Sabado, 10 de Maio de 2025

Shows e festas animam fim de semana na região

São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires reuniram
Por janete ogawa
7 de agosto de 2023 - Foto: PMRP

SÃO BERNARDO

A combinação de muito samba, animação, sol, calor e presença maciça do público marcou a apresentação neste domingo (6/08) do músico Dudu Nobre no palco da Chácara Silvestre, em São Bernardo. Grande destaque da programação dominical do parque, o show do sambista atraiu mais de 6 mil pessoas para o evento, que encerrou a 6ª edição da Virada Cultural, em meio às comemorações de aniversário pelos 470 anos da cidade.

A apresentação de Dudu Nobre contou com clássicos como “Feliz da Vida”, “Posso Até Me Apaixonar”, “No Mexe Mexe, No Bole Bole”, “Tempo de Don Don” e “A Grande Família”, hits que alavancaram a carreira do sambista como intérprete ou compositor. A maioria do repertório foi cantada em coro pelo público, que lotou o gramado do parque, com entrada gratuita. Os fãs do artista começaram a ocupar os espaços da Chácara logo nas primeiras horas da manhã, confirmando as expectativas.

Ovacionado no palco, Dudu Nobre agradeceu ao público pela presença e destacou a iniciativa da Prefeitura. “Feliz em estar aqui, tanta coisa bacana. Eventos como esses da Virada são de extrema importância, movimenta a cultura, o social e a economia. Considero necessária, e ainda dá a oportunidade para artistas locais mostrarem seus trabalhos, bem como alia a possibilidade de fazer encontro com outros nomes de projeção nacional”, disse o músico, ao lado do prefeito Orlando Morando.

O chefe do Executivo municipal frisou que o evento é patrocinado, medida que proporciona trazer artistas renomados para se apresentarem na cidade. “Dia gostoso para o lazer, entretenimento e cultura, diversão para toda a família. Feliz em presenciar essa alegria aqui na Chácara. Agradeço ao público e ao Dudu, que fecha a Virada em grande estilo.” Já o secretário de Cultura e Juventude de São Bernardo, Fran Silva, pontuou que o principal diferencial desta edição da Virada foi a descentralização das atrações. “Fizemos ações em diversos locais, não só na região central, descentralizada pelas bibliotecas, parques, espaços culturais e, hoje, encerramos com enorme adesão.”

O sambista finalizou a extensa programação da Virada Cultural de São Bernardo, que emplacou quase 40 atividades desde sexta-feira (4/08), dentro do cronograma realizado em parques, bibliotecas e outros espaços culturais. O primeiro dia, aliás, já contou com atrações de peso. Entre elas, roda de bate-papo sobre hip hop com o rapper Thaíde, um dos principais expoentes do gênero no País, além da Bgirl Thaísinha e do produtor Black Alquimista.

VIRADA – A programação, eclética, reuniu ainda desde apresentação de dança a contação de histórias e espetáculo teatral. A agenda de sábado (05/08) trouxe o show da Banda Porão 99, importante grupo de rock do Grande ABC, assim como oficina de desenho e recital de sax e violão, todos no Crec Pauliceia (Gentil Antiqueira). O Parque da Juventude, por sua vez, teve Corujão de skate, zumba e apresentações de Mario Rossi Band e a Bruligt Brusbend.

 

SÃO CAETANO

Milhares de famílias de São Caetano do Sul e da região mataram a saudade da tradicional Festa Italiana no fim de semana (5 e 6/8). Cerca de 35 mil pessoas compareceram ao Bairro Fundação nos dois primeiros dias para curtir o melhor da música e da gastronomia do País da Bota, nesta que é uma das maiores festas de rua do Brasil com esta temática.

“A Festa Italiana se consolida a cada ano como uma grande opção de lazer e de confraternização das famílias. Não tenho dúvidas de que essa 30ª edição será a maior, superando o recorde de público do ano passado (113 mil pessoas nos quatro fins de semana). Este é um patrimônio de São Caetano”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior durante a cerimônia de abertura, no sábado. Coral formado por alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer abrilhantou o evento.

O chefe do Executivo também deixou uma palavra de estímulo e agradecimento aos mil trabalhadores (300 voluntários e 700 colaboradores) que atuam na festividade. E lembrou que toda a verba arrecadada com a comercialização de comidas e bebidas fica com as 28 entidades assistenciais do município responsáveis pelas barracas – cada uma delas representando uma região da Itália.

“A Festa Italiana nos traz muitas lembranças. Chega agosto e a gente fica ansioso pelo clima gostoso de encontrar as pessoas”, observou o deputado estadual Thiago Auricchio, ao agradecer às entidades participantes. “Fazem a festa acontecer.”

A secretária estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativa, Marília Marton, representou o governador Tarcísio de Freitas na abertura. “Essa é uma festa extremamente tradicional e que fala muito sobre São Caetano. Embora já seja grandiosa e esteja consolidada, nós, do Governo do Estado, estamos à disposição da Prefeitura e poderemos estudar meios de contribuir para o seu crescimento.”

Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Muitas famílias inteiras curtiram a Festa Italiana no primeiro fim de semana. “A cada ano que passa está melhor, mais organizada, segura, divertida e com excelentes opções de comida”, ressaltou André Soares, de 39 anos. O morador do Bairro Olímpico aproveitou, inclusive, para levar a filha Thainá, de 6 anos, no brinquedão do Parque Província de Treviso. Isso enquanto ouvia boa música e degustava uma bela fogaça.

Aliás, a variedade de iguarias agrada todos os paladares, inclusive os mais exigentes. O cardápio da festa inclui 140 tipos de pratos salgados e 73 tipos de doces. O público tem a opção de consumir os alimentos caminhando pelas ruas, nas mesas das próprias barracas ou na grande praça de alimentação montada no Parque Província de Treviso. Sempre com conforto e em segurança.

Há monitoramento por câmeras de segurança e drones em toda a extensão da festa. Além disso, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalham em parceria para garantir a proteção do público – são 60 guardas e policiais por noite, e 11 agentes de trânsito para orientar os motoristas.

Quem não pôde comparecer no primeiro fim de semana não precisa se preocupar. A Festa Italiana seguirá por todos os sábados e domingos de agosto, sempre a partir das 18h, no Parque Municipal Província de Treviso (shows e praça de alimentação) e nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho (barracas com comidas e bebidas típicas).

“Juntos, vamos fazer da Festa Italiana de São Caetano a maior do Brasil”, projetou o presidente da Fundação Pró-Memória e da Comissão Organizadora do evento, Charly Farid Cury.

 

 

RIBEIRÃO PIRES

Em seu segundo fim de semana, o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires reuniu cerca de 72 mil pessoas que lotaram o Complexo Ayrton Senna, na área central da Estância. Demônios da Garoa, Ana Cañas e Paula Lima, o infantil Bob Zoom e o forró do Falamansa garantiram a animação do palco Família e mobilizaram a doação de toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires.

“Ribeirao Pires faz parte da nossa história, do nosso vínculo com a cidade. Hoje estou aqui com a família. É uma festa em que conseguimos unir o trabalho e o prazer em estar aqui. Daqui a pouco teremos que locar uma casa aqui. [Risos] Só temos que agradecer e retribuir”, disse o vocalista do Falamansa, Ricardo Cruz, conhecido como Tato.

Frequentadora assídua do Festival do Chocolate, Estela Rodrigues Ferraz, moradora de Rio Grande da Serra, não via a hora da festa voltar, principalmente agora, para trazer o seu filho Lucca Gabriel, 2 anos. “A pandemia quebrou um ciclo porque eu vinha em todas as edições. Fiquei muito feliz quando vi a programação com atrações infantis para o Lucca. Ele se divertiu pra caramba, dançou muito. Certeza de que estaremos aqui domingo que vem”, completou.

Além do Show do Bob Zoom no palco Família, as crianças puderam se divertir com a trupe do Chocolate com o Grupo “A Banda Toca” e grupo experimental de dança da EMARP; a parada do chocolate com a Banda Lira de Mauá e intervenção circense Elo Encantado; e grupo Resenha das Crianças.

“A música liberta e cura. Meu filho nasceu com uma condição rara de saúde – Hipertensão Arterial Pulmonar – e por conta disso tocar foi sempre uma brincadeira pra ele, desde a infância, já que haviam muitas limitações. Andamos com o oxigênio para todo canto, mas o sonho dele é esse e a gente vai atras”, comentou Neide Valentino, mãe do Caio, 15 anos, pandeiro do grupo Resenha das Crianças.
Outro destaque da tarde ficou por conta da equipe Paramotor de Ribeirão Pires. Quatro pilotos decolaram do Pico dos Esportes Radicais, ponto conhecido da Vila Gomes, e surpreenderam a todos com uma apresentação sobrevoando o Complexo Ayrton Senna e ‘lançando’ doces e brindes para o público presente.

 

Troca antecipada

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou, nesta segunda-feira, dia 07, a troca de ingresso antecipado para o último fim de semana do 14° Festival do Chocolate com 14 pontos de troca distribuídos pela Estância e Grande ABC. O público já pode garantir as entradas para as apresentações de Henrique & Diego (11/08 – 21h), Gian & Giovani (12/08, 21h), Biquini Cavadão (13/08, 21h) e a atração infantil Mundo Kaboo (13/08 – 15h).

Em seu segundo fim de semana, o 14° Festival do Chocolate reuniu cerca de 72 mil pessoas que lotaram o Complexo Ayrton Senna e prestigiaram no Palco Família, os shows de Demônios da Garoa, Ana Canãs, Paula Lima e Falamansa, além de Bob Zoom que agitou a criançada.

Até quinta-feira, os ingressos estarão disponíveis em todos os 14 pontos de trocas, mas na sexta-feira (11), as trocas serão realizadas apenas no Centro de Treinamento Vereador João Netto e no Complexo Ayrton Senna, a partir das 18h.

O ingresso é necessário apenas para as atrações principais, no Palco Família – Espaço Multicultural. A parte gastronômica, artesanato e Palco Futuro – com atrações regionais – tem acesso livre ao público.

Entrada solidária – Cada ingresso será trocado por 2kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), 2 litros de leite ou 2 litros de óleo, ou 2kg de ração para pet. Todos os donativos arrecadados serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade da Estância, que distribuirá os itens arrecadados às entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para atrações infantis, os ingressos serão necessários para crianças acima de dois anos de idade. No dia de cada show, haverá troca de alimentos na entrada do Complexo Ayrton Senna, onde acontecerá o evento.

Pontos de troca de ingressos:

Di Gaspi
Rua Dr. João Batista Rocha, 50 – Centro
Segunda a sábado, das 9h às 19h
Tel: (11) 4823-3727

Coop – Centro Alto (RP)
Av. Santo André, 735 – Centro Alto
Segunda a sábado, das 8h às 22h

Coop – Humberto de Campos (RP)
Av. Humberto de Campos, 3499, Vila Bocaina
Segunda a sábado, das 8h às 22h

Paço Municipal de Ribeirão Pires
Rua Miguel Prisco, 288 – Centro
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel: (11) 4828-9800

CTT Ver. João Netto (SEJEL)
Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 Jd. Itacolomy
Segunda a sexta, das 8h às 17h30
Tel: (11) 4824-1326

Secretaria Regional de Ouro Fino
Rodovia Índio Tibiriçá, 2810 – Represa
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel: (11) 4822-2062

CRAS – Jardim Caçula
Rua Fagundes Varela, 7
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel: (11) 4828-1327

Fundo Social de Solidariedade
Av. Francisco Monteiro, 2940, Santa Luzia
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel: (11) 4827-8555

CTT – Parque Aliança
Rua Paraná, 1011 B- Parque Aliança
Segunda a sexta, das 8h às 16h

CEU – Quarta Divisão
Estrada do Sapopemba, 5.055 – Quarta Divisão
Das 8h às 17h
Tel: (11) 4824-7052

Centro Comercial Nardelli
Rua do Comércio, 115 – Centro
Segunda a sábado, das 9h às 19h

MAUÁ

Coop – Barão de Mauá
Av. Barão de Mauá, 1389 – Centro, Mauá
Segunda a sábado, das 8h às 22h

Coop – Itapark
Av. Itapark, 2261 – Jardim Itapark, Mauá
Segunda a sábado, das 8h às 22h

SANTO ANDRÉ

Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Santo André
Segunda a sexta, das 8h às 17h

 

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *