Sabado, 27 de Junho de 2026

Gilvan conclui reforma administrativa que vai gerar economia de R$ 5 milhões aos cofres públicos

Santo André recebe representantes de Indaiatuba para apresentar modelo de educação para a mobilidade
Por janete ogawa
26 de junho de 2026 - Foto: Divulgação PSA

A Prefeitura de Santo André efetivou reforma administrativa que reorganiza a estrutura do Executivo municipal, fortalece a integração entre áreas estratégicas, reduz custos e amplia a eficiência da gestão pública. A medida prevê a extinção de três secretarias, gerando uma economia estimada em R$ 5 milhões aos cofres municipais.

Os recursos economizados serão integralmente destinados à construção do Super Especialidades, novo centro especializado para atendimento de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso da administração municipal de transformar a eficiência da máquina pública em investimentos diretos para a população. O equipamento vai ocupar a estrutura atualmente desativada dentro do complexo da Fundação ABC, onde funcionava anteriormente a casa de apoio à criança com câncer.

Diego Cabral assume a Secretaria de Saúde, em substituição a Edson Salvo Melo, que passa a comandar a Secretaria de Administração, Inovação e Tecnologia A mudança busca fortalecer a modernização da gestão pública e ampliar a integração entre inovação, tecnologia e prestação de serviços.

A Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico passa a ser denominada como Secretaria de Governo e incorpora a estrutura da extinta Secretaria de Relações Políticas e Institucionais. A pasta segue sob comando de José Antônio Acemel.

A área de Comunicação incorpora a gestão de eventos oficiais, dando origem à Secretaria de Comunicação e Eventos, que ficará sob a responsabilidade de Fernando Trindade. Desta forma, a Secretaria de Cerimonial, Lazer e Gestão de Eventos deixa de existir.

Na área financeira, Reinaldo Messias da Silva assume a Secretaria de Finanças e Planejamento Estratégico, acompanhando a unificação da Secretaria da Receita e Captação de Recursos, pasta que já comandava, e que deixa de existir.

Eduardo Leite passa a comandar a Secretaria de Assistência Social, que estava a cargo de Ana Cláudia de Fabris, que, por sua vez, assume a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que vinha sendo conduzida por Eduardo Leite. A reorganização busca fortalecer a articulação entre as políticas públicas voltadas à inclusão e à proteção social.

Por fim, Ivo de Lima, que comandava a extinta Secretaria de Relações Políticas e Institucionais, passa a gerenciar o Instituto de Previdência de Santo André (IPSA).

“Esta reforma administrativa foi construída com responsabilidade e tem um objetivo muito claro: tornar a Prefeitura mais eficiente, integrada e preparada para entregar resultados à população. Estamos reduzindo estruturas e fortalecendo a atuação entre as secretarias, sempre preservando a qualidade dos serviços públicos. Mais importante do que a economia de R$ 5 milhões é o destino desses recursos. Estamos transformando a eficiência da gestão em investimento direto na saúde, com a construção do Super Especialidades, um equipamento que vai ampliar o atendimento especializado para crianças e adolescentes de Santo André”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.

A proposta integra o processo de modernização administrativa conduzido pela Prefeitura de Santo André e tem como objetivo tornar a gestão mais eficiente, reduzir sobreposições de competências, fortalecer a atuação integrada entre as secretarias e garantir maior agilidade na prestação dos serviços públicos, assegurando que a economia obtida com a reforma seja revertida em investimentos estruturantes para a cidade.

 

 

 

Santo André recebe representantes de Indaiatuba para apresentar modelo de educação para a mobilidade

 

Santo André recebeu nesta sexta-feira (26) uma comitiva da Prefeitura de Indaiatuba para uma visita técnica ao Centro de Educação para a Mobilidade (CEM), localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e apresentar a estrutura, a metodologia e as atividades desenvolvidas no equipamento, referência em educação para o trânsito.

Participaram da visita a agente de trânsito Fabiana da Silva Amado, o agente de trânsito André Evangelista Martins da Silva e o coordenador de Educação para o Trânsito de Indaiatuba, Marcos Antônio Apolinário Alonso. A equipe conheceu de perto o funcionamento da minicidade de trânsito, os recursos pedagógicos utilizados nas atividades e a forma como Santo André desenvolve ações voltadas à conscientização de crianças e adolescentes sobre segurança viária e cidadania.

“A visita técnica promoveu a troca de experiências para conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas no local. O que vimos aqui certamente contribuirá como referência para a implantação e o funcionamento do Parque da Mobilidade de Indaiatuba, que está em fase de construção e será destinado ao atendimento das escolas, fortalecendo as ações de educação para o trânsito”, destacou Marcos Antônio Apolinário Alonso, coordenador de Educação para o Trânsito de Indaiatuba.

CEM – Instalado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, o CEM é um dos principais equipamentos voltados à formação de cidadãos mais conscientes no trânsito. O espaço conta com uma minicidade que reproduz o ambiente urbano, incluindo ruas, cruzamentos, semáforos, faixas de pedestres, ciclovias e sinalização horizontal e vertical, permitindo que os participantes vivenciem situações reais de circulação de forma segura e interativa.

Além da estrutura externa, o Centro de Educação para a Mobilidade dispõe de salas multiuso para palestras, oficinas e atividades educativas que complementam o aprendizado prático. As visitas são realizadas mediante agendamento para escolas das redes pública e privada, integrando uma política permanente da Prefeitura de Santo André de promoção da educação para a mobilidade e da cultura de paz no trânsito.

“O Centro de Educação para a Mobilidade de Santo André se consolidou como uma referência em educação para o trânsito, recebendo visitantes de diversas cidades interessadas em conhecer nosso trabalho. É motivo de orgulho ver que a metodologia desenvolvida aqui está inspirando novos projetos, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e promover um trânsito cada vez mais seguro em todo o Estado”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *