Segunda, 19 de Maio de 2025

Centro de Esportes Aquáticos do Riacho é reinaugurado com nova estrutura e já abriga etapa do ‘SP a Nado’

Inclusão e incentivo ao esporte são destaques da abertura da II Etapa do Estadual de Badminton e Parabadminton em São Bernardo
Por janete ogawa
18 de maio de 2025 - Foto: Isabella Diniz/PMSBC

 

Em medida de incentivo ao esporte, compromisso com a acessibilidade e de zelo com a coisa pública, a Prefeitura de São Bernardo, gerida por Marcelo Lima, reinaugurou neste domingo (18/5) o Centro de Esportes Aquáticos do Riacho Grande com nova estrutura, totalmente adaptado e, agora, com a entrega das intervenções, passa a contar com a funcionalidade completa, permitindo, por exemplo, a oferta de treinamento da modalidade de canoagem e paracanoagem, tanto a atletas quanto para o público geral.

Localizado na Rua dos Açores, o espaço é o primeiro do País a integrar piscina semiolímpica e acesso à Represa Billings, em trecho do Estoril. O evento de abertura do equipamento recebeu, de quebra, a competição SP a Nado, organizada pela Federação Aquática Paulista, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo. O torneio de águas abertas reuniu 810 atletas inscritos, de diferentes faixas etárias, distribuídos em três provas (500, 1.000 e 2.000 metros). Cerca de 1.200 pessoas, ao todo, prestigiaram a reinauguração do centro aquático.

“Estrutura, agora, está de primeira qualidade, do jeito que a nossa cidade merece, possibilitando a formação de jovens e treinamento de grandes atletas de alto rendimento. Hoje tivemos, inclusive, o primeiro campeonato de muitos que teremos no centro aquático. Estamos dando vida a esse espaço, garantia de investimento no esporte, bem como no potencial turístico, aliando o lazer com a beleza natural de todo o entorno, o que iremos explorar da forma adequada”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Às margens da Represa Billings, o Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato, no Riacho Grande, tem piscina, centro de canoagem, quadra de beach tenis, academia destinada a atividades físicas, casa de pedra, rampa de canoas, deck, abrigo aos materiais náuticos, pátio, vestiários e gradis. O município trabalha para firmar, em breve, convênio com a Confederação Brasileira de Canoagem para abrigar atividades da modalidade. O local passará a oferecer também testes de aptidão para natação adulta, direcionado a pessoas com mais de 18 anos – interessados devem comparecer ao espaço às terças ou quintas-feiras, às 7h30, para avaliação com professor e inscrição nas aulas.

Secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Fran Silva destacou que a reestruturação do espaço irá proporcionar o pleno uso do equipamento pela comunidade. Entre as medidas viabilizadas no local estão a adaptação do deck para entrada das canoas a partir do acesso à represa, a recuperação das bombas da piscina e a manutenção do elevador voltado a PCDs. “Por meio de parcerias, fizemos as intervenções necessárias para deixar o espaço 100% acessível e adaptado à população, permitindo a utilização para diversas modalidades”, pontuou Fran.

PARCERIA – Presidente da Associação Aquática Paulista, Igor de Souza frisou que o equipamento, anteriormente, embora bem pensado, estava pendente de objeto. “(Considero que) Estava solto. A atual gestão nos procurou para, em parceria, fazer uso deste espaço. Projetamos fazer um centro de treinamento de águas abertas, algo inédito no Estado de São Paulo, e tem a estrutura perfeita para isso, com treinamentos e simulações de competições. No futuro, queremos trazer, não só etapas do Estadual, mas também do Brasileiro e existe a possibilidade até do Mundial, pois o espaço atende as condições exigidas pela federação internacional.

 

 

 

 

Inclusão e incentivo ao esporte são destaques da abertura da II Etapa do Estadual de Badminton e Parabadminton em São Bernardo

 

O Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy, em São Bernardo, sediou na manhã deste sábado (17/5) a abertura da II Etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton. Até este domingo (18/5), 350 atletas participam do torneiro, realizado pela Federação Paulista da modalidade, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
“Este é um campeonato inclusivo. Além do badminton, temos o parabadminton acontecendo na cidade. Temos neste torneio atletas de São Bernardo que estão na Seleção também. São Bernardo é a cidade do esporte, cidade para frente. E estamos dando ênfase a esses eventos que movimentam a economia, que estimulam o desenvolvimento social e que incentivam as crianças e jovens a praticaram atividades esportivas”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva.
Pelo Campeonato Paulista, os competidores disputam os jogos individuais em duas categorias – jovem (até 18 anos) e aberta (acima de 18 anos). Um dos destaques da competição, que segue até novembro percorrendo cidades de São Paulo, é a inclusão. Entre os 23 atletas de São Bernardo participando do torneio está Geisa de Oliveira, 22 anos, que ganha projeção e aposta no badminton para consolidar sua carreira profissional.
A atleta, que é surda e disputa na categoria convencional, conheceu a modalidade ainda criança, com seis anos de idade. Hoje, ensina o que aprendeu do esporte para crianças no Clube SBB – São Bernardo Badminton, no Rudge Ramos. Neste ano, já garantiu a prata na primeira etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton, nas categorias simples e dupla.
“Badminton é minha vida”, garante a atleta, que irá competir pela modalidade na Surdolimpíada de Tóquio, no Japão, em novembro. “Meu coração é brasileiro. É de São Bernardo. Será um orgulho representar minha cidade e meu País”, contou Geisa, que participa dos torneios acompanhada da mãe, Francisca de Oliveira, de 53 anos, árbitra de badminton há 10 anos.
APOIO – Manoel Gori, coordenador técnico do SBB (Clube São Bernardo Badminton), explica que, por meio de parceria com a Prefeitura, atletas iniciantes e profissionais têm espaço para treino e apoio para a participação em eventos esportivos. “O SBB tem uma parceria com a Secretaria de Esportes. Todo ano a gente sedia a competição. Neste ano nossa cidade já está na terceira colocação. Importante para difundir o esporte não só em São Bernardo, mas todo o Estado”, concluiu.

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *