Sexta, 26 de Junho de 2026

Feira da Cidadania São Bernardo leva serviços gratuitos de saúde e voltados à garantia de direitos

Em marco histórico, São Bernardo é 2ª cidade do Estado em qualidade de informação fiscal entre municípios com população acima de 500 mil habitantes
Por janete ogawa
25 de junho de 2026 - Foto: Brenner Oliveira/PMSBC

O Crec Vila São Pedro abriu as portas nesta quinta-feira (25/6) para edição especial da Feira da Cidadania, ação realizada em parceria da Prefeitura de São Bernardo com o Governo Federal. Ao longo do dia, profissionais das secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Mulher participaram da mobilização e levaram à comunidade do bairro e entorno serviços gratuitos voltados ao bem-estar e à garantia de direitos.
Equipes do CadÚnico (Cadastro Único) do município disponibilizaram atendimento para agilizar o processo de atualização ou registro no sistema. “Muita gente não tem disponibilidade de ir à unidade para realizar o procedimento e, por isso, muitas delas acabam perdendo o benefício, por falta de atualização. Trazer para cá o serviço facilita o acesso para o morador”, explicou a entrevistadora social do Cadastro Único da Prefeitura, Tamires Ferreira dos Santos.
Em grande tenda estruturada no estacionamento do Crec Vila São Pedro, área foi reservada para as equipes da saúde, com aplicação de vacinas, realização de testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente transmissíveis), exames oftalmológicos e avaliação em saúde bucal. “Realizamos o rastreamento do câncer de boca, com avaliação e orientações ao paciente. Caso seja identificada alguma suspeita, o morador é encaminhado para o serviço de referência”, pontuou a coordenadora do projeto de Saúde Bucal de São Bernardo, Dr. Caren Castillo, que atua no CEO Silvina.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, destacou que iniciativas como essa ampliam o acesso dos moradores a serviços importantes. “É uma mão na roda para quem, às vezes, não realiza a atualização de cadastro, um exame ou um procedimento de rotina por falta de tempo ou por estar mais distante da unidade de atendimento. Uma oportunidade para a comunidade da Vila São Pedro e entorno colocarem algumas pendências em dia”, disse.
MOBILIZAÇÃO – Promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, a Feira da Cidadania disponibilizou aos moradores atendimento geral do INSS, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e perícias médicas. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil participaram da mobilização com orientações, aberturas de conta e atendimentos pelo programa federal Desenrola 2.0, voltado à renegociação de dívidas para famílias com até cinco salários mínimos. Os Correios também marcaram presença da Feira da Cidadania com consulta e rastreamento de objetos postais, apoio em logística, entre outros serviços.

Em marco histórico, São Bernardo é 2ª cidade do Estado em qualidade de informação fiscal entre municípios com população acima de 500 mil habitantes

Em marco histórico na cidade, São Bernardo é a segunda colocada no Estado de São Paulo entre as cidades com população acima de 500 mil habitantes dentro do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, na classificação elaborada pelo Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), vinculado ao Tesouro Nacional. É a primeira vez que São Bernardo alcança a nota A – em 2019, a nota era C e, entre 2020 a 2024, a nota foi B. Com 192.1 pontos (98.6%), o município ficou atrás apenas de Osasco, que somou 193.4 pontos (99,21%), e à frente de Ribeirão Preto, a terceira posicionada, com 191.7 pontos (98,3%).

Na lista geral, em âmbito nacional, São Bernardo subiu 954 posições na comparação de 2024 para 2025, registrando um salto de qualidade no último ano, consolidando-se no grupo de elite do ranking e conquistando o selo de excelência máxima da entidade. O município obteve êxito, recentemente, a partir da elevação da nota do Capag (Capacidade de Pagamento) para obter créditos junto à União e na conquista do Selo Caixa Gestão Sustentável, certificação concedida pela Caixa Econômica Federal a municípios que se destacam pela adoção de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Ambiental, Social e Governança).

O ranking do Siconfi é baseado no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que classifica os entes públicos em cinco níveis e analisa quatro dimensões: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e a consistência entre as Informações Contábeis e Fiscais.

“Desde o início da nossa gestão, em 2025, temos trabalhado com seriedade, planejamento e responsabilidade para modernizar os processos administrativos, aprimorar os controles internos e garantir mais eficiência na gestão dos recursos públicos. Tudo isso reflete o compromisso da nossa administração com a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa governança”, declarou o prefeito Marcelo Lima.

Para a secretária municipal da Fazenda, Tatiana Rebucci, o resultado demonstra avanço na qualidade de informações prestadas pela cidade, com rigor no cumprimento dos prazos e maior precisão técnica dos relatórios. “Cuidar bem do dinheiro público é mais do que uma obrigação da administração pública, é a base para a construção de políticas públicas efetivas e sustentáveis. Quando garantimos responsabilidade fiscal, planejamento e eficiência na gestão dos recursos, criamos as condições necessárias para ampliar investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, acrescentou.

OUTROS ÍNDICES – Em abril, São Bernardo melhorou o desempenho (saiu do vermelho para o verde) e evoluiu a nota do Capag (Capacidade de Pagamento) de C para B neste ano, cenário que abriu caminho para obtenção de financiamentos com o selo de garantia da União, visando viabilizar obras de grande impacto à população. Maior município do Grande ABC, São Bernardo provou, neste ano, que consegue pagar suas contas e ainda guardar cerca de 8% do que arrecada para novos investimentos e obras.

No início desta semana, São Bernardo recebeu oficialmente o Selo Caixa Gestão Sustentável, certificação concedida pela Caixa a municípios que se destacam pela adoção de boas práticas de Governança. A certificação traz benefícios concretos para o município. Além do reconhecimento institucional, São Bernardo passa a ter acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços oferecidos pela Caixa, na ampliação de oportunidades para captação de recursos e fortalecimento de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento da cidade.

OUTROS DESTAQUES – São Bernardo registrou também destaque na saúde dentro da classificação geral entre cidades de médio e grande porte. O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados oficiais, coloca a cidade na 13ª posição entre 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. Na avaliação anterior, o município figurou em 21º lugar e o avanço foi puxado, principalmente, pela melhora na qualidade da saúde ofertada à população e por ter alcançado, em 2025, índice zero de mortalidade materna.

A cidade contabilizou, ainda, avanços significativos na área da Educação. Desde janeiro de 2025, o município tem apresentado melhorias na expansão do ensino em tempo integral, na alfabetização infantil (com a cidade saltando para 65% de alunos alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental, superando as metas do Ministério da Educação), e melhora no desempenho do Saresp, consolidando-se como um dos melhores sistemas de ensino paulista, obtendo média de 225,8 no 5º ano, sendo o primeiro lugar entre os 10 maiores municípios do Estado.

Em maio, São Bernardo alcançou a 4ª lugar nacional em índice de qualidade de vida entre cidades com mais de 500 mil habitantes, obtendo a melhor nota no âmbito do Grande ABC, conquistando 69,92 pontos, ficando à frente, nesta faixa populacional, de municípios como Uberlândia, Juiz de Fora, São José dos Campos, Guarulhos e Londrina.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *