Sabado, 27 de Junho de 2026

Praça da Cidadania de Diadema é inaugurada e amplia oportunidades de qualificação, esporte e inclusão

Telões na praça esquentam torcedores no terceiro jogo do Brasil
Por janete ogawa
26 de junho de 2026 - Foto: Adriana Horvath/PMD

O município de Diadema deu mais um importante passo na ampliação das oportunidades de desenvolvimento social e profissional da população. A Prefeitura de Diadema e o Governo do Estado de São Paulo entregaram nesta sexta-feira (26) a Praça da Cidadania, no bairro Serraria, um equipamento público que reúne esporte, lazer, convivência comunitária e qualificação profissional em um único espaço.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, do governador Tarcísio de Freitas, além da vice-prefeita da cidade, Andréia Fontes, que também é presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) municipal, e demais autoridades estaduais e municipais.

Com investimento foi de R$ 3,8 milhões, destinados pelo Fundo Social de São Paulo e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Praça da Cidadania ocupa uma área de 2.379,77 m² e passa a integrar a rede estadual do programa. A gestão do espaço, bem como a manutenção, zeladoria e integração do equipamento às políticas públicas do município é feita Prefeitura de Diadema.

Discursos – “O governador Tarcísio tem demonstrado um olhar atento para Diadema. Esta é mais uma entrega que fortalece nossa cidade e amplia as oportunidades para quem mais precisa. A Praça da Cidadania representa muito mais do que uma obra: representa esperança, qualificação, lazer e geração de oportunidades para centenas de famílias”, destacou o prefeito Taka Yamauchi.

Durante o ato oficial, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou o caráter transformador do novo equipamento. “Este local que nasce hoje em Diadema vai ser um local de transformação. Não é apenas um espaço de convivência, esporte e lazer. Aqui, vidas vão ser transformadas por meio de cursos gratuitos e oportunidades de capacitação que vão preparar as pessoas para o mercado de trabalho, para o empreendedorismo e para a geração de renda”, afirmou.

Demais espaços integrados – Integrada ao complexo, a Escola de Qualificação Profissional será um dos principais diferenciais da unidade. Com capacidade para atender até 250 alunos por dia, o espaço oferecerá cursos gratuitos nas áreas de beleza, gastronomia, informática, moda e construção civil, contribuindo para a qualificação profissional, geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Os ambientes foram planejados para proporcionar atividades práticas e teóricas, contando com salas totalmente equipadas para cada modalidade. Ao final dos cursos, os participantes receberão certificado de conclusão.

Espaço para toda a comunidade – Além da escola profissionalizante, a Praça da Cidadania conta com quadra poliesportiva, arena, área de jogos, horta comunitária e espaços destinados à convivência e atividades recreativas para crianças, jovens, adultos e idosos.

O projeto também incorpora soluções sustentáveis, como iluminação em LED, coleta seletiva, jardins de chuva, sistema de captação e reaproveitamento de águas pluviais, torneiras com acionamento automático e equipamentos voltados à redução do consumo de água.

Juventude de Diadema presente na inauguração – Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a participação de jovens atendidos pelo Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), desenvolvido pela Prefeitura de Diadema, por meio da Coordenadoria da Juventude, em parceria com o Governo do Estado e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Os estudantes foram convidados especialmente para conhecer a nova estrutura e acompanhar a inauguração, interagindo com o governador Tarcísio de Freitas e com o prefeito Taka Yamauchi ao longo da visita.

Recentemente, 30 novos estudantes passaram a integrar o programa, somando 50 jovens que atuam em estágio em diversas secretarias municipais. Os participantes, alunos dos cursos técnicos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas, vivenciam na prática a rotina do serviço público, fortalecendo sua formação profissional e cidadã.

A presença dos estudantes simbolizou o principal objetivo da Praça da Cidadania: oferecer oportunidades para que os jovens possam construir novos caminhos por meio da educação, da qualificação e da inclusão social.

Parceria de resultados – A entrega da Praça da Cidadania reforça a parceria entre a Prefeitura de Diadema e o Governo do Estado, que nos últimos 18 meses viabilizou importantes investimentos para o município. Entre as ações estão os repasses de R$ 30 milhões para o custeio da saúde, R$ 24 milhões anuais para o programa Viva Mais Diadema, a transferência permanente de R$ 2 milhões mensais para a rede municipal, a inauguração da UPA Paineiras e a retomada das obras de 442 apartamentos do empreendimento Diadema O, com investimento de R$ 105,5 milhões. A Praça da Cidadania é a terceira agenda oficial do governador Tarcísio de Freitas em Diadema durante a gestão do prefeito Taka Yamauchi, consolidando uma parceria voltada à ampliação dos investimentos e à melhoria da qualidade de vida da população.

 

 

 

 

Telões na praça esquentam torcedores no terceiro jogo do Brasil

 

O clima de alegria e muita comemoração pela Copa do Mundo segue fortalecido em Diadema. Nesta quarta (24/06), a Praça Lauro Michels, no Centro, recebeu novamente telões para quem quisesse acompanhar a Copa do Mundo torcendo em grupo.
Mesmo com o tempo frio e uma garoa fina, muita gente optou por sair de casa e curtir a partida na Praça. A torcida pôde acompanhar a vitória do Brasil, por 3 a 0, contra a Escócia, em dois telões. O prefeito Taka Yamauchi também foi prestigiar o evento pela segunda vez e assistiu ao jogo acompanhado de alguns secretários do município.
Nos dois primeiros jogos da seleção, dias 13 e 19 de junho, a praça já havia recebido o telão, com grande sucesso de público. Para abastecer a torcida, a praça contou com barracas de doces, salgados, caldos quentes e bebidas geladas.
O evento contou também com a apresentação de João Rodrigo, que interpretou sucessos da música sertaneja antes e no intervalo da partida.
Torcedores – Nelson Mekaru, 46, morador do Centro, levou sua filha Luiza, 8, para assistir ao jogo. Ela estava bem animada, acenando sua bandeira do Brasil e tocando vuvuzela (corneta plástica de sopro) com vontade. “Quando voltávamos da escola, ela viu a montagem do palco e pediu para ver o jogo na praça”, afirmou Nelson. “Assistir à partida aqui é bem mais animado do que em casa”, disse. Ele esteve presente nos outros dois jogos da Seleção e virá no próximo jogo, na segunda, dia 29.
Quem também levou sua filha foi Mirian Landolfi, 44, professora, que reside no bairro Campanário. Ela estava com Miguel, 7. “Vim ver o segundo jogo contra o Haiti e achei maravilhosa a estrutura montada.”
Reinaldo Silva, 58, morador do Serraria, soube do espaço pelas redes sociais da Prefeitura e decidiu prestigiar a partida ao vivo. “A estrutura e os telões montados são muito bons”, disse Reinaldo. Ele, que prestigiou o evento na segunda partida da Seleção, no dia 19, afirmou que estará presente no próximo jogo da equipe canarinho.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *