Segunda, 29 de Abril de 2024

Grande ABC promove ação conjunta contra a dengue em região de divisa de municípios

Mauá inicia Dia D de combate à dengue no Parque São Vicente
Por janete ogawa
5 de abril de 2024 - Foto: Helber Aggio/Consorcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, na manhã desta nesta sexta-feira (5/4), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, na região de divisa entre os municípios de Santo André e Mauá.

 

A iniciativa ocorreu nas proximidades do córrego Itrapoã, localizado na divisa entre os bairros Cidade São Jorge, em Santo André, e Parque São Vicente, em Mauá. Durante a ação, equipes das secretarias de Saúde das duas cidades trabalharam em conjunto para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor da doença.

 

Para vistoriar e conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à dengue, foram realizados bloqueios sanitários e visitação casa a casa na região das avenidas São Paulo, Marginal Itrapoã, ambas na Cidade São Jorge, em Santo André, e na Rua Valdemar Costa Filho, Parque São Vicente, em Mauá.

 

A ação foi articulada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC, que reúne as secretarias de saúde dos municípios consorciados. A iniciativa tem como objetivo combater o mosquito transmissor da dengue de forma conjunta, indo ao encontro do decreto de emergência em Saúde publicado pelos municípios.

 

Para a coordenadora do GT Saúde e secretária de Saúde de Mauá, Célia Bortoletto, a intensificação das ações preventivas conjuntas intercidades contra a dengue é fundamental para eliminar os focos do mosquito e evitar a sua proliferação. “As ações contra a dengue precisam ser solidárias, pois o mosquito não conhece barreiras. Somente juntos venceremos esse desafio”, ressaltou.

 

O secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior, destacou a necessidade de atuar fortemente no combate aos focos do mosquito da dengue com visitas domiciliares e bloqueios, com objetivo de impedir a reprodução do vetor. “Essa ação conjunta é muito importante porque conseguimos neutralizar uma área de divisa que só teria eficácia se realizada nos dois municípios. Juntos tenho certeza que vamos conseguir vencer essa batalha contra o mosquito da dengue”, afirmou.

 

Ações contra a dengue  

 

O fortalecimento das ações de conscientização e enfrentamento à dengue nesta sexta-feira e no sábado foi deliberado pelos prefeitos da região na última assembleia do Consórcio ABC, realizada em março.

 

Também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Diadema promoveu um mutirão que partiu da Vila Nova Joaninha com visitas casa a casa para orientar a população e eliminar locais com água parada que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

Em Santo André, no sábado, os agentes de endemias de Santo André estarão na Feira da Fraternidade realizando ações educativas e de sensibilização da população sobre a prevenção da dengue.

 

Ainda no sábado, os agentes de endemias de Mauá farão uma varredura contra a dengue no Jardim Feital, na região da Chácara Maria Aparecida e no entorno do Jardim São João, com agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, além do reforço do trabalho em conjunto com diversos setores da administração municipal.

 

Também no sábado, em Rio Grande da Serra, haverá orientações e esclarecimento de dúvidas sobre a proliferação do mosquito transmissor da Dengue na plataforma de embarque e desembarque da estação da CPTM, das 9h às 12h.

 

 

 

 

Mauá inicia Dia D de combate à dengue no Parque São Vicente

 

O combate à dengue em Mauá teve mais um importante capítulo nesta sexta-feira. É que agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias deram continuidade às ações de bloqueio e fiscalização no Parque São Vicente. Parte da equipe foi deslocada para a divisa com Santo André em apoio à convocação realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, chamada de Dia D de combate à dengue. A data de hoje (05/04) foi escolhida pelo governo do Estado para simbolizar em todo o território paulista o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti.

A parcial do trabalho desenvolvido apenas na parte da manhã no Parque São Vicente por parte da equipe de agentes comunitários de saúde e os agentes de endemia que atuam no bairro, reunindo 13 servidores de Mauá, registra 55 imóveis visitados e 30 abordagens. Não foram encontrados focos, mas sim locais com água parada que podem virar criadouros se não forem extintos. Os servidores da Prefeitura de Mauá que integram o trabalho já estão há quase 30 dias na região fazendo um trabalho concentrado de prevenção e combate à dengue.

Neste sábado (06/04), as equipes da Prefeitura vão fazer uma varredura contra a dengue no Jardim Feital, na região da Chácara Maria Aparecida e no entorno do Jardim São João, com agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, além do reforço do trabalho em conjunto com diversos setores da administração municipal.

Mauá soma 2.418 casos positivos de dengue sendo que, destes, 1742 foram contraídos no próprio município. Do total, 20 casos foram registrados entre moradores do Parque São Vicente. Para combater a dengue, a Prefeitura tem concentrado ações de extinção de depósitos de lixo e água parada, além de reforçar ações de informação e orientação como forma de que a população possa contribuir cuidando para que o seu entorno esteja livre de potenciais criadouros do mosquito transmissor.

 

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *