Em pouco mais de três meses de execução eficiente na área da saúde, ação da Caravana da Saúde, realizada pela gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, já alcançou 70% da meta de promover 2.000 cirurgias de catarata até agosto, na Clínica Municipal da Visão. Já foram efetivadas 1.410 cirurgias no período. Iniciada em março, a mobilização visa zerar a fila de espera pelo procedimento na cidade, além de potencializar a oferta de consultas e exames.
Além dos procedimentos cirúrgicos, entre 14 de março de 19 de junho foram realizados 608 procedimentos de injeção intravítreo, 354 fotocoagualações, 69 iridotomias e 203 capsulotomias yag laser. Todos os procedimentos têm sido efetivados nas três salas do centro cirúrgico da Clínica da Visão, que foi inaugurada em maio de 2025 pela gestão Marcelo Lima. Até então, o equipamento funcionava apenas como um ambulatório, realizando somente consultas e exames.
A Caravana da Saúde foi lançada em janeiro de 2025 com objetivo de zerar as filas de espera por consultas, exames e cirurgias em São Bernardo. Por seis meses, foram realizados mutirões aos fins de semana, além da ampliação da oferta de atendimentos durante a semana, com recomposição das equipes e otimização dos fluxos. O resultado foi de mais de 250 mil atendimentos apenas no primeiro semestre do ano passado, permitindo um novo equacionamento das demandas na atenção especializada.
ORGANIZAÇÃO – O gerente da Clínica da Visão, Mario Malatesta, explicou que os atendimentos da Caravana da Saúde têm sido organizados de forma a não gerar espera para os pacientes, que já saem após a cirurgia com todas as orientações, colírio para ser usado no período pós-operatório e o retorno médico agendado. “Tem sido uma iniciativa de muito sucesso, com uma equipe muito dedicada e pacientes sempre muito satisfeitos”, relatou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que são poucos os municípios que conseguem atender, com rede própria, a demanda de atendimentos de baixa e média complexidade em oftalmologia. “A rede de São Bernardo é extremamente diferenciada e se destaca não apenas em nível regional, mas em âmbitos estadual e nacional. Nosso prefeito Marcelo Lima não tem poupado esforços e nem investimentos na qualificação do atendimento e o resultado a gente vê na ponta, com as pessoas sendo bem atendidas, como a população merece”, concluiu.
CLÍNICA DA VISÃO – A Clínica Municipal da Visão conta com centro cirúrgico com três salas, sete consultórios, duas salas de exames, um centro tecnológico oftalmológico, sala de preparo do paciente, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção em uma área construída de aproximadamente 2.000 metros quadrados, em dois pavimentos (térreo e primeiro andar).
O atendimento na Clínica da Visão ocorre por meio da regulação municipal, com encaminhamento a partir das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que são a porta de entrada para consultas, exames e cirurgias. A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os usuários mantenham seus dados atualizados, especialmente o telefone de contato, a fim de facilitar o processo de agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2630-6045.
Quem sonha em iniciar uma profissão na área da saúde ou elevar o seu nível de formação nesta área tem até o dia 30 de junho para se inscrever e participar do vestibular do Programa Educa Mais Saúde, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, que está oferecendo 53 bolsas de estudos. São cursos técnicos, de tecnólogo e de graduação para quem não tem formação técnica ou de nível superior. Para os servidores da rede municipal de saúde, as vagas são para pós-graduação lato sensu. As inscrições podem ser feitas pelo link:
https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/vestibular/ .
Até o momento, já foram realizadas mais de 1.000 inscrições. Publicados em 3 de junho, os editais do ‘Educa Mais Saúde’ disponibilizam 14 vagas para cursos técnicos de Enfermagem e Segurança de Trabalho, 13 para tecnólogo e graduação (Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Medicina Veterinária, Tecnólogo de Radiologia e Tecnólogo de Gestão de Saúde Pública) e 26 para pós-graduação lato sensu (Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem em Saúde da Família, Psicologia Hospitalar, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, Ciências de Dados e Inteligência Artificial na Saúde, Disfagia, Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, Fisiologia Humana, MBA Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, Sexologia e Análises Clínicas).
O ‘Educa Mais Saúde’ faz parte do Programa Faculdade Municipal de São Bernardo, lançado em 2025 e que oferece bolsas gratuitas em quatro cursos semipresenciais para formação de tecnólogos de Gestão Ambiental, Gestão Pública, Marketing e Gestão Financeira. Atualmente, 400 estudantes estão fazendo as aulas e outros 200 estão na fase de seleção após o vestibular que foi realizado em 14 de junho. Em janeiro de 2026, o primeiro edital do ‘Educa Mais Saúde’ disponibilizou 54 bolsas de cursos técnicos e de graduação, incluindo três vagas de Medicina, além de 51 de pós-graduação para funcionários da saúde.
OPORTUNIDADE – O prefeito Marcelo Lima destacou que os programas Faculdade Municipal de São Bernardo e Educa Mais Saúde são iniciativas que visam dar a oportunidade aos moradores da cidade de continuar estudando e progredindo na carreira. “A falta de dinheiro não pode ser um limitador para os sonhos. Em São Bernardo, as pessoas puderam voltar a sonhar com um curso técnico, com uma faculdade, que vai transformar as vidas delas e de suas famílias”, afirmou. “É uma das iniciativas que mais me orgulham e mais me emocionam, porque estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, concluiu.
CRITÉRIOS – Podem se candidatar aos cursos técnicos, tecnólogos e de graduação moradores da cidade que tenham 18 anos, Ensino médico completo, não tenham cursado ensino técnico ou superior e tenham renda familiar per capita, ou seja, por integrante do grupo familiar, de até dois salários mínimos.
Em caso de necessidade de desempate para classificação, serão considerados os seguintes critérios: menor renda per capita familiar, ter maior número de integrantes do grupo familiar, ser mulher chefe de família, ser beneficiário de programas sociais, estar em situação de vulnerabilidade social, ter cursado Ensino Médio em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição, residir de aluguel ou fazer parte de programa habitacional/financiamento e ser maior de idade. Para a graduação, a melhor nota no vestibular também é critério de desempate.
Já para os cursos de pós-graduação, é preciso ser trabalhador da rede municipal de saúde há pelo menos um ano, não possuir falta injustificada formalmente registrada nos últimos 12 meses até a data de encerramento do período de inscrição; não possuir penalidade administrativa ou disciplinar formalmente aplicada, com decisão final no âmbito do respectivo vínculo, nos últimos 12 meses, e não possuir matrícula vigente em programa de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização e/ou MBA em área de saúde.
EDITAIS – Os editais completos, com todos os detalhes para cada um dos cursos, estão disponíveis no mesmo link da inscrição:
https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/vestibular/. A prova do vestibular de todos os cursos, inclusive pós-graduação, será realizada no dia 5 de julho, na Faculdade de Direito de São Bernardo, das 10h às 12h.