Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, São Bernardo vai abrigar, nesta quinta-feira (1º/05), a Corrida 1º de Maio Run, com largada marcada para às 7h na região central da cidade. Com percurso de 6 quilômetros, o evento esportivo deve reunir cerca de 2.500 participantes, promovendo saúde, bem-estar e ocupação positiva do espaço público.
A atividade se dará com apoio da Prefeitura. Para garantir a segurança dos atletas e o bom funcionamento da cidade no período da atividade, o município, por meio da Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, preparou uma operação especial de trânsito que envolve bloqueios estratégicos, desvios, compartilhamento de vias e acompanhamento técnico desde a madrugada.
O trecho principal do evento vai da Rua Jurubatuba até a altura da Avenida Isaac Aizemberg, nas imediações do posto da Polícia Militar, com trajeto de ida e volta segmentado por cones e cavaletes. A estrutura de largada e concentração do público será montada na Avenida Newton Monteiro de Andrade, próxima à Kalunga, exigindo o isolamento da via (entre Rua Jurubatuba e Alameda Glória) nos dois sentidos, a partir das 2h da manhã até às 12h.
“A Corrida 1º de Maio Run é mais uma iniciativa de incentivo à prática esportiva e à saúde em São Bernardo. Para isso, organizamos uma operação robusta, sem deixar de garantir a mobilidade da cidade durante todo o evento”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
MUDANÇAS NO TRÂNSITO – A Avenida Newton Monteiro de Andrade ficará interditada na quinta-feira entre a Rua Jurubatuba e Alameda Glória das 2h às 12h. No trecho entre a Alameda Glória e a Avenida Isaac Aizemberg, haverá compartilhamento com o tráfego de veículos com uso de cones, entre 6h e 10h, garantindo que a corrida e o trânsito sigam com segurança.
A descida do bairro da Vila Euclides, um dos pontos de impacto da malha viária local, permanecerá liberada durante todo o evento, com fluxo direcionado à Rua Djalma Dutra, permitindo acesso à Avenida Brigadeiro Faria Lima e à Rua Marechal Deodoro. A própria Brigadeiro Faria Lima também seguirá com tráfego normal durante toda a realização da corrida.
Além disso, corredores como a Rua Dr. Felício Laurito, Príncipe Humberto, Álvaro Guimarães e o Viaduto Mamãe Clory terão ajustes no tráfego, com trechos de uso exclusivo ou compartilhado conforme a dinâmica do evento.
“Com a realização de um importante evento esportivo na cidade, foram mobilizados cerca de 28 agentes, entre operadores de trânsito, GCM (Guarda Civil Municipal) e apoio técnico, além de aproximadamente 500 unidades de sinalização, como cones e cavaletes”, pontuou o secretário municipal de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone.
TRANSPORTE COLETIVO – A operação inclui também articulação com as empresas de transporte coletivo. Os ônibus que passam pela Rua Jurubatuba serão desviados para a Rua Djalma Dutra, com rota estendida pela Av. Brigadeiro Faria Lima. Veículos que utilizam o corredor seguirão em rotas alternativas definidas com as equipes técnicas do sistema de mobilidade urbana.
A estimativa é que o fluxo comece a ser normalizado a partir das 10h, com liberação gradual dos trechos. A previsão é de liberação total até às 12h.