A Prefeitura de Diadema está reforçando o atendimento educacional especializado com a convocação de 36 agentes de apoio à inclusão escolar, além do chamamento em andamento de mais 70 profissionais aprovados em concurso público. Eles atuarão diretamente com crianças com deficiência em sua maioria, crianças com autismo, nas unidades escolares.
Essa nova chamada de 70 agentes consolida a importância da educação inclusiva no município e reforça o compromisso com a valorização dos servidores concursados e a ampliação do atendimento especializado. Somados aos profissionais já convocados, o total chega a 106 agentes de apoio de escolar chamados somente neste ano para atuar na rede municipal.
A iniciativa visa garantir um acolhimento qualificado, seguro e inclusivo diante da importância do atendimento as famílias atípicas e do aumento das matrículas em Educação Especial, que, neste Censo Escolar, alcançará a marca de 2.300 estudantes matriculados em 2025, número superior ao registrado no ano anterior.
Além dos agentes de apoio, 6 professores de Educação Básica Especial já foram convocados, e a Prefeitura autorizou a contratação de 150 estagiários para atuação na inclusão, em parceria com instituições como UFABC, UNIFESP e CIEE — sendo que 48 já foram contratados diretamente.
“Estamos fortalecendo o cuidado com nossas crianças e famílias atípicas. Isso passa pela presença de profissionais preparados, por um ambiente acolhedor e por uma gestão comprometida com a inclusão”, destaca o prefeito Taka Yamauchi.
O secretário de Educação, Felipe Sigollo, ressalta a importância dessa convocação. “Esses agentes são fundamentais para garantir o suporte necessário dentro das salas de aula, facilitando a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com autismo. Investir em profissionais capacitados é assegurar que cada criança receba a atenção e o cuidado que merece.”
Além das convocações, entre as demais ações implementadas estão formações sobre os Planos de Ensino Individualizados (PEIs), ampliação do atendimento no Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) e o diálogo contínuo com a comunidade, que inclui reuniões com o grupo Mães de Autistas de Diadema e a participação institucional na inauguração do Centro TEA-SP, em São Paulo.
O município também está em busca de área e recursos para a criação de um Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Autistas. Na agenda inclusiva, a Prefeitura apoiou os eventos FAFA Verão e MADnique e integra os grupos de trabalho que organizam a Caminhada do Orgulho Autista, marcada para 29 de junho de 2025.
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
A Prefeitura de Diadema vai convocar 30 agentes de cozinha aprovados em concursos anteriores para atuarem nas unidades escolares da rede municipal de ensino. A medida tem como objetivo reforçar as equipes que se dedicam a preparação das merendas e lanches para os estudantes.
“Nosso compromisso é com a qualidade da educação e isso passa pela valorização de quem faz a escola acontecer no dia a dia. Estamos reforçando o quadro de profissionais para garantir mais dignidade e eficiência no atendimento aos nossos alunos”, destacou o prefeito Taka Yamauchi.
O chamamento dos aprovados se soma a outras ações estruturantes da atual gestão para melhorar o ambiente escolar, como a contratação de empresa especializada para os serviços de limpeza nas escolas, substituindo o antigo modelo da Frente de Trabalho, descontinuado por decisão judicial.
Com a nova empresa, os serviços de limpeza serão realizados por trabalhadores treinados e devidamente contratados, com equipamentos adequados e seguindo todas as normas de segurança e higiene. A medida visa garantir um ambiente mais limpo, seguro e acolhedor para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
Além disso, com a aprovação do programa “Ação nos Bairros” pela Câmara Municipal, as escolas também serão contempladas com serviços de manutenção, zeladoria e conservação realizados por bolsistas do programa.