O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, admitiu nesta terça-feira (29) que sabia das denúncias sobre fraude no INSS, mas observou não ter a dimensão do esquema que subtraía valores dos benefícios de aposentados e pensionistas.
– Eu praticamente fui surpreendido com o volume disso. Eu sabia que tinha uma denúncia aqui, outra acolá. A gente sempre soube, não vamos fingir… o 135 denunciava isso, a gente recebia queixa, a própria plataforma do INSS aparecia com algumas pessoas denunciando. Agora nesse quantitativo, com uma organização, com uma quadrilha verdadeira, eu tomei conhecimento agora e isso não pode continuar – alegou Lupi a jornalistas.
MAIS DE 740 MIL APOSENTADOS RECLAMARAM
Mais de 700 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo no primeiro semestre de 2024. Os dados constam em um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU).
As reclamações foram feitas em canais de atendimento do INSS. O número de beneficiários que registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo no primeiro semestre do ano passado chegou a 742.389.
Em 709 mil desses casos (95,6% do total), os aposentados informaram que não tinham autorizado previamente o desconto feito pelas associações direto da folha.