Chegaram à garagem da Viação Guaianazes, líder do consórcio União Santo André, as quatro primeiras unidades de um pacote total de 200 ônibus zero quilômetro, anunciados pelo prefeito Gilvan Júnior e noticiados em primeira mão pelo Diário do Transporte.
Esses ônibus integram o pacote de investimentos de R$200 milhões que devem ser concluídos até 2028 somente em frota nova.
Há também recursos que serão destinados para troca de abrigos, que já está sendo feita e a modernização do aplicativo.
Os ônibus da Viação Guaianazes, líder do consórcio União Santo André, além de terem ar-condicionado, possuem itens de conforto e acessibilidade, como elevador na porta central, entradas para carregadores de celulares e tratamento de proteção contra raios ultravioletas do sol nos vidros.
Apenas neste ano estão previstos 61 ônibus novos, a maioria adquirida pela Guaianazes. Os ônibus são de carroceria Mascarello e chassis Volkswagen, com motorização de modelo atual que polui 75% menos.
O gerente de manutenção da Viação Guaianazes, Eliseu Ferraz, informou que os veículos possuem um tipo de configuração que amplia o conforto, “Além do ar-condicionado, das tomadas USB e dos vidros de tratamento contra raios ultravioleta do sol, esses ônibus, já terão Wi-Fi para acesso à internet gratuita, eles possuem câmeras de monitoramento para maior segurança no trânsito e também nos deslocamentos dos pedestres e passageiros. E a configuração possui um corredor amplo que permite um maior conforto na hora do passageiro se movimentar dentro deste tipo de modelo”, disse ao Diário do Transporte.
O Diário do Transporte já havia noticiado em primeira mão a primeira unidade pronta na fábrica da Mascarello no Paraná.