Segunda, 19 de Maio de 2025

Santo André recebe edição da Feira de Brechós no Cine Theatro Carlos Gomes

Bibliotecas recebem oficina que une memória, monumentos e arte
Por janete ogawa
16 de maio de 2025 - Foto: Alex Cavanha/PSA

Neste sábado (17), Santo André recebe mais uma edição da Feira de Brechós, das 10h às 18h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. A edição traz curadoria com foco nas peças de outono e inverno, ideal para quem quer renovar o guarda roupa com estilo, consciência e economia.

 

Mais de 50 brechós estarão reunidos no espaço, com variedade de roupas e acessórios, incluindo moda masculina, feminina, plus size, infantil e streetwear. A feira também é um importante instrumento de valorização da economia criativa, com expositores de joias artesanais, cerâmicas, ecobags, vinis, cachaças artesanais e outros produtos autorais.

 

Na feira o som vai ficar por conta da discotecagem 100% vinil de Ms.Drica, DJ ZeroMacgaren e DJ Murphy Jay. O espaço “Trocaria” também marca presença com a troca de cinco peças em ótimo estado por pontos e novas roupas.

 

A praça de alimentação vai oferecer opções para todos os gostos, como lanches, espetinhos, doces, cervejas artesanais e pratos veganos. A Feira de Brechós do ABC é pet friendly e tem entrada gratuita.

Serviço

 

Feira de Brechós do ABC

Data: 17 de maio de 2025

Horário: 10h às 18h

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110, Centro

 

 

 

 

Bibliotecas recebem oficina que une memória, monumentos e arte

Neste sábado (17), às 10h30, a Biblioteca Cecília Meireles, no Parque das Nações, recebe a primeira edição da oficina que convida a população a olhar para a cidade, conversar sobre monumentos, memórias e patrimônio, e então fazer arte usando as ideias como matéria prima. Na oficina, chamada “Desmonumentos – Recriações cartográficas”, os participantes serão estimulados a intervir em mapas da cidade com materiais diversos e compor um livro coletivo de um novo imaginário da cidade, que ficará disponível na biblioteca.

 

A atividade, que é gratuita, acontecerá também na Biblioteca Ábia Ferreira Francisco, em Paranapiacaba, no dia 31 de maio (sábado), às 13h, e a terceira edição na Biblioteca Nair Lacerda, no Centro, no dia 7 de junho (sábado), às 10h.  “Desmonumentos” é uma oficina pensada para todos os públicos, por isso não há necessidade de conhecimento prévio. Também não é preciso fazer inscrições antecipadas.

 

As perguntas “Que histórias da cidade os monumentos contam?” ou “Como seria um novo mapa de monumentos de Santo André?” são o ponto de partida para que as três facilitadoras dos Coletivos Cidade&Traços e Os Livreiros, Cíntia Aragão Farias, Elidayana Alexandrino e Vanessa Rigo, desenvolvam o projeto,  realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em parceria com a Prefeitura de Santo André.

 

Cíntia Aragão Farias é graduada em Arquitetura e Urbanismo desde 2006, trabalha com projetos residenciais e comerciais. Atualmente divide seu tempo entre as obras da construtora em que trabalha e os alunos de cursos e oficinas. Dentre suas aptidões destacam-se grande interesse pelo paisagismo e trabalhos artesanais, aliado à facilidade e prática do desenho técnico na construção de suas peças e obras.

 

Elidayana Alexandrino tem formação em Educação Artística- habilitada em Artes Plásticas pela Universidade Braz Cubas. Desde 2012, atua na área educativa de museus e centros culturais, desenvolvendo visitas mediadas, oficina de artes visuais, materiais e formação para professores. Desenvolve pesquisa artística em imagem e também projetos que se propõem a analisar as intersecções dos direitos humanos com a história da arte.

 

Vanessa Rigo é formada em Pedagogia, Arteterapia e em Educação Artística, com atuação em projetos culturais e relacionais desde 2011, como educadora, artista visual, arteterapeuta e pesquisadora. Participa de projetos que valorizam trocas mediadas pelo fazer, memória, autonomia e processos criativos, como “Desenhar e Falar da Cidade” (2017) e “ReDescobrindo a Pina: jogos em ação educativa” (2018-19: projeto de mediação do patrimônio cultural ligado à Pinacoteca de São Bernardo do Campo, contemplado pelo ProAC).

 

Serviço

 

Oficina “Desmonumentos – Recriações cartográficas”

Data: 17/5/2025, das 10h30 às 12h

Local: Biblioteca Cecília Meireles

Endereço: Praça Waldemar Soares, s/n – Parque das Nações

 

Data: 31/5/2025, das 13h às 14h30

Local: Biblioteca Ábia Ferreira

Endereço: Francisco Av. Rodrigues Alves, s/nº – Paranapiacaba

 

Data: 7/6/2025, das 10h30 às 12h

Local: Biblioteca Nair Lacerda

Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *