Quarta, 24 de Junho de 2026

São Bernardo obtém Selo Caixa Gestão Sustentável

Certificação reconhece cidades que adotam ações de governança, responsabilidade social e sustentabilidade; entrega ao governo Marcelo Lima ocorreu em ato nesta segunda-feira (22/6), no Paço
Por janete ogawa

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, recebeu oficialmente nesta segunda-feira (22/06), o Selo Caixa Gestão Sustentável, certificação concedida pela Caixa Econômica Federal a municípios que se destacam pela adoção de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Ambiental, Social e Governança). A entrega, realizada no Paço Municipal, representa mais um reconhecimento ao governo do prefeito Marcelo Lima pelo trabalho de modernização administrativa, transparência e responsabilidade na condução das políticas públicas.

Desenvolvido pela Caixa, o selo, dentro da classificação Topázio, avalia mais de 20 indicadores relacionados à gestão municipal, contemplando critérios ligados à governança, planejamento, responsabilidade fiscal, sustentabilidade ambiental, inclusão social e eficiência na prestação de serviços públicos. O reconhecimento é concedido às cidades que comprovam, por meio de dados públicos e indicadores oficiais, a adoção de práticas alinhadas aos princípios de desenvolvimento sustentável e gestão responsável.

“Receber o Selo Caixa Gestão Sustentável é uma demonstração de que São Bernardo está avançando no caminho certo. Estamos construindo uma cidade cada vez mais moderna, transparente e eficiente, com responsabilidade fiscal, compromisso social e respeito ao meio ambiente. Esse reconhecimento é resultado de muito planejamento, trabalho técnico e dedicação de toda a equipe da Prefeitura para entregar serviços de qualidade à população e preparar a cidade para o futuro, sempre pensando na melhoria da vida das pessoas”, afirmou o prefeito Marcelo Lima, frisando, ainda, que a certificação traz credibilidade para atrair investimentos privados.

O ato de entrega do selo contou com a presença da superintendente regional da Caixa no ABC, Maria Claudia Casselli e do superintendente de Governo da instituição, Cezar Arruda, além de representantes da instituição financeira e autoridades municipais. Durante a concessão do prêmio, Maria Casselli reforçou que o crescimento do município em diversos fatores foi responsável pelo resultado positivo. “A cidade de São Bernardo tem o reconhecimento da excelência desta gestão, por isso, estamos reforçando a parceria com a Prefeitura. Esperamos que o município cresça ainda mais, o que trará ainda mais benefícios para São Bernardo”.

 

RECONHECIMENTO – A certificação traz benefícios concretos para o município. Além do reconhecimento institucional, São Bernardo passa a ter acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços oferecidos pela Caixa, ampliando oportunidades para captação de recursos e fortalecimento de projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento da cidade.

A conquista se soma a uma série de avanços promovidos pela administração municipal na área de gestão pública, incluindo a melhoria dos indicadores fiscais, o fortalecimento da capacidade de investimentos, a modernização de processos internos e a ampliação de políticas voltadas à sustentabilidade e à inclusão social.

Para a secretária municipal da Fazenda, Tatiana Rebucci, o selo fortalece a credibilidade de São Bernardo junto a instituições financeiras, órgãos de controle e investidores, consolidando o município como referência em governança pública e planejamento estratégico. “O reconhecimento reforça também o compromisso da Prefeitura com uma administração pautada pela eficiência, pela transparência e pela utilização responsável dos recursos públicos, tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida da população e a promoção do desenvolvimento sustentável do município.”

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *