Cidades adotam drive-thru para vacinar idosos contra a gripe

0
1630

O Ministério da Saúde inicia, nesta segunda-feira (23/03/20), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para a ação, o governo investiu 1 bilhão de reais na aquisição de 75 milhões de doses da vacina, que começaram a ser distribuídas aos estados.

A campanha será por fases e pretende alcançar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta do ministério é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.

O ministério antecipou o calendário da campanha, de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Os primeiros a tomarem a dose da vacina serão os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“No outono e no inverno, os nossos números de internação hospitalar por gripe por outros vírus vão ‘lá em cima’. A vacinação, que deve começar pelos idosos e profissionais de saúde – os dois grupos de maior risco. Neste primeiro momento: por favor, não façam filas no primeiro dia. Calma! Diminuam a aglomeração de idosos”, disse.

 

SANTO ANDRÉ TERÁ POSTOS EM FORMATO DRIVE-THRU

A campanha de vacinação contra a gripe terá início nesta segunda-feira (23/03/20) em Santo André, voltada a pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde.

Neste ano, a Prefeitura de Santo André vai criar postos de vacinação em formato drive-thru no Paço Municipal e na sede da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), além de disponibilizar a vacina em escolas municipais.

O formato de vacinação drive-thru visa evitar a exposição dos idosos a aglomerações e, consequentemente, ao novo coronavírus.

Tanto no Paço Municipal, quanto na Craisa, não haverá cobrança de estacionamento.

“Com o formato drive-thru, o munícipe não vai precisar descer do carro. Basta abrir o vidro do veículo, receber a vacinação e ir embora. Essa imunização é muito importante, porque previne contra sintomas que poderiam obrigar munícipes a irem às Unidades de Saúde, locais que hoje estão dedicados principalmente ao atendimento da pandemia de coronavírus”, afirmou o prefeito Paulo Serra. 

A vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O estacionamento do Paço Municipal fica na Praça IV Centenário e a Craisa fica na avenida dos Estados, 2.195, com entrada pelo portão 1.

Quem preferir poderá se vacinar em outros 31 postos de vacinação disponíveis nas unidades escolares da rede municipal. 

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe) seguirá até o dia 22 de maio.

A campanha é dividida em etapas justamente para que não haja aglomeração de pessoas nos pontos de vacinação. 

Na primeira etapa, serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.

A campanha tem objetivo de minimizar a ocorrência da gripe e doenças respiratórias.

Serviço

Campanha de vacinação contra a gripe

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Postos de vacinação:

Estacionamento do Paço Municipal (formato drive-thru) – Praça IV Centenário – Centro

Craisa (formato drive-thru) – Avenida dos Estados, 2195 – Bairro Santa Teresinha

Cesa Cata Preta – Estr. Cata Preta, 810 – Vila Joao Ramalho

Cesa Jardim Cipreste – R. Caminho dos Vianas – Jardim Irene

Cesa Palmares – R. Armando Rocha, 220 – Vila Palmares

Cesa Vila Floresta – R. Piquerobi, 00 – Vila Floresta

Creche Demercindo da Costa Brandão – R. Custódia, s/n.º  – Camilópolis

Creche Ângela Masiero – R. Franco da Rocha, 155 – Vila Junqueira

Creche Brasil Marques do Amaral – R. Ariovaldo de Menezes, 25 –  Vila Luzita

Creche Elisabete Lilian Picin – R. Martinópolis,  s/n.º –  Jardim Crisitiane

Creche Heitor Villa Lobos – R. Lacônia, s/n.º –  Capuava 

Creche Maria Ruth – Rua Lopes Trovão s/n –  Jardim Carla

Creche Monsenhor – João do Rego Cavalcanti    R. Lagoa Santa, s/n.º –  Campestre

Creche Nancy Andreoly – R. Guariba, s/n.º – Recreio da Borda do Campo

Creche Prof. Antônio Oliveira – R. Cafelândia, s/n.º – Jardim Alvorada

Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro – R. Luiz G. Pain , s/n.º –  Jardim Marek

Emeief Cora Coralina – R. dos Dominicanos, 1250 –  Jardim Santo André

Emeief Darcy Ribeiro R. Tanganica, 385 – Parque Novo Oratorio

Emeief Elaine Cena Chaves Maia Profa – R. Petrogrado, s/n.º – Jardim Santo Alberto

Emeief Janusz Kocsak – R. Santo Anastácio, 293 –  Vila Valparaíso

Emeief João de Barros – R. Londres, 444 –  Utinga 

Emeief Machado de Assis – Estrada do Pedroso, 800 –  Pq Miami

Emeief Madre Tereza de Calcutá –  R. Pindorama, s/n.º – Parque João Ramalho

Emeief Odylo Costa Filho – R. Ministro Calógenes, 459 –  Vila Guiomar

Emeief Paulo Freire – R. Tirana, 288 – Vila Matarazzo

Emeief Piero Pollone Comendador – R. Bocaína, s/n.º – Cidade São Jorge

Emeief Reverendo Oscar Chaves – R. Carijós, 2286 – Vila Linda

Emeief Salvador dos Santos – R. Guerra Junqueira, 366  – Vila Humaitá

Emeief Cidade Takasali – Av. Guaratinguetá, 661 – Jardim Alzira Franco

Salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo Praça do Carmo, s/nº – Centro

US Parque Andreense – R. Ibertioga, s/n – Parque Andreense

USF Paranapiacaba – Avenida Fford, s/nº – Paranapiacaba

Biblioteca Cecília Meireles – Praça Waldemar Soares, s/n – Parque das Nações

 

RIBEIRÃO PIRES TAMBÉM ADOTA O DRIVE-THRU

Ribeirão Pires terá “drive-thru” para a imunização de moradores idosos (acima 60 anos) e profissionais da saúde do município a partir dessa segunda-feira (23/03/20).

Essa é mais uma ação de segurança adotada pela Prefeitura contra o coronavírus.

O posto “drive-thru” estará localizado em frente à Secretaria de Esportes da cidade, no Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193, região central, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nessa segunda-feira, dia 23, terá início a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza – Gripe comum.

Essa será a primeira etapa da Campanha, atendendo determinação do Ministério e do Governo do Estado. Moradores com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde são o público-alvo nessa fase.

No “drive-thru”, os moradores não precisarão descer de seu veículo. Pessoas com baixa mobilidade poderão ser levadas por familiar ou pessoa responsável. Todos os protocolos de segurança contra o COVID-19 serão adotados para a aplicação das doses da vacina. Assim como nos demais pontos, o idoso ou profissional da saúde deverá apresentar carteirinha de vacinação e documento de identidade com foto (RG ou CNH).

Além do “drive-thru”, a vacinação será realizada em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família de Ribeirão (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A única exceção será a UBS Central.

Por questões de segurança, dentro das medidas de combate ao coronavírus, as doses da vacina para essa unidade serão aplicadas na Câmara Municipal da cidade.

Em todas as unidades de saúde, separadores de fila serão utilizados para manter distância de segurança entre as pessoas.

A entrada na unidade para a aplicação da vacina será controlada – número restrito de pessoas por vez dentro do ponto de vacinação.

As orientações de higiene e segurança adotadas pela Prefeitura para o combate ao coronavírus foram intensificadas para a realização da campanha.

O Governo Federal esclarece que “o Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população”.

Segundo o Ministério da Saúde, “a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país” (fonte: Ministério da Saúde).

A segunda etapa da campanha acontecerá a partir do dia 16 de abril, direcionadas para professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de Segurança e Salvamento.

Os portadores de doença crônica poderão tomar a vacina somente com encaminhamento do médico.

A partir do dia 9 de maio começará a terceira etapa da Campanha, direcionada a crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, privados de liberdade adolescente e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Sobre a Campanha – Crianças de seis meses a menores de seis anos que receberam dose da vacina influenza sazonal em 2019 devem receber apenas uma dose em 2020. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menor de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Objetivo da vacinação – Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Precauções – Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

História de alergia a ovo – observar indicações médicas e dos profissionais da saúde.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Pontos de Vacinação – segunda a sexta-feira (das 8h às 17h):

Drive-thru da vacinação –Em frente à Secretaria de Esporte – Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy)

Câmara Municipal (região central da cidade – ao lado da UBS Central)

Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro

UBS CENTRO ALTO

Rua Aurora, 61 – Centro Alto

USF GUANABARA 

Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

USF JD. LUSO 

Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

USF JD. VALENTINA 

Rua Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina

USF JD. CAÇULA 

Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

USF OURO FINO 

Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

USF QUARTA DIVISÃO 

Estrada da Sondália, 520 – Quarta Divisão

UBS SANTA LUZIA 

Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF VILA SUELI 

Rua AntonioZampol, 221 – Vila Sueli

 

SÃO BERNARDO VACINA NAS ESCOLAS PARA LIBERAR UBSs 

Em sequência às ações de combate ao novo Coronavírus (Covid-19), que configura pandemia, a Prefeitura de São Bernardo realizará a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020 nas escolas.

A primeira fase de imunização, que terá início na segunda-feira (23/03/20), será destinada aos idosos (pessoas com idade a partir de 60 anos) e profissionais da Saúde, seguindo orientação técnica do Ministério da Saúde.

A aplicação das doses de imunização contra a gripe será feita em 33 escolas municipais da cidade das 8h às 17h.

A medida visa evitar aglomeração nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), especialmente de idosos, que estão grupo de risco em relação ao Covid-19.

Dessa forma, as unidades de Saúde manterão apenas vacinação de rotina.

De acordo com o secretário da Saúde do município, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, as escolas foram escolhidas conforme a proximidade com as unidades de Saúde ou estrutura ofertada para facilitar o deslocamento da população idosa.

“Nosso intuito é propiciar ambiente de vacinação seguro para as pessoas com 60 anos ou mais, sem o contato com outros pacientes da UBS. Por isso, o ideal é que os idosos se vacinem neste primeiro momento, para que não tenham contato com os indivíduos dos demais grupos de risco nas próximas etapas de imunização”.

PRÓXIMAS FASES – A segunda etapa da campanha terá início no dia 16 de abril e terá como alvo professores de escolas públicas e privadas, além de profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Está prevista para sábado (09/05/20) ‘Dia D de Mobilização Nacional’, data em que terá início a terceira fase de vacinação, destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e deficientes.

A campanha se estenderá até 22 de maio.

SERVIÇO – A campanha de vacinação será realizada nas EMEBs:

EMEB Professor Ramiro Gonçalves Fernandes (Taboão);

EMEB Escritor Júlio Atlas (Pauliceia);

EMEB Padre Manoel da Nóbrega (Jordanópolis);

EMEB Lourenço Filho (Planalto);

EMEB Professor Otílio De Oliveira (Rudge Ramos);

EMEB Professora Neusa Bassetto (Rudge Ramos);

EMEB Geraldo Hipólito (Vila Dayse);

EMEB Professora Janete Mally Betti Simões (Parque São Bernardo);

EMEB Ariano Suassuna (Baeta Neves);

EMEB Irmã Odete Maria Ramos Pinto (Vila São Pedro);

EMEB Prefeito Aldino Pinotti (Santa Terezinha);

EMEB Gofredo Teixeira da Silva (Baeta Neves);

EMEB Maria Adelaide (Vila Euclides);

EMEB Di Cavalcanti (Ferrazópolis);

EMEB Hygino Baptista De Lima (Ferrazópolis);

EMEB Edson Danilo Dotto (Jardim Selecta);

EMEB Benedito José de Moraes (Silvina e Montanhão);

EMEB Maurício Caetano de Castro II (Alves Dias);

EMEB Flamínio de Castro Rangel (Vila Marchi);

EMEB Professor Silvio Teles de Souza (Jardim Nazareth);

EMEB Dr. José Ferraz (Vila Rosa);

EMEB Maria Rosa Barbosa (Vila Rosa);

EMEB Fernando Pessoa (Jardim das Orquídeas);

EMEB Karolina Zofia (Jardim das Oliveiras);

EMEB Marcos Rogério da Rosa (Bairro dos Casa);

EMEB Arlindo Miguel (Alvarenga);

EMEB José Cataldi (Demarchi);

EMEB Isidoro Batistin (Batistini);

EMEB Antônio dos Santos Faria (Jardim Represa);

EMEB Professora Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande);

EMEB Helena Zanfelici da Silva (Bairro dos Finco);

EMEB José Ibiapino Franklin (Santa Cruz);

EMEB Professor Claudemir Gomes (Montanhão).

 

 

SÃO CAETANO UTILIZA ESCOLAS E CENTROS DA TERCEIRA IDADE

Seguindo o Calendário Nacional, a Prefeitura de São Caetano  inicia segunda-feira (23/3/20) a Campanha de Vacinação contra a Gripe provocada pelo vírus influenza – não confundir com coronavírus.

Para proteger a população e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, a imunização ocorrerá em 12 escolas e quatro centros da Terceira Idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Formam o grupo prioritário da primeira fase da campanha os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e profissionais da Saúde, do setor público ou privado.

Para se vacinar, deverão apresentar documento que comprove a idade ou a atuação na área.

A segunda fase terá início no dia 16 de abril, para professores das escolas públicas e privadas, e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já a partir de 9 de maio deverão ser imunizados crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência ou com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.

As fases ocorrerão simultaneamente em todo o território nacional e os grupos serão cumulativos no decorrer das fases definidas.

Confira os locais de vacinação contra a influenza em São Caetano:

EME Profa. Alcina Dantas Feijão – Rua Capivari, 500 – Bairro Mauá

EMEI José Auricchio – Rua Santa Rosa, 79 – Centro

EMEF 28 de Julho – Rua Oriente, 501 – Bairro Barcelona

EMI Maria Simonetti Thomé – Rua Ten. Antônio João, 413 – Bairro Cerâmica

EMEF Bartolomeu Bueno da Silva – Rua Maranhão, 22 – Bairro Santo Antônio

EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza – Rua Martim Francisco, 177  – Bairro Santa Paula

EMEF Leandro Klein – Rua Prestes Maia, 100 – Bairro Nova Gerty

EMEF Prof. Rosalvito Cobra – Rua Sílvia, 670 – Bairro Olímpico

EMEF Senador Fláquer – Rua Heloísa Pamplona, 180 – Bairro Fundação

EMEF Sylvio Romero – Avenida Vital Brasil Filho, 600 – Bairro Olímpico

EMEF Prof. Décio Machado Gaia – Rua Michel Glebocchi, 90 – Bairro Boa Vista

EMI Alfredo Rodrigues – Av. Papa João XXIII, 601 – Jardim São Caetano

CISE João Nicolau Braido – Rua Humberto de Campos, 600 – Bairro São José

CISE Dr. Moacyr Rodrigues – Rua Rafael Corrêa Sampaio, 600 – Bairro Santa Paula

CISE João Castaldelli – Avenida Presidente Kennedy, 2.400 – Bairro Olímpico

CISE Benedicto Djalma Castro – Rua Garça, 323 – Bairro Prosperidade

 

DIADEMA VACINA NAS ESCOLAS

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que começa nesta segunda-feira (23/3/20), traz mudanças nos endereços dos postos e horário de aplicação da vacina em Diadema. Inicialmente, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fariam a imunização.

Com as novas medidas para evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus, a vacina passa a ser disponibilizada em algumas escolas municipais.

Cada uma das 20 UBS terá uma escola de referência, em que a equipe da Unidade montará estrutura para aplicação da dose contra influenza.

O horário também passa a ser padronizado, das 9h às 16h.

Assim, será possível realizar a campanha e não sobrecarregar os serviços de saúde que, no momento, estão voltados ao atendimento dos casos suspeitos do novo coronavírus.

Confira no serviço, quais escolas serão adaptadas para a campanha.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza vai de 23 de março a 23 de maio.

Nesse período, o público alvo poderá procurar um posto de vacinação de acordo com o calendário programado.

Os primeiros a receberem a dose serão os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde.

A partir de 16 de abril, serão incluídos professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e forças de segurança e salvamento.

Em 9 de maio, começa a aplicação da dose para crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes, peuérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas educativas, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A recomendação é para que a pessoa leve a carteirinha de vacinação, um documento com foto e, se possível, o cartão SUS.

Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis.

Cuidados na fila

Durante a permanência nas UBSs para receber a vacina da gripe, é importante adotar alguns cuidados como manter distância das pessoas na fila, evitar aglomerações e adotar a etiqueta da tosse: cobrir boca e nariz com lenço descartável.

Caso não tenha, utilize o antebraço.

Serviço:

Vacinação contra influenza de 23 de março a 23 de maio

UBSs funcionam de segunda a sexta-feira e o horário da sala de vacina pode variar de Unidade para Unidade.

UBS de referência

Posto de vacinação contra influenza

UBS ABC

EMEB Jorge Amado. Rua Martins Fontes, 144 – Taboão.

UBS Canhema

EMEB Santo Dias da Silva. Rua 26 de Abril, 301 – Jardim Canhema

UBS Casa Grande

EMEB Carlos Drummond de Andrade. Rua Antônio Cardoso de Barros, 87 – Casa Grande

UBS Centro

EMEB Marcia Maria Rodrigues da Silva. Rua São Francisco de Assis, 153 – Centro.

UBS Conceição

EMEB Professora Elza Freire. Rua Emílio Ribas, 30 – Conceição.

UBS Eldorado

EMEB Professora Annete Melchioretto. Rua Manoel Motta, 20 – Eldorado.

UBS Inamar

EMEB Carolina Maria de Jesus. Rua Vega, 198 – Jardim Inamar.

UBS Maria Tereza

EMEB Eva Maria dos Santos. Rua Epicea, 233 – Jardim Ana Maria.

UBS Nações

EMEB Manoel Fiel Filho. Rua Índia, 55 – Taboão.

UBS Nogueira

EMEB José Rodrigues Pinto. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 60 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista

Associação Beneficente Nova Conquista (ABENCO). Av. Pres. Juscelino, 923 – Piraporinha.

UBS Paineiras

EMEB Luiz Gonzaga. Rua Javari, 674 – Jardim Paineiras.

UBS Paulina

EMEB Professor Florestan Fernandes. Rua Afrânio Peixoto, 599, Eldorado.

UBS Piraporinha

EMEI Humberto Marouelli Mendonça. Rua Maria Helena, 331 – Piraporinha.

UBS Promissão

EMEB Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Rua Mem de Sá, 206 – Jardim Casa Grande.

UBS Real

EMEB Monteiro Lobato. Rua José Ramos Teixeira, 213 – Conceição.

UBS Reid

EMEB Vereador Jorge Ferreira. Rua Tenente Oscar Nunes, 20 – Vila Elida.

UBS Ruyce

EMEB Cândido Portinari. Rua Candido Portinari, 7 – Jardim Portinari

UBS São José

EMEI Senador Teotônio Brandão Vilela. Rua Barão de Iguape, 384 – Vila São José.

UBS Serraria

EMEB Dr. Mario Santalucia. Av. Ruyce Ferraz Alvim, 2050 – Jardim Ruyce

 

 

Foto: Angelo Baima/PSA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA