Quinta, 08 de Maio de 2025

GCM passa a fiscalizar veículos irregulares no trânsito de São Paulo

Convênio firmado nesta quarta-feira (7) entre governador Tarcísio de Freitas, prefeito Ricardo Nunes, e secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, com o Detran-SP, amplia segurança no trânsito da Capital
Por janete ogawa
7 de maio de 2025 - Foto: Divulgação PMSP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), firmou convênio com o Governo do Estado, via Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), para ampliar a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na segurança do trânsito. A medida foi ratificada nesta quarta-feira (7) pelo governador Tarcísio de Freitas, em agenda conjunta com o prefeito Ricardo Nunes e secretário Orlando Morando. A partir de agora, os agentes da segurança municipal passam ter autoridade para atuar na fiscalização dos veículos automotores que circulam pela Capital.

Conforme explica o secretário Orlando Morando, a ação na prática irá permitir que os agentes municipais de segurança urbana possam fiscalizar os veículos automotores, sejam eles carros, motos ou caminhões, em conformidade com a legislação de trânsito.

“Estamos no maio amarelo e essa é uma grande vitória para a cidade de São Paulo. Esse convênio vai permitir uma forte atuação da nossa Polícia Municipal, em especial no combate aos pancadões, além de evitar que veículos em péssimo estado continuem circulando e coloquem em risco a segurança viária”, destaca o prefeito Ricardo Nunes.

O convênio estabelece ainda a cooperação entre os governos estadual e municipal no sentido de promover projetos, ações, campanhas de educação para o trânsito. O objetivo é contribuir significativamente para a redução dos acidentes e óbitos decorrentes de ocorrências de trânsito.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *