O Grande ABC participou nesta semana do 1º Integra-T – Encontro de Estâncias, Municípios de Interesse Turístico, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O evento, realizado em 22 e 23 de junho (segunda e terça-feira) em Águas de São Pedro e São Pedro, reuniu gestores públicos, instâncias de governança, iniciativa privada, instituições de ensino e especialistas para debater o fortalecimento do turismo no estado.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a gestão turística municipal e regional, promovendo a troca de experiências, a capacitação técnica e a articulação entre os diversos atores que compõem o ecossistema do turismo.
A programação abordou temas estratégicos como governança e fortalecimento das instâncias de turismo, planejamento e continuidade administrativa, captação de recursos, articulação intermunicipal, sustentabilidade e turismo regenerativo. Também foram discutidos inovação, tecnologia e o uso de inteligência artificial aplicada ao setor, além dos impactos das mudanças climáticas e a resiliência dos destinos turísticos.
A região foi representada por Talyta Nunes de Castro, presidente do Fórum Regional de Turismo do Grande ABC – Instância de Governança Regional (IGR) ABC Tur.
“A participação do Grande ABC no Integra-T reforça o compromisso da região com o fortalecimento do turismo regional, alinhado às diretrizes estaduais e às boas práticas de gestão e integração entre os municípios”, destacou Talyta.
O encontro foi realizado em parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ribeirão Pires participa do Integra Turismo SP e fortalece articulação com municípios paulistas
A comitiva de Ribeirão Pires contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Emerson Gilarde; do assessor especial de governo Cláudio Deberaldini; da presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Tatiane Querriquelli; do vice-presidente do Conselho, Hamilton Antônio Rodrigues de Souza; além da diretora do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Talyta Nunes Castro.
O Integra Turismo SP foi criado com o objetivo de promover a integração entre os municípios paulistas, fortalecer a governança regional e aproximar gestores e lideranças das ações desenvolvidas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Durante os dois dias de programação, os participantes acompanharam palestras, painéis e apresentações de boas práticas adotadas em diferentes cidades, além de debater estratégias para o fortalecimento do turismo regional, a qualificação dos destinos e a ampliação das oportunidades de desenvolvimento econômico por meio da atividade turística.
A presença da delegação de Ribeirão Pires reforça o compromisso do município com a busca constante por conhecimento, inovação e troca de experiências que possam contribuir para o crescimento do setor turístico local. O evento também proporcionou oportunidades de networking e aproximação com representantes de diversas regiões do Estado, favorecendo a construção de parcerias e o compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas.
Para o secretário de Turismo de Ribeirão Pires, Emerson Gilarde, a participação em encontros como o Integra Turismo SP é fundamental para acompanhar as diretrizes estaduais e fortalecer o planejamento turístico do município. “Esses espaços permitem a troca de experiências entre gestores, a atualização sobre programas e projetos do Estado e a construção de conexões importantes para o desenvolvimento do turismo regional”, destacou.
A Estância Turística de Ribeirão Pires tem sido um dos destaques do estado de São Paulo no tema, tendo inclusive conquistado a oitava posição entre as estâncias paulistas no último ranking promovido pelo Governo do Estado.