tratamento para reduzir a incidência de raios ultravioleta do Sol;
CORREDORES AMPLOS: corredores redesenhados para facilitar a circulação interna de pessoas;
NOVOS BANCOS: bancos com ergonomia redesenhada para a nova geração de carrocerias para ampliar conforto;
INTERNET GRÁTIS: wi-fi com para acesso gratuito à internet oferecido pelo Consórcio União Santo André;
MENOS POLUIÇÃO: motorização Euro 6 em conformidade com as atuais normas de emissão de poluentes para propulsores a diesel, que podem reduzir emissões em até 75%
ACESSIBILIDADE COMPLETA: elevador central para cadeira de rodas, espaço para fixação de bancos demarcados para pessoas com dificuldade de locomoção, bancos sem divisórias para pessoas com obesidade, balaústres em relevo perto das portas para pessoas com limitação na visão; botões de sinalização de parada com inscrição em braile. Na área de cadeira de rodas, há botões que emitem um sinal diferenciado para mostrar ao motorista que a solicitação de parada foi feita por uma pessoa que vai necessitar de auxílio
MODELOS:
O lote inicial comprado pela Viação Guaianazes é de 26 unidades de carroceria Mascarello e chassis Volkswagen, sendo 13 de tamanho convencional de 13,2 metros com capacidade para 44 passageiros sentados e 39 em pé, e 13 unidades midi, de 10,5 metros, para 34 passageiros sentados e cerca de 30 em pé.
O modelo das carrocerias de ambos é Mascarello GranVia e os chassis são modelo 17.230 Euro 6 Volkswagen para no caso dos convencionais e 17.210 Volkswagen Euro 6.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes, e colaboração Vinicius de Oliveira

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *