Diadema recolhe cinco toneladas de entulho e bagulho no 1º semestre

0
180

No primeiro semestre de 2019, o Programa Cara Limpa da Prefeitura de Diadema percorreu os bairros Centro, Conceição, Serraria, Inamar e Eldorado e recolheu 765,17 toneladas de bagulho como sofás e armários velhos e 4.158,8 toneladas de entulho, totalizando quase cinco mil toneladas de material inservível.

De 11 de março, quando o Cara Limpa teve início neste ano, até 28 de junho, data do último balanço, os caminhões do programa fizeram 918 viagens entre o ponto de coleta, nos bairros, e a estação de transbordo para destinação final, em aterro sanitário.

“Toda essa quantidade representa 99,47% do que foi recolhido no mesmo período do ano passado. Embora a quantidade seja praticamente a mesma, no final de junho de 2018, terminávamos a Vila Nogueira, ou seja, um bairro a mais. Isso demonstra o aumento em relação à quantidade produzida pelos bairros até o momento. No Eldorado, houve um aumento de 75% em relação ao ano anterior e, no Inamar, cresceu em 38% a retirada de entulhos e bagulhos”, explicou o diretor do Departamento de limpeza Urbana (DLU), Celso Araújo de Assis

Devido ao grande número de material a ser recolhido no Eldorado, cujo cronograma finalizaria em 19 de junho, houve um pequeno ajuste no início da coleta no bairro seguinte.

“Nossas equipes estão se empenhando para normalizar o prazo e atender todo o bairro Casa Grande até a primeira quinzena de julho. Esperamos que, durante a operação no Bairro Vila Nogueira, consigamos entrar no cronograma inicialmente planejado. Ressaltamos que nossas equipes estão se esforçando para conseguir normalizar o prazo”, afirmou Assis.

Como funciona

Cada endereço tem direito de descartar até 40 sacos de entulho.

A orientação é para que os entulhos e bagulhos sejam colocados na rua apenas no dia em que o caminhão da coleta irá passar.

O cronograma do Cara Limpa está disponível no site http://www.diadema.sp.gov.br/caralimpa/cronograma.

Caso a quantidade de entulho e bagulho seja superior ao permitido no Cara Limpa ou o morador acumule material fora do calendário no bairro, pode levar a um dos 10 ecopontos de Diadema.

Nesses locais, o volume não deve ultrapassar 1m3 ou 10 sacos de 100 litros.

Até o final do ano, a sétima edição do Programa Cara Limpa atenderá os bairros Vila Nogueira, Piraporinha, Canhema, Taboão e Campanário.

De acordo com a Lei Municipal 2.336/2004, quem despeja irregularmente lixo em vias públicas pode ser multado em R$ 3.880,00.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 770 5559 ou 4059 9906.

Serviço:

ECOPONTOS

Funcionamento de segunda-feira, das 12h às 17h, e de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Ecoponto Arco íris. Rua Mozart, s/nº – Jardim Arco Íris.

Ecoponto Arraia. Rua Arraia, 50 – Eldorado.

Ecoponto Z. Avenida daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real.

Ecoponto Nações. Rua Espanha com Avenida D. João VI – Taboão.

Ecoponto Naval. Avenida Corredor ABD, esquina com Rua Beira Rio – Vila São José.

Ecoponto Rufino. Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria.

Ecoponto Yamagata. Rua Yamagata, 51 (esquina com a Rua Osaka) – Canhema.

Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ecoponto Caracas. Rua Caracas, 120 – Centro.

Ecoponto DLU. Avenida Pirâmide, 844 – Inamar.

Ecoponto Nova Conquista. Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista.

 

 

Foto: Thiago Benedetti/PMD

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA