A concessionária de trens de carga MRS Logística foi autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), do Governo Federal, a realizar desapropriações de imóveis para construir um viaduto rodoviário nas proximidades da “nova estação” de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista.
A intervenção será no km ferroviário 41+500 do Ramal Santos/Jundiaí, situado na área urbana de Rio Grande da Serra (SP), próximo à divisa com o bairro Ouro Fino, região da Av. Jean Lie Vuichens e das imediações da atual estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, da linha 10-Turquesa.
A autorização é da Sufer – Superintendência de Transporte Ferroviário, de 29 de maio de 2026, mas o documento foi publicado em Diário Oficial da União no dia 18 de junho de 2026.
O Diário do Transporte detalha a informação.
De acordo com a decisão 52 da Sufer, a MRS Logística S.A. também foi autorizada a invocar o caráter de urgência no processo de desapropriação.
Segundo o documento oficial, esse regime de urgência não exime a transportadora de indenizações e ter de conseguir todas as licenças ambientais.
O acesso vai eliminar passagem de nível e facilitar tráfego de ônibus e carros no local e faz parte do projeto de remodelamento da estação e dos acessos.
A “nova estação de Rio Grande da Serra” fica a cerca de 200 metros das plataformas atuais. O projeto está estimado em R$ 350 milhões e incluiu um terminal de ônibus integrado tanto para os coletivos municipais da Viação Talismã como os metropolitanos da NEXT Mobilidade. A conclusão é prevista para até 2030.
A construção é prevista no 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da MRS Logística S.A.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes