Quarta, 07 de Maio de 2025

Festival Multicultural de Santo André terá primeira edição na Fundação Santo André

Escola Livre de Cinema e Vídeo abre inscrições para oficinas gratuitas de maio
Por janete ogawa
6 de maio de 2025 - Foto: Alex Cavanha/PSA

Santo André traz nesta semana duas edições do tradicional Festival Multicultural. A novidade é que uma delas ocorre nesta quarta-feira (7) pela primeira vez nas dependências da Fundação Santo André, após a Prefeitura firmar parceria com a instituição de ensino.

Esta edição do Festival Multicultural de Santo André na Fundação Santo André funcionará das 9h às 13h e das 18h às 21h e traz cerca de 30 expositores de artesanato, doces, brechó e cosméticos naturais, por exemplo. O evento será realizado no prédio da Fafil do centro universitário.

Já no sábado (10), das 11h às 18h, é o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes que recebe o Festival, reunindo empreendedores criativos e produtores locais dos mais variados segmentos da economia da cultura da cidade. Estarão presentes expositores de brechós, vestuário, artes plásticas, artesanato, decoração, produtos de Cambuci, entre outros. Às 15h haverá apresentação dos alunos da School of Rock de Santo André.

Festival Multicultural de Santo André – Criado em 2018, o Festival Multicultural é desdobramento do projeto Santo André de Múltiplos Tons. A partir de demanda da sociedade civil, teve início um processo colaborativo que resultou no projeto.

Trata-se da potencialização da produção de artesãos, artistas e agentes culturais dos mais diversos segmentos através de capacitação técnica e fornecimento de estrutura para realização periódica do Festival.

Serviço

Festival Multicultural de Santo André

Data: 7/5/25 (quarta)

Horário: das 09h às 13h e das 18h às 21h

Local: Prédio da Fafil – Fundação Santo André

Endereço: Avenida Príncipe de Gales, 821, Prédio da Reitoria, Vila Príncipe de Gales

Entrada gratuita

Data: 10/5/25 (sábado)

Horário: das 11h às 18h

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro

Entrada gratuita

 

 

 

 

Escola Livre de Cinema e Vídeo abre inscrições para oficinas gratuitas de maio

 

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André neste mês de maio. As aulas serão realizadas na sede da escola, localizada n’A Casa, que fica na Avenida Industrial, 1.740. Os interessados devem acessar www.elcv.art.br para efetuar a inscrição. O site ainda dispõe de mais informações sobre as oficinas, a respeito do equipamento cultural e outros serviços ofertados pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.

Voltada para crianças de 8 a 12 anos, acontece entre 23 de maio e 11 de julho (às sextas-feiras, das 10h às 12h) a oficina Produção de filmes por crianças, ministrada por Karina Morais Andrade e Vanessa Correa. As aulas são destinadas para o público infanto-juvenil e os participantes irão aprender na prática como se faz um filme de ficção, desde o roteiro até a edição. No mesmo período, de 23 de maio a 11 de julho, das 14h às 16h, o curso tem como público-alvo jovens entre 13 e 17 anos.

A partir de 26 de maio a 7 de julho, nas segundas-feiras à tarde (às 15h30), acontece a oficina Stop Motion Baixa Renda: Filme de Tudo, com Pitocs. A proposta é mergulhar no universo do stop motion, usando materiais cotidianos e de reaproveitamento. A ideia é criar com o que se tem à mão ou explorar o ambiente ao redor, reconhecendo e coletando os personagens de nossas histórias. Juntos, também serão construídos corpos articulados, montados

cenários, fotografias, trabalhada a iluminação e edição dos filmes. Ao final dessa experiência, as obras serão exibidas em uma exposição mais exibição, onde serão celebradas as criações realizadas ao longo do processo.

Nas terças-feiras entre 27 de maio e 8 de julho, das 19h às 22h, será realizada a oficina de Produção de Curtas-metragens, com André Sanches, na qual os participantes terão uma imersão no universo da produção cinematográfica. A partir de aulas com ênfase na prática, os alunos produzirão um filme de curta-metragem, aprendendo como funciona cada área de um filme, como o roteiro, direção, fotografia, som e edição.

No dia 28 de maio,às 18h, acontece a oficina Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às regras, com Melissa Szymanski. A aula tem o intuito de mostrar uma alternativa na escolha do olhar fotográfico. Sendo um módulo de continuidade de aprendizado da oficina de enquadramento e composição fotográfica para iniciantes; os exemplos serão um contraponto das referências clássicas ilustradas; assim os alunos terão ainda mais repertório e dois caminhos para escolher nas fotografias da vida.

Entre 2 de junho e 7 de julho, às segundas-feiras, a partir das 19h, acontece a oficina Laboratório Cênico – O espaço da atuação no audiovisual, com Cris Rasec. Trata-se de um workshop voltado para atores e atrizes que buscam compreender o corpo criativo na cena audiovisual. Por meio de exercícios físicos, de oralidade e de improvisos os participantes irão experimentar um ambiente intuitivo, livre de tensões e acessível a infinitas possibilidades na cena.

Serviço

Oficinas do mês de maio da Escola Livre de Cinema e Vídeo

Local: A Casa

Endereço: Avenida Industrial, 1.740 – Bairro Jardim – Santo André

Gratuito

 

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *