Os dados detalhados apontam que, entre janeiro e maio de 2026, foram registradas 60 ocorrências, contra 87 no mesmo período de 2025. O resultado faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura, que envolvem programas de Educação para o Trânsito em parceria com o Detran-SP, além do reforço permanente nas ações de fiscalização e manutenção.
“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, estamos falando de educação, fiscalização, planejamento urbano e conscientização permanente. Estamos no caminho certo e queremos a cada mês reduzir ainda mais e que Ribeirão Pires tenha um trânsito ainda mais seguro”, disse o prefeito Guto Volpi
Na área de educação para o trânsito, a Prefeitura de Ribeirão Pires inovou com a entrega do jogo Trânsito Legal para alunos do 1º ao 6º ano das redes municipal, estadual e particular. O jogo de tabuleiro, inspirado no estilo banco imobiliário, estimula de forma lúdica o aprendizado sobre regras e comportamentos seguros no trânsito.
A iniciativa integra o programa permanente de Educação para o Trânsito do município, que também contempla projetos como o Brincando de Trânsito e o CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade, levando ações educativas e orientações de segurança viária a diferentes regiões da cidade.
As ações de infraestrutura voltadas à segurança viária também avançaram no município. Ao longo do último ano, a Prefeitura vem realizando melhorias em sinalização vertical e horizontal, com serviços de pintura viária, revitalização de faixas, substituição e instalação de placas, além de intervenções em ruas estratégicas da cidade.