Sabado, 27 de Abril de 2024

Consórcio ABC apresenta projeto de sinalização de mananciais em evento de aniversário da Billings

Diadema apresenta plano de recuperação ambiental da Billings
Por janete ogawa
27 de março de 2024 - Foto: Divulgação Consórcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou, nesta quarta-feira (27/3), projeto que irá implementar sinalização visual com alertas visando proteção das áreas de manancial na região. A iniciativa foi detalhada durante evento em comemoração ao aniversário de 99 anos da Represa Billings no Teatro Clara Nunes, em Diadema.

O objetivo do projeto é alertar a população sobre a importância da preservação das áreas de manancial, que representam mais de 50% do território do Grande ABC, conforme explicou o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente do Consórcio ABC, Paulo Henrique Borges de Oliveira.

A instalação dos equipamentos será realizada por meio de recursos do Governo do Estado, viabilizados por meio de projeto apresentado pela entidade regional ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que liberou R$ 1,9 milhão para a realização do trabalho.

As placas de sinalização serão produzidas em material ambientalmente ecológico, conhecido como madeira plástica, considerando a educação ambiental e a sustentabilidade. Com alta durabilidade, as estruturas apresentam grande resistência às intempéries, reduzindo os custos de manutenção. Além disso, não contam com componentes tóxicos na composição das tintas.

O evento em comemoração ao aniversário da Billings foi organizado pelo Subcomitê Billings Tamanduateí, que reúne representantes dos sete municípios do Grande ABC e da Capital.

A programação incluiu ainda palestras sobre temas como estudos e trabalhos realizados na região da Billings, relatório da qualidade das águas no reservatório, projetos referentes a usos sustentáveis nas áreas de mananciais, investimentos do Fehidro, entre outras.

 

 

 

Diadema apresenta plano de recuperação ambiental da Billings

Durante a comemoração dos 99 anos da criação da represa Billings, a Prefeitura de Diadema apresentou um Plano de Preservação Ambiental e Inserção Social para a região Sul da cidade propondo a realização de várias ações, entre elas a criação de uma agrofloresta e de uma horta comunitária, e de uma pequena fábrica para processar e vender os produtos desses dois empreendimentos. O evento, organizado pelo Subcomitê Billings-Tamanduateí, foi realizado na quarta-feira (27) no Teatro Clara Nunes.

O plano foi apresentado por Ricardo Perez, assistente da Secretaria de Governo de Diadema e representante da prefeitura no Subcomitê. “O plano tem a preocupação com a recuperação e preservação das áreas verdes, a criação de área turística e também a inserção da população nesses projetos para a garantia de trabalho e renda”, explicou.

Outra ação, que está sendo desenvolvida junto a Universidade de São Caetano, é a criação de uma escola de vela para que a população aprenda a velejar e também a construir e fazer manutenção de barcos. Existe também o projeto de recuperar a antiga área usada na procissão de Nossa Senhora dos Navegantes para a implantação de um atracadouro. “Aqui temos colocada a questão da recuperação ambiental de uma área degradada, aliada a questão socioeconômica de recriar a atividade turística, outra geradora de renda”, comentou.

O plano incorporou a criação do parque linear na área do Morungaba, que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Habitação, e vai servir de anteparo de preservação, impedindo construções irregulares. Durante o evento, a frente ambiental Viva a Billings apresentou o projeto de restauração náutica do Riacho Grota Funda. “A execução do plano será fundamental para preservar as áreas de mananciais da cidade”, comentou Ricardo Perez.

Já passou a hora

Virgílio de Farias, coordenador do Subcomitê Billings-Tamanduateí, disse que a legislação criou a represa Billings para gerar energia e também fazer o abastecimento de água potável para a população. “A Constituinte Estadual proíbe a reversão do rio Pinheiros para jogar esgoto na Billings, e apesar disso essa situação continua”.

Ele disse que o objetivo do seminário foi a apresentação de uma proposta de recuperação ambiental do reservatório, e espera que seja viabilizado. “Já passou a hora de iniciarmos um grande projeto de recuperação da água da represa e da área verde em seu entorno”.

Mário Reali, secretário de Governo, disse que é preciso parar com as agressões que a Billings vem sofrendo. “É preciso recuperar a água e garantir um abastecimento de qualidade”.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *