A licitação do projeto básico da futura estação ABC da linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), conhecida também como Estação Pirelli, em Santo André, teve mais um avanço nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025.
A estatal publicou a seleção de três consórcios para o prosseguimento da concorrência ao concluir a verificação e julgamento dos documentos para habilitação (veja os nomes abaixo).
No dia 09 de maio de 2025, serão abertas as propostas técnicas.
Antiga reivindicação dos moradores de Santo André, a reativação da chamada Estação Pirelli, foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas em 08 de abril de 2024, no aniversário da cidade e terá mudanças em relação à estrutura original que foi inaugurada em 1° de março de 1943, ampliada em 1978 e definitivamente desativada em 2006:
– O novo local não será exatamente na antiga parada, mas próximo dela, mais perto do Shopping Atrium.
– A parada deve receber também a futura linha 14-Ônix, um projeto de ligação ferroviária entre Santo André, São Paulo e Guarulhos
– A licitação do sistema de ônibus de Vila Luzita, que segundo o prefeito Gilvan Júnior do Diário do Transporte sai ainda neste ano de 2025, deve já considerar os impactos da nova estação de trem. Além disso, o Plano de Mobilidade de Santo André também prevê o seccionamento de diversas linhas de ônibus municipais que não são do sistema de Vila Luzita na estação Pirelli.
Uma vez definido o vencedor, o projeto básico deve ficar pronto entre 15 e 18 meses.
Já as previsões mais exatas sobre a e entrega das obras da estação dependem exatamente deste projeto.
CONSÓRCIOS SELECIONADOS:
Consórcio Maubertec-Apta, composto pelas empresas Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda. E Arquiteto Pedro Taddei e Associados Ltda. – EPP;
Tylin Brazil Ltda;
Consórcio PB10, composto pelas empresas Multiplano Engenharia Ltda.; Modera Engenharia Ltda.; Sondotécnica Engenharia de Solos S.A.; Hidroconsult Consultoria, Estudos e Projetos Ltda. e Agência e Gerenciamento e Projetos Ltda
LINHA 14-ÔNIX:Inicialmente, a linha 14-Ônix foi pensada para ter 39 km de extensão, ser servida por 26 trens e ter 22 estações:
Em Guarulhos (três estações):
Bonsucesso
Pimentas
Sacramento
Em São Paulo (11 estações):
Hospital Jardim Helena
São Miguel Paulista
Vila Jacuí
Imperador
Cidade AE Carvalho
Corinthians-Itaquera
Hospital Santa Marcelina
Parque do Carmo
Rio das Pedras/Aricanduva
Jardim Itápolis
Sapopemba
Em Santo André (oito estações)
Parque Oratório/Nevada
Hospital da Mulher/Cidade dos Meninos
Jardim Sorocaba
ABC
Miguel Couto
Macedo Soares
Vila Luzita
Jardim Irene