Visando proteger um trecho de vegetação nativa adjacente e verificar possíveis intervenções irregulares no local, o GFI-Billings realizou ontem, 13/5, uma vistoria entre as ruas Apóstolo Pedro e a Iguassu, no bairro Eldorado. A operação contou com apoio e participação de fiscais ambientais e guardas civis da Prefeitura de Diadema.
Segundo Renato Nunes, coordenador do GFI-Billings, as informações e imagens dos aterros irregulares foram coletadas e serão importantes no planejamento e execução das próximas operações no local.
A ação em Diadema contou com a participação de técnicos da SEMIL (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Polícia Militar Ambiental, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e da Prefeitura de Mauá.
Sobre o GFI-Billings
O GFI-Billings – Grupo de Fiscalização Integrada da Área de Proteção e Recuperação do Reservatório Billings reúne órgãos e entidades responsáveis pela fiscalização, monitoramento e recuperação ambiental dos mananciais do Reservatório Billings.
Os integrantes do GFI-Billings são a SEMIL/SP, a Polícia Militar Ambiental, a CETESB e os municípios, conforme previsto na Lei Estadual nº 13.579/2009. O grupo realiza ações conjuntas de fiscalização ambiental nas áreas diagnosticadas como críticas para a conservação da bacia da Billings.