A Prefeitura de São Caetano iniciou na terça-feira (28/5) a vacinação contra a covid-19 atualizada com a subvariante XBB.1.5, da variante Ômicron. A vacina XBB-Moderna substitui todas as vacinas utilizadas até o momento contra a covid-19.
Segundo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a recomendação de uso é para a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos), além da aplicação de dose de reforço para os grupos prioritários (idosos, pessoas com comorbidades e profissionais de Saúde, entre outros), totalizando cerca de 79,9 mil moradores.
A população de 5 a 59 anos, que não faz parte de nenhum grupo prioritário, não tem indicação para receber a vacina XBB-Moderna.
A atualização da vacina contra a covid-19 segue o que acontece, por exemplo, com o imunizante contra o Influenza, que a cada ano é formulado conforme a variante do vírus que está em circulação.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Super Centro de Saúde. Para receber a aplicação da dose, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.
Grupos que devem receber a imunização:
Crianças de 6 meses a 4 anos de idade (não vacinadas) – 2 doses, intervalo de 4 semanas entre as doses.
Crianças de 6 meses a 4 anos de idade (vacinação completa – três doses) – 1 dose, intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Crianças de 6 meses a 4 anos de idade (vacinação incompleta – a depender do número de doses já recebidas) – 1 ou 2 doses, intervalo de 4 semanas entre as doses.
Idosos com 60 anos ou mais – 1 dose a cada 6 meses, intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Gestantes e puérperas – 1 dose a cada 6 meses, intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Imunocomprometidos a partir de 5 anos – 1 dose a cada 6 meses, intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Trabalhadores da Saúde – 1 dose anual, intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Pessoas com comorbidade e deficiência permanente – 1 dose anual, intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
RIBEIRÃO PIRES
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (4) a vacinação contra a variante XBB da Covid-19. Serão imunizadas pessoas do grupo prioritário e crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, público-alvo incluído no Calendário Nacional de Imunização em janeiro deste ano. A monovalente XBB é uma versão atualizada do imunizante para a subvariante da ômicron.
Conforme o Calendário Nacional de Imunização, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que nunca foram vacinadas contra Covid-19 deverão receber duas doses da vacina XBB. Crianças com até 4 anos com esquema completo de 3 doses deverão receber mais uma dose da vacina. E crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos que nunca foram vacinadas deverão receber o esquema primário de três doses.
“Recomendamos que pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde para que profissionais da rede avaliem as cadernetas de vacinação e indiquem qual esquema vacinal deve ser realizado”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Bezerra.
Para os grupos prioritários, a vacinação passa a ser realizada anualmente, exceto para gestantes, puérperas, pessoas imunocomprometidas e pessoas com 60 anos ou mais, que devem procurar uma unidade para receber a dose a cada seis meses.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as 10 unidades de saúde de Ribeirão Pires. É fundamental comparecer com a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identidade.
Vacinação contra influenza segue até 28 de junho em Diadema
O município de Diadema segue a orientação da Secretaria do Estado da Saúde (SES) e prorroga a Campanha de Vacinação Contra Influenza até 28 de junho. Até lá, a dose estará disponível para pessoas a partir de seis meses de idade em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário da sala de vacina de cada Unidade.
A ação teve início em 25 de março. Pela baixa procura pela vacinação, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a campanha para toda a população a partir dos seis meses de idade. O objetivo é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia e sinusite, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.
Até o momento, foram aplicadas 77.105 doses do imunizante, sendo 38.790 vacinas para grupos específicos como criança, gestantes, puérperas, idosos e povos indígenas, representando cobertura vacinal de 47,7% do público alvo. Mesmo com a baixa cobertura, já que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95% dessa população, o índice está acima da cobertura regional (39,7%) e do estado de São Paulo (36,1%).
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins, ressalta a importância de se vacinar antes do inverno. “Estamos entrando em um período que aumentam os casos de doenças respiratórias. Por isso, quanto antes a pessoa se vacinar contra a influenza, evitará que fique gripada ou que a doença seja em uma intensidade menor, evitando complicações ou internações”, afirma.
Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Confira os endereços das unidades aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Dia D
A Prefeitura de Diadema vai abrir as 20 UBS no próximo sábado (08/06), das 8h às 16h30, para o Dia D de Vacinação contra Poliomielite, voltada para crianças de um a quatro anos de idade. Além do imunizante contra a paralisia infantil, serão disponibilizadas as vacinas do calendário oficial para demais públicos, entre elas a vacina da influenza.
Serviço:
Campanha de Vacinação contra Influenza
Prorrogada até 28 de junho de 2024, em todas as Unidades Básicas de Saúde
Dia D de Vacinação contra Poliomielite e demais vacinas do calendário oficial
08 de junho de 2024, das 8h às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde
Confira os endereços das UBSs em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.