A tradicional Festa da Padroeira, promovida pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Suely, movimenta Ribeirão Pires até o dia 13 de maio. com programação intensa. O evento, que une fé, cultura e lazer, conta com o apoio da Prefeitura e integra o Calendário Oficial de Eventos e também o Circuito de Turismo Religioso da Estância, reforçando o potencial turístico e devocional do município.
“A Festa da Padroeira é um momento de renovação da fé e de união da comunidade. É emocionante ver tantas famílias reunidas, participando das celebrações e também das atividades culturais. Com apoio da Prefeitura, conseguimos ampliar essa experiência e mostrar que a fé também é caminho de acolhimento, alegria e transformação para Ribeirão Pires.” – Padre Mário, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
As celebrações religiosas tiveram início no dia 4 de maio com novenas e missas que se estendem até o dia 12, em diferentes horários ao longo da semana. O ponto alto da programação acontece na terça-feira, 13 de maio, data em que se comemora Nossa Senhora de Fátima. Neste dia, fieis da região se reúnem para a tradicional procissão às 19h, seguida da Missa Solene às 19h45.
Além da devoção, a Festa da Padroeira também celebra a cultura e a confraternização com eventos sociais abertos à comunidade. Na sexta-feira, 9 de maio, o Di Fieri Espaço & Buffet será palco do animado Jantar Dançante Flashback que já conta com convites esgotados.
A programação festiva, com entrada gratuita, segue no fim de semana com a quermesse nos dias 10 e 11 de maio, oferecendo barracas de comidas típicas, brincadeiras e shows musicais. No sábado (10), das 18h às 22h, quem comanda a animação é a dupla sertaneja Roger & Rogério.
No domingo (11), a festa se encerra com apresentação do cantor Leon Félix, com programação das 15h às 22h, direto da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça Nossa Senhora de Fátima, 13 – Vila Suely, Ribeirão Pires.
Turismo Religioso em Ribeirão Pires – A Festa da Padroeira integra o Circuito de Turismo Religioso da Estância, iniciativa da Prefeitura que tem como objetivo promover a vocação espiritual e histórica da cidade. Com mais de 20 templos catalogados, o Circuito já conta com a Edição Católica disponível para download, oferecendo informações sobre as igrejas locais e fomentando a criação de rotas religiosas por agências de viagem e turistas.