Quarta, 24 de Junho de 2026

Tecnologia e sustentabilidade marcam agenda do Grande ABC na Unicamp

Câmara de São Bernardo celebra os 35 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Por janete ogawa
24 de junho de 2026 - Foto: Divulgação Consórcio

Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC realizaram, nesta terça-feira (23/6), uma visita técnica à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, para conhecer iniciativas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes, inovação urbana e transição energética. A agenda teve como objetivo identificar experiências e tecnologias que possam contribuir para a modernização da infraestrutura urbana e para o desenvolvimento sustentável dos municípios da região.

A programação, realizada pelo Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (Cepil) incluiu apresentações de projetos desenvolvidos pela universidade nas áreas de iluminação pública inteligente, gestão de dados urbanos, eficiência energética e mobilidade sustentável. Entre as iniciativas apresentadas estão ferramentas de mapeamento e diagnóstico de redes de iluminação pública, sistemas de agrupamento e monitoramento de dados, além de plataformas de telegestão capazes de acompanhar, em tempo real, o funcionamento de cada luminária.

A comitiva também conheceu o novo sistema de iluminação inteligente, que substituiu aproximadamente 2.500 luminárias convencionais por equipamentos de LED de alta eficiência energética. Além de proporcionar uma redução de cerca de 70% no consumo de energia, a estrutura funciona como uma plataforma tecnológica capaz de integrar sensores, câmeras, radares e outras aplicações voltadas à gestão urbana.

Outro destaque da visita foi a apresentação da CampusGrid, microrrede de energia instalada na universidade que reúne tecnologias de geração, armazenamento e distribuição autônoma de eletricidade. O sistema permite o funcionamento independente de parte da rede em situações de interrupção do fornecimento convencional e serve como ambiente de demonstração para soluções ligadas à transição energética.

A agenda incluiu ainda a apresentação de postes inteligentes equipados com sistemas de monitoramento, conectividade e internet das coisas (IoT), além de soluções voltadas ao abastecimento energético de veículos elétricos.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, destacou que a integração entre academia, poder público e agências de desenvolvimento é fundamental para acelerar a implementação de soluções inovadoras nas sete cidades. “O Grande ABC busca referências que possam ser adaptadas à realidade dos nossos municípios, promovendo desenvolvimento sustentável com responsabilidade fiscal e impacto positivo direto para a população”, afirmou.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC e presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Silva, as experiências apresentadas mostram que é possível integrar tecnologia, eficiência energética e gestão inteligente de dados. “A iluminação pública inteligente, aliada à coleta e análise de dados em tempo real, abre um novo horizonte para a gestão urbana, permitindo decisões mais rápidas, eficientes e econômicas”, ressaltou.

 

 

 

 

Câmara de São Bernardo celebra os 35 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

A Câmara Municipal de São Bernardo  realizou, na noite desta terça-feira (23/6), uma Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, reunindo autoridades, gestores públicos, servidores e representantes da sociedade civil para celebrar a trajetória da entidade que se tornou referência nacional em cooperação regional.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi; do vice-prefeito de Mauá, João Veríssimo, o Juiz João, do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva; e do presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, Danilo Lima.

Durante o evento, foi destacada a importância histórica do Consórcio na articulação de políticas públicas conjuntas entre os sete municípios do Grande ABC, consolidando ações regionais em áreas como saúde, segurança pública, mobilidade, habitação, meio ambiente, desenvolvimento econômico e direitos humanos.

Em seu pronunciamento, Guto Volpi ressaltou que os 35 anos da instituição representam uma construção coletiva que atravessa diferentes gestões e gerações de servidores públicos.

“O Consórcio ABC é uma das maiores demonstrações de que o diálogo e a cooperação entre os municípios geram resultados concretos para a população. Celebrar esta trajetória é reconhecer todos aqueles que contribuíram para transformar a integração regional em uma política pública permanente”, afirmou Guto.

O presidente também destacou os desafios futuros da região e reforçou o compromisso da atual gestão com agendas estratégicas para o desenvolvimento regional, incluindo o fortalecimento das políticas de cultura e turismo como instrumentos de geração de emprego, renda e valorização da identidade do Grande ABC.

Reconhecimento a quem construiu a história

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a homenagem a profissionais, gestores e representantes de Grupos de Trabalho (GTs) que contribuíram para projetos e iniciativas importantes ao longo da história do Consórcio.

Foram homenageados representantes das áreas de saúde, segurança pública, educação, meio ambiente, habitação, turismo, gestão de riscos, memória regional, igualdade racial, diversidade sexual e políticas para as mulheres.

Também houve uma homenagem especial em memória de Fernando Bonísio, que teve destacada atuação na coordenação do Grupo Temático de Turismo e contribuiu para o fortalecimento da agenda turística regional – ele faleceu no ano passado.

Homenagem aos servidores

Encerrando a cerimônia, o Consórcio ABC prestou uma homenagem coletiva aos seus servidores de carreira, reconhecendo o papel desempenhado por esses profissionais na continuidade e fortalecimento da instituição ao longo de mais de três décadas.

O momento emocionou os presentes e simbolizou o reconhecimento à dedicação daqueles que ajudaram a consolidar o Consórcio como uma das mais importantes experiências de governança regional do Brasil.

Criado em 1990, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, atuando na construção de soluções conjuntas para os desafios e oportunidades da região.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *