Sabado, 27 de Junho de 2026

Canil da GCM de RP leva projeto “Cão Amigo” do Proerd e agita formatura

PEPTA recebe alunos da EE Dom José Gaspar para apresentar funcionamento da administração pública
Por janete ogawa
26 de junho de 2026 - Foto: Divulgação PMRP

Em Ribeirão Pires, o projeto “Cão Amigo”, da Guarda Civil Municipal, participou nesta quinta-feira (25) da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizada no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro. A cerimônia reuniu mais de 200 alunos e seus responsáveis, contando com apresentações do trabalho do Canil e palestra sobre respeito e convivência.

Durante as atividades, a equipe do Canil realizou demonstrações de agilidade, busca e faro, além de exercícios de obediência e simulações de situações reais em que os cães auxiliam a GCM em operações de segurança. Também foi promovida palestra abordando temas como respeito aos pais, aos mais velhos e a importância da convivência cidadã.

Iniciado em junho de 2025, o projeto já atendeu escolas municipais, estaduais e particulares. Com o sucesso da iniciativa, as ações foram ampliadas para outros serviços, incluindo clínicas que atendem crianças com TEA, além de participação em eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), entre outros.

 

 

 

 

PEPTA recebe alunos da EE Dom José Gaspar para apresentar funcionamento da administração pública

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Programa de Educação Patrimonial, Turístico e Ambiental (PEPTA), recebeu, na última quinta-feira (25), alunos do curso técnico de Administração da Escola Estadual Dom José Gaspar para uma visita aos principais espaços administrativos do município. A atividade proporcionou aos estudantes uma experiência prática sobre o funcionamento da administração pública e a importância dos órgãos municipais na prestação de serviços à população.

Durante o roteiro, os participantes conheceram o Paço Municipal, o Centro Histórico Literário Ricardo Nardelli (CHL), o Mirante da Torre do CHL e o gabinete do prefeito, onde puderam entender de forma mais próxima como são desenvolvidas as atividades da gestão pública e a organização dos serviços municipais.

Ao longo da visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes setores da Prefeitura e compreender como funciona a estrutura administrativa responsável pelo planejamento, organização e execução das políticas públicas no município. Além de conhecer os espaços, os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre as atribuições de cada área e a rotina de trabalho dos servidores públicos.

No CHL, a ação contou ainda com a participação do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação que apresentou aos alunos o “Mundo dos Insetos” como parte das ações do PEPTA.

A passagem pelo Centro Histórico Literário Ricardo Nardelli também permitiu aos participantes conhecer um dos mais novos pontos turísticos e culturais da cidade com a visita ao Mirante da Torre proporcionou uma vista privilegiada do município e reforçou a importância da preservação dos espaços históricos e turísticos de Ribeirão Pires.

Encerrando o roteiro, os estudantes conheceram o gabinete do prefeito, onde tiveram contato com o espaço destinado às principais decisões administrativas da cidade, ampliando a compreensão sobre o papel do Poder Executivo Municipal.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *