Quinta, 25 de Junho de 2026

Com 352 aletas, delegação de São Bernardo disputa os Jogos Regionais, em Praia Grande

GCM Ambiental de São Bernardo promove palestra de educação ambiental para alunos de EMEB no Batistini
Por janete ogawa
25 de junho de 2026 - Foto: Divulgação PMSBC

São Bernardo iniciou nesta quarta-feira (24/6) sua participação na 68ª edição dos Jogos Regionais, disputada na Praia Grande, litoral de São Paulo, com uma das maiores delegações da competição. Ao todo, a equipe da cidade conta com uma delegação formada por 409 integrantes, sendo 352 atletas, 47 membros de comissões técnicas e 10 profissionais de staff, o que reafirma a vocação esportiva do município e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do esporte em todas as suas vertentes.

Os representantes de São Bernardo irão competir em 18 das 24 modalidades previstas para o torneio, demonstrando a amplitude do trabalho realizado no esporte de alto rendimento e na formação de atletas. Os primeiros atletas do município entraram em ação já nesta quarta-feira nas disputas de xadrez, basquete e futsal, dando início a busca por medalhas e vagas para os Jogos Abertos do Interior, principal competição poliesportiva do Estado de São Paulo, que ocorre em outubro, na cidade de Votuporanga.

O prefeito Marcelo Lima reforçou o compromisso da gestão com o esporte, destacando o protagonismo da cidade nos Jogos Regionais. “São Bernardo acredita no esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento humano e transformação social. No ano passado, voltamos a figurar entre os três melhores municípios dos Jogos Regionais, resultado que demonstra esse avanço. E, mais uma vez, desejamos todo sucesso aos nossos atletas.”

“Chegamos aos Jogos Regionais com uma política pública voltada ao fortalecimento do esporte, à valorização dos atletas e à ampliação de oportunidades para jovens talentos. O município tem se destacado desde janeiro de 2025 pelos investimentos em infraestrutura esportiva, programas de formação e apoio às equipes competitivas, voltando a ser uma das principais potências esportivas do Estado”, celebrou Maurício Cardozo, secretário municipal de Esportes e Lazer.

REGIONAIS – Realizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os Jogos Regionais reúnem, neste momento, municípios da 1ª Região Esportiva, que engloba cidades do Grande ABC, Baixada Santista e Região Metropolitana: Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santo André, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Bernardo, São Caetano, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Neste ano, as disputas ocorrem em Praia Grande, que volta a sediar uma etapa da competição após mais de duas décadas. A cerimônia oficial de abertura será realizada nesta quinta-feira (25), às 19h, na Arena Torcida PG, com entrada gratuita para o público.

São esperados na cidade mais de 3 mil atletas de 19 municípios, que competirão por medalhas nas categorias sub-21 e livre em 24 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, biribol, bocha rafa, capoeira, ciclismo, damas, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os atletas e equipes campeões e vice-campeões se classificam automaticamente para os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que se dará de 8 a 18 de outubro, em Votuporanga.

 

 

 

GCM Ambiental de São Bernardo promove palestra de educação ambiental para alunos de EMEB no Batistini

A Guarda Ambiental, especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, realizou nesta terça-feira (23/6) palestra de educação ambiental para alunos da EMEB Octávio Edgard de Oliveira, no bairro Batistini. A atividade teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do cuidado com o meio ambiente.

No encontro com aproximadamente 150 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os agentes abordaram temas relacionados à conservação da fauna e da flora, proteção dos recursos hídricos e ao funcionamento da cadeia alimentar das espécies, explicando de forma didática como cada ser vivo desempenha um papel importante para o equilíbrio dos ecossistemas.

A palestra também reforçou a importância de atitudes sustentáveis no dia a dia, como o descarte correto de resíduos, a preservação das áreas verdes e o respeito aos animais silvestres, aproximando os estudantes das questões ambientais de forma lúdica e educativa.

O GCM 1º Classe P. Ferreira destacou que a conscientização ambiental desde a infância é fundamental para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação da natureza. “Durante a palestra, procuramos mostrar às crianças, de forma simples e dinâmica, como cada ser vivo tem um papel importante no meio ambiente e como pequenas atitudes do dia a dia podem contribuir para a preservação dos recursos naturais. Quando elas compreendem isso desde cedo, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e na comunidade.”

PROJETO – A atividade integra o projeto interdisciplinar “Cantando e Encantando” que envolve alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em ações que promovem cidadania, consciência social e sustentabilidade por meio de ações culturais, educativas e palestras sobre temas de interesse coletivo.

A vice-diretora Alessandra Godoy ressaltou a importância da parceria entre a escola e a Guarda Civil Municipal para ampliar o trabalho de conscientização desenvolvido com os estudantes. “A GCM, como um todo, e especialmente a Guarda Ambiental, é vista pela nossa comunidade escolar como uma grande aliada. Os alunos reconhecem os agentes como pessoas que contribuem para o aprendizado e para a formação de valores importantes, como o respeito ao próximo, à natureza e à vida em comunidade. Essas ações ajudam a despertar o interesse das crianças pelos temas trabalhados em sala de aula e deixam ensinamentos que elas levam para dentro de casa e para o futuro.”

O professor Girordan Correia dos Santos destacou o envolvimento dos alunos durante a atividade e a importância da aproximação entre a comunidade escolar e a Guarda Civil Municipal. “Foi muito gratificante ver, no olhar das crianças, a admiração e o carinho que elas têm pela GCM. Os alunos participaram, fizeram perguntas, tiraram dúvidas e aproveitaram muito esse momento de aprendizado. Além das orientações sobre meio ambiente, esse contato ajuda a mostrar que a segurança pública está próxima da comunidade e pode ser uma parceira no dia a dia. Espero que ações como essa alcancem cada vez mais escolas, porque fazem a diferença na formação das nossas crianças.”

AMBIENTAL – A iniciativa é um trabalho integrado da Guarda Ambiental junto à comunidade escolar, levando informações sobre meio ambiente e sustentabilidade aos estudantes do município. Além das ações educativas, a especializada atua na fiscalização de áreas protegidas, no combate aos crimes ambientais, no atendimento de ocorrências envolvendo animais silvestres e na proteção de importantes áreas ambientais da cidade, como a região da Represa Billings.

DENÚNCIAS – Para ajudar na proteção do meio ambiente, a população pode fazer denúncias sobre crimes ambientais, descarte irregular de resíduos ou maus-tratos a animais pelo telefone 153.

 

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *