O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, está implantando nas 69 escolas municipais uma tecnologia com botão do pânico. A medida de segurança imediata é voltada para a comunidade escolar da cidade. O aplicativo, que está em fase final de ajustes, poderá ser acessado pelas equipes gestoras das escolas ligando-as diretamente ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e à Polícia Civil.
O prefeito explicou como deverá funcionar o botão do pânico escolar. “Ao ser acionado, imediatamente nosso CGE receberá um aviso de situação de emergência e viaturas das forças de segurança, formadas pela Guarda Civil Municipal e pelas Polícias Militar e Civil, serão encaminhadas diretamente à escola”, explicou Auricchio.
O prefeito também solicitou às autoridades de segurança do estado de São Paulo um reforço das polícias Civil e Militar para as ruas de São Caetano a fim de alocar GCMs nas unidades escolares. “Estamos realizando um amplo esforço para termos a Guarda Civil Municipal cuidando das escolas durante o período de aulas”, disse o prefeito.
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, ressaltou que o aplicativo é o mesmo que a Polícia Civil utiliza, o que agilizará seu funcionamento. “Poderemos ter o botão do pânico em breve, pois é necessário apenas o cadastramento das pessoas indicadas pela Secretaria de Educação para ter acesso ao acionamento do aplicativo”, complementou Lourival.
GCM reforça presença nas escolas de Ribeirão Pires
A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires iniciou nesta segunda-feira, dia 10, uma operação especial para reforçar a segurança nas escolas. O comando da corporação destinou 25 homens e oito viaturas para marcar presença constante nas instituições de ensino.
Além do patrulhamento convencional, fazem parte desta operação da ROMU, ROTAM e equipe do Canil da Guarda. “Estamos intensificando este trabalho preventivo nas unidades de ensino através do efetivo da GCM. Ainda nesta semana, teremos reuniões com as forças de segurança e gestores de ensino do Estado para estabelecer quais serão os novos protocolos de reforço à segurança escolar”, afirmou o prefeito Guto Volpi.
Profissionais da Secretaria de Educação também estão mobilizados para ampliar ações internas nas escolas e com a comunidade. A equipe do APSE, programa de Apoio Psicossocial Escolar, e orientadores educacionais traçaram novas estratégias para fortalecer a escuta e o acompanhamento de educadores e alunos.