Terça, 23 de Junho de 2026

São Bernardo reforça ações de coleta seletiva com instalação de 150 lixeiras no Paço Municipal

Em São Bernardo, Caravana da Regularização Fundiária ultrapassa 5,5 mil atendimentos em comunidades
Por janete ogawa
23 de junho de 2026 - Foto: Brenner Oliveira/PMSBC

O Programa SBC Sustentável – Ações de Sustentabilidade e Cuidados Ambientais nos Próprios Municipais, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, reforçou a partir desta segunda-feira (22/6) as ações para avançar com a coleta seletiva nos prédios públicos de São Bernardo. Lançado em agosto de 2025 pelo prefeito Marcelo Lima para colocar a administração como ponta de lança em iniciativas de proteção ambiental na cidade, o programa escolheu o Paço Municipal para a instalação de cerca de 150 lixeiras nos 19 andares do prédio.

O início da instalação foi marcado por ato realizado no gabinete do chefe do Executivo, que recebeu as primeiras lixeiras para o descarte correto de materiais recicláveis, inclusive como forma de incentivar os servidores e ampliar o volume de coleta seletiva. O prefeito Marcelo Lima lembrou que os primeiros meses da ação dentro da administração gerou resultados importantes, com redução de custos para a Prefeitura e pagamento de bônus a profissionais que atuam nos serviços de copa e limpeza.

“A economia é boa para a Prefeitura, mas, acima de tudo, simboliza o compromisso com o futuro de São Bernardo, com a integridade ambiental, a eficiência administrativa e o bem-estar das próximas gerações. A redução de despesas para a Prefeitura em 2025 resultou no pagamento do primeiro bônus para quem trabalha na copa e limpeza de prédios públicos. E quanto mais economizarmos, mais esse valor pode aumentar”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

Também participaram do ato os secretários de Meio Ambiente, Ronaldo Perrucci, e de Serviços Urbanos, Luís Bortoletto, assim como profissionais das duas pastas. Cinco representantes da equipe de Educação Ambiental da empresa responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo em São Bernardo, que participam de ações de orientação sobre coleta seletiva na cidade, têm atuado em conjunto com a Secretaria nos próprios municipais.

 

AVANÇO – A entrega das lixeiras faz parte de um processo que começou com visitas às secretarias, e que agora avança para a implantação e/ou melhoria da coleta seletiva no dia a dia do serviço público, o que inclui capacitar os servidores para a separação correta dos resíduos. Além disso, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre as secretarias em torno das práticas de sustentabilidade.

“A criação do programa tem como foco central implementar práticas que possam resultar em menor custo operacional para a Prefeitura, como redução no uso de copos plásticos descartáveis, diminuição do desperdício de materiais de escritório, responsabilidade no uso de água e energia elétrica, entre outras medidas que ajudam a diminuir gastos e desperdício. Isso permite também aumentar o volume de material destinado às duas cooperativas de reciclagem do município e, por consequência, a renda dos trabalhadores”, destacou Flávia Massimetti, diretora de Gestão Ambiental da Secretaria.

Além da colocação de lixeiras, a Secretaria vai distribuir materiais do Programa SBC Sustentável, como canecas ecológicas, de modo que os servidores deixem de utilizar copos descartáveis. A iniciativa integra conjunto mais amplo de ações sustentáveis nos próprios municipais, que já resultou em economia de recursos com insumos de copa e limpeza.

“Esse programa de sustentabilidade nos próprios municipais é muito significativo, porque coloca a Prefeitura como exemplo daquilo que pedimos à população: separar e destinar corretamente os resíduos recicláveis. Esse cuidado dentro de casa também já trouxe resultado concreto: a economia gerada com a redução de insumos nos próprios municipais permitiu, inclusive, o pagamento de bônus a servidores”, pontuou Ronaldo Perrucci, secretário de Meio Ambiente de São Bernardo.

 

BÔNUS – O pagamento de bônus a servidores da copa e limpeza, anunciado no lançamento do programa, em agosto, quando o prefeito Marcelo Lima propôs um pacto pela economia e sustentabilidade nos próprios municipais. Ali, assumiu o compromisso de repassar 30% do que fosse economizado, a partir da colaboração de todos os servidores da Prefeitura. O resultado da economia alcançada no Paço Municipal resultou no pagamento de R$ 418,55 a cada um dos 460 servidores que atuavam em atividades de copa e limpeza no exercício de 2025.

 

 

 

 

Em São Bernardo, Caravana da Regularização Fundiária ultrapassa 5,5 mil atendimentos em comunidades

Moradores de São Bernardo que possuem imóveis em áreas contempladas pelo avanço do ‘Aqui é Meu Lugar’, programa da Prefeitura que está legalizando assentamentos informais da cidade, contam com acesso ampliado aos serviços gratuitos do município. A gestão do prefeito Marcelo Lima lançou, em agosto de 2025, a Caravana da Regularização Fundiária, que já realizou mais de 5,5 mil atendimentos, entre atualizações cadastrais e esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos para a obtenção do título de propriedade.

Somente neste ano, a unidade itinerante, coordenada pela Secretaria de Habitação, efetivou 3.076 atendimentos, sendo 997 atualizações cadastrais, 108 entregas de escritura e 1.971 acolhimentos para orientações. O serviço percorreu, neste período, bairros como Parque São Bernardo, Jardim João de Barro, Parque Hawaí, Vila Vitória, Jesus de Nazareth, Jardim Laura, Vila Carminha, Complexo do Areião, entre outros.

“Moradia digna passa também pela segurança jurídica de que a casa onde você vive é de fato sua. E isso só acontece quando o proprietário tem em mãos a escritura de seu imóvel. O prefeito Marcelo Lima colocou a política habitacional de São Bernardo como uma das prioridades do governo. A regularização fundiária está chegando a todos os cantos da cidade e, com isso, estamos levando também o processo de emissão dos títulos de propriedade. A Caravana da Regularização facilita o acesso da população à atualização de cadastro e informações sobre as escrituras”, explicou a secretária de Habitação de São Bernardo, Ruth Ramos.

ENTREGA DE ESCRITURAS – Com o avanço das ações de regularização fundiária na cidade, a Prefeitura de São Bernardo ampliou, em 2025, o número de famílias contempladas com o título de propriedade de seus imóveis. Desde o último ano, foram emitidos pelo município 7.785 documentos para moradores de diferentes regiões.

Somente neste ano, foram 2,1 mil títulos que chegaram às mãos de famílias em diferentes regiões, entre as quais Riacho Grande, dos Casa, Silvina Audi, Ferrazópolis e Complexo do Areião. Para a emissão de cada documento, a Prefeitura destina, em média, R$ 1.500.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *