Quarta, 24 de Junho de 2026

Operação Dorme Bem registra 251 atendimentos e reforça segurança em São Bernardo

“Voz da Gente” realiza escuta ativa no Taboão, Paulicéia e Jordanópolis com demandas desde segurança a zeladoria
Por janete ogawa
23 de junho de 2026 - Foto: Divulgação PMSBC

Com foco no combate à perturbação do sossego e na garantia do direito ao descanso da população, a Operação Dorme Bem SBC registrou 251 ocorrências entre sexta-feira (19/6) e a madrugada de segunda-feira (22/6). A iniciativa mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e órgãos de fiscalização em ações de prevenção, preservação da ordem e atendimento a denúncias em diferentes regiões da cidade.
As equipes atenderam denúncias de som alto, aglomerações e desordem. Do total de atendimentos, 70 ocorreram em vias públicas, 63 em residências e 113 em estabelecimentos comerciais. Também foram registradas ocorrências de direção perigosa de veículo e distúrbio comportamental.
O comandante da GCM, Eduardo dos Santos, ressaltou a importância da Operação Dorme Bem para a qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é garantir que as pessoas possam descansar com tranquilidade. A operação atua tanto no atendimento às denúncias de perturbação do sossego quanto em ações preventivas e fiscalizações integradas, fortalecendo a presença do poder público nos bairros e ampliando a sensação de segurança da população”.
INTEGRADA – Uma das ações realizadas durante a operação ocorreu na noite de sábado (20/6), quando equipes da Vigilância Sanitária, com apoio da GCM, interditaram totalmente um restaurante no Jardim do Mar, região central da cidade, após denúncia anônima. A vistoria identificou que o estabelecimento funcionava sem a licença sanitária municipal obrigatória.
Diante da irregularidade constatada, a Vigilância Sanitária lavrou Auto de Infração, Termo de Interdição Total e Auto de Imposição de Penalidade, determinando a suspensão das atividades até a regularização da pendência apontadas pela fiscalização.
O coordenador da Vigilância do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Osvaldo Camargo, destacou que a atuação teve como foco a proteção da saúde da população. “Quando identificamos situações que podem representar risco aos consumidores, a legislação determina a adoção das medidas cabíveis para interromper esse risco e garantir que o estabelecimento só volte a funcionar após a regularização de todas as pendências”.
DENÚNCIAS – Denúncias sobre situações suspeitas, perturbação do sossego, funcionamento irregular de estabelecimentos ou ocorrências que demandem apoio da Guarda Civil Municipal pode ser comunicadas 24 horas por dia pelo telefone 153.
“Voz da Gente” realiza escuta ativa no Taboão, Paulicéia e Jordanópolis com demandas desde segurança a zeladoria
O Programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente” ouviu, na noite desta segunda-feira (22/6), a região do Taboão, Paulicéia e Jordanópolis para o terceiro encontro da construção da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2027. Na reunião realizada na EMEB Ramiro Gonçalez Fernandes, moradores de diferentes bairros da região utilizaram o microfone para falar sobre o que esperam ver como prioridade no Orçamento municipal. A ação percorrerá as 15 regiões da cidade entre junho e agosto para construir coletivamente a LOA, que define onde os recursos públicos serão investidos.
“São Bernardo tem uma gestão que escuta a população e é, por isso, que estamos presentes em cada região da cidade. Nós vamos percorrer 15 regiões, com um planejamento feito para atender e escutar de perto todas as regiões da nossa cidade. Quando esse planejamento é construído ao lado de quem vive e precisa dessas ações, nós temos a chance de acertar ainda mais”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. Em 2025, a iniciativa reuniu mais de 2.700 pessoas em encontros presenciais, com 976 contribuições diretas registradas por meio de falas e formulários.
A noite desta segunda-feira reuniu vozes de Taboão, Jordanópolis, Paulicéia e bairros vizinhos, com pautas variadas que revelam tanto as demandas da região quanto o reconhecimento de melhorias já entregues. Zeladoria, segurança, praças, asfalto e iluminação pública foram os temas que mais ocuparam o microfone.
MEDIDAS – A reforma de praças foi a principal demanda da noite, citada por moradores do Jordanópolis e Taboão. Luciana Luque, moradora do Jordanópolis há mais de 50 anos, e Cristiana Montera, que vive na região há 48 anos, reconheceram os avanços que a região tem recebido, e solicitaram novas revitalizações dos espaços. Gilmar Vieira também parabenizou a Prefeitura pelo Programa Minha Rua Nova e pela implantação do Ecoponto, mas reforçou o pedido por mais iluminação e integração semafórica na região.
A segurança pública também ganhou espaço. Rosa Pinheiro pediu reforço na sinalização viária e iluminação para o bairro Jordanópolis. Ao todo, 15 pessoas usaram os microfones para levantar suas demandas, porém a contribuição é ainda maior, uma vez que os participantes podem participar por meio da plataforma online, também disponível no site da Prefeitura, e formulários impressos.
O encontro desta segunda ocorreu em uma região que recebeu investimentos expressivos nos últimos meses. O campo do Taboão foi inaugurado integrado à praça-parque, com grama sintética, iluminação em LED, reforma dos vestiários, acessibilidade e paisagismo em 7.300 m² de área. O campo da Paulicéia também foi entregue completamente revitalizado, com estrutura moderna para esporte e lazer.
MUDANÇAS REAIS – A região recebeu, ainda, 820 novos pontos de iluminação pública, recapeamento de vias no Jordanópolis, Taboão e Paulicéia, revitalização do Jardim Borborema com nova pista de caminhada na Avenida Octávio Corletto e academia ao ar livre. A UPA Paulicéia está em reforma e ampliação, com previsão de aumento de 25% na capacidade de atendimento, que hoje é de 7,5 mil atendimentos mensais, além da inclusão de atendimento odontológico e pediátrico.
A região ganhará, em breve, o 18º Ecoponto do município, no Jordanópolis, estrutura moderna e fácil acesso para descarte regular de resíduos. O avanço do Corredor dos Couros, com entrega prevista até dezembro, também beneficia diretamente a mobilidade da região.
Para a secretária municipal da Fazenda, Tatiana Rebucci, o programa é um avanço importante, no qual mesmo com os investimentos já realizados, é possível entender onde a gestão pode atender ainda melhor a população. “A escuta é fundamental para a elaboração de um orçamento assertivo. Ao lado da população estamos construindo o Orçamento de 2027, um modelo inovador onde o munícipe faz parte da gestão de forma direta”, pontuou.
O próximo encontro ocorre nesta quinta-feira (25/6), às 19h, na EMEB José Getúlio Escobar Bueno, Professor, na Rua Araldo Armani, 381, atendendo as regiões do Planalto e Calux.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *