Segunda, 29 de Abril de 2024

Diadema e Mauá terão Dia D de combate à dengue

Em Diadema será nesta sexta (5) e em Mauá na sexta e no sábado (6)
Por janete ogawa
3 de abril de 2024 - Foto: Evandro Oliveira/PMM

Para fortalecer as ações de conscientização e enfrentamento à dengue, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema realizará o Dia D de Combate à Dengue na sexta-feira (05/04), em uma ação articulada pelas cidades do Grande ABCD.Às 8h30, o mutirão sairá da Vila Nova Joaninha com visitas casa a casa para orientar a população e eliminar locais com água parada que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A ação contará como uso de drones para ter vista aérea em locais de difícil acesso e auxiliar na identificação de focos. As 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema farão ações nos seus respectivos territórios e as escolas municipais terão atividades educativas sobre o combate ao mosquito.O mutirão contará ainda com os apoios da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, reforça a participação de cada morador na luta contra a dengue. “Estamos fazendo a nossa parte, com a organização de vários mutirões em toda nossa querida Diadema. Recebam os nossos agentes de saúde e vamos juntos vencer essa luta contra o mosquito”, afirma.

A Prefeitura de Diadema decretou, no dia 23 de março, estado de emergência por causa do alto número de casos de dengue. A decisão foi tomada em âmbito regional, juntamente com as cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A responsável pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Cristina da Silva Marins, também destaca a importância do esforço de todos, poder público e população, no combate à dengue.

“O ponto principal do combate à dengue é não deixar recipientes com água parada. A maioria dos focos estão nas residências e cabe a cada um de nós a responsabilidade e o compromisso em verificar se não tem  nenhum local ou recipiente acumulando água”, alerta.

“Tire dez minutos por semana para fazer essa verificação na sua casa e no seu local de trabalho. Precisamos do envolvimento e do esforço conjunto de todos para conseguir vencer a batalha contra a dengue”, defende a coordenadora.

 

Uniformes e crachás

É importante que a população receba o agente de saúde para vistoriar a residência e orientar quanto aos cuidados para eliminar o criadouro do mosquito. Os agentes estão devidamente uniformizados e identificados com crachá, que pode ser da Prefeitura ou SPDM. Os uniformes podem ser camiseta branca escrito CCZ no bolso ou jaleco azul também escrito CCZ no bolso. Em caso de dúvida, o morador pode ligar para o telefone 0800-7710963 para saber se há equipe atuando na sua rua.

 

Enfrentamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, desde dezembro de 2023, vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com atividades casa a casa, mutirões em todas as regiões para eliminação de possíveis criadouros, bloqueios onde há casos positivos e nebulização. As ações contam com o envolvimento de outras secretarias municipais.Diademajá realizou outros Dias D em 07 de fevereiro e 01 de março.

Desde o começo do ano, foram 852 casos confirmados de dengue e um óbito. Os dados são do painel de monitoramento de dengue da Secretaria do Estado da Saúde.

Cuidados

Caso apresente sintomas sugestivos de dengue, como febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite, procurea Unidade Básica de Saúde mais próxima, durante a semana, ou o serviço de Urgência e Emergência, no período noturno, finais de semana e feriados.Além disso, tome bastante líquido e eviteo uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (AAS).

Denúncias

A população pode denunciar potenciais criadouros do mosquito da dengue por telefone (0800 7710963), WhatsApp (11 40595892) e aplicativo de celular Colab.

 

Serviço:

Dia D de Combate à Dengue

05 de abril de 2024, sexta-feira, a partir das 8h30

Concentração na Rua Rio Beija Flor, próximo ao nº 13, Vila Nova Joaninha.

 

 

 

 

MAUÁ

 

As equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mauá programaram dois dias de atividades de combate à dengue, incluindo a sexta-feira (05/04) e sábado (06/04), integrando a programação do Dia D de Vacinação contra a Influenza.

Na sexta-feira, as equipes de agentes de endemias, que há um mês vistoriam e fazem o trabalho informativo sobre a prevenção à dengue para os moradores do Parque São Vicente e imediações, se reúnem com agentes de Santo André para percorrer a área da divisa entre os dois municípios, a partir das 8h.

Já no sábado, as equipes vão fazer uma varredura contra a dengue no Jardim Feital, na região da Chácara Maria Aparecida e no entorno do Jardim São João, com agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, além do reforço do trabalho em conjunto com diversos setores da administração municipal.

O combate à dengue deve ser um compromisso de todos e a Prefeitura de Mauá tem feito a sua parte de forma permanente. Desde 08 de fevereiro está vigente o Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses. Toda semana, o colegiado se reúne para avaliar a situação em todos os territórios e traçar novas estratégias.

Ao longo de todo o ano, os Agentes de Combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, percorrem o município orientando moradores sobre a necessidade de acabar com os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Em 2024, já foram realizadas 32.385 mil visitas, que dependem muito da disponibilidade e da aceitação de cada morador, em abrir as portas de suas casas para os profissionais de saúde. 22.728 foram exitosas e outras 9.657 foram recusadas ou aos imóveis estavam fechados.

Os agentes fazem ações de bloqueio da transmissão, num raio de 200 metros de onde foram registrados casos suspeitos de dengue pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Moradores são orientados a tampar as caixas d’água, verificar as calhas, virar as garrafas com a boca para baixo, entre outras ações.

Até o momento, Mauá tem 2332 casos confirmados de dengue e um óbito.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *