Terça, 23 de Abril de 2024

Santo André ultrapassa marca de 1 milhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Mauá faz nova força-tarefa no final de semana; Ribeirão Pires antecipa segunda dose da Pfizer; Diadema terá Dia D neste sábado
Por janete ogawa
24 de setembro de 2021 - Foto: Alex Cavanha/PSA

Santo André ultrapassou nesta quinta-feira (23) a marca de 1 milhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Desde que a campanha de vacinação teve início na cidade, em 19 de janeiro, foram aplicadas 1.009.191 doses de imunizantes.

“Com muito planejamento, ultrapassamos a marca de 1 milhão de vacinas aplicadas e seguimos avançando na imunização para completar a cobertura vacinal e proteger a nossa gente, com primeira, segunda e dose de reforço. Vamos seguir para que a imunização ocorra com eficiência e agilidade, que são marcas do combate à pandemia na cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A cidade imunizou 100% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina e 74% da população adulta já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 83% dos jovens de 12 a 17 anos também já estão imunizados com a primeira dose e 6% dos idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos já receberam a dose reforço da vacina.

Novos públicos – A Prefeitura de Santo André disponibilizou nesta quinta agendamento para segunda dose da vacina da Pfizer para pessoas com idade entre 28 e 29 anos. Basta acessar o site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, horário e local disponíveis. Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade e comprovante da primeira dose.

Além disso, a administração municipal também ampliou a vacinação suplementar para idosos com mais de 70 anos. Em paralelo, o reforço da vacina segue disponível para imunossuprimidos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias.

Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com quatro pontos drive-thru e nove unidades de saúde estrategicamente posicionadas para a vacinação do público-alvo.

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Doação de alimentos – As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade. Essa ação contribuirá com a iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, que está recebendo doações.

 

 

MAUÁ

 

A Prefeitura de Mauá está empenhada em levar a vacina contra a Covid a toda a população. Para atender aos trabalhadores, o município passou a aplicar as doses também aos sábados e domingos – nos dias 17 e 18 de setembro foram feitas mais de 2.500 vacinas. Neste fim de semana (25 e 26/9),
uma nova força-tarefa, com sete postos espalhados pela cidade, imunizará a população.

A medida se junta a iniciativas como a ampliação do horário de vacinação de três UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Desde o dia 15 deste mês, Magini, Flórida e Zaíra 2 passaram a funcionar até as 20h, assim como a tenda sanitária instalada na Praça 22 de Novembro, ao lado do terminal municipal, que também imuniza no fim do dia,  das 17h às 20h. As demais UBSs vão das 9h às 15h30.

A ação também busca aumentar o número de vacinados com a primeira dose. Neste sábado (25/09), os agentes de saúde de quatro unidades (Oratório, Kennedy, Parque das Américas e Zaíra 3) farão a busca ativa das pessoas que ainda não receberam o imunizante, orientando-as a se dirigirem até estes locais.

No mesmo dia também serão aplicadas doses na tenda sanitária da Praça 22 de Novembro (ao lado do Terminal Municipal) e no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, das 9h às 16h.

A força-tarefa irá atender a população no domingo (26/09), das 9h às 14h, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e na Coop – Cooperativa de Consumo (Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra).

Pessoas com a segunda dose da Pfizer ou AstraZeneca marcada para até 15 de outubro podem antecipar a aplicação – a CoronaVac não está incluída no processo pelo fato de o prazo entre uma dose e outra ser diferente.

Idosos com 75 anos ou mais podem receber o reforço, desde que tenham tomado a segunda dose ou a única há pelo menos seis meses.

Imunossuprimidos a partir de 18 anos devem aguardar 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda ou única) para a aplicação da terceira. Por questões de armazenamento, a Pfizer não será oferecida na tenda da praça e na Coop.

Para receber a terceira dose é preciso apresentar o comprovante de vacinação com registros da primeira e da segunda aplicações, além de documento com foto.

Menores de idade devem estar acompanhados de responsável e com a carteira de vacinação atualizada. Quem for tomar a segunda dose não deve esquecer do comprovante da primeira.

O pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) é obrigatório, pois agiliza o atendimento. Serão imunizados somente os moradores do município e que apresentem o comprovante de residência em nome do morador, dos pais, ou do marido ou da esposa (com cópia da certidão de casamento para comprovar). Todos devem levar CPF e documento com foto (CNH ou RG).

 

 

RIBEIRÃO PIRES

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires antecipou a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em 28 dias, seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo. Sendo assim, a secretaria de saúde municipal organizou o seguinte cronograma de aplicação, que varia de acordo com a faixa etária, confira:

24/09 – Pessoas com 37 anos ou mais

25/09 – Pessoas com 35 anos ou mais

27/09 – Pessoas com 32 anos ou mais

28/09 – Pessoas com 27 anos ou mais

Com a antecipação, o intervalo entre primeira e segunda dose passa a ser de 56 dias (8 semanas). Para a vacinação é necessário que a pessoa apresente um documento com foto e número do CPF, além da carteirinha de vacinação da 1ª dose na cidade de Ribeirão Pires.

A imunização acontece no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193) das 8h às 16h, tanto em formato drive thru, como para pedestres.

 

 

DIADEMA

Neste sábado (25), 19 postos de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema estarão abertos, das 8h30 às 16h, para mais um Dia D de vacinação contra a covid-19.

Poderão ser vacinados com a primeira dose os jovens de 12 anos ou mais (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados; pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), seja aquelas que estão com a dose em atraso; as que tem D2 (de Coronavac ou AstraZeneca) previstas até o dia 30 de setembro ou ainda quem tem Pfizer com intervalo mínimo de 8 semanas entre a D1 e D2;  ou ainda a terceira dose (D3) ou dose de reforço para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos que foram imunizados até o dia 31 de março com a segunda dose da Coronavac ou pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos 4 semanas (28 dias).

Quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca e está no prazo para receber a segunda dose, pode procurar o posto de vacinação pois o município tem feito a segunda dose de Pfizer. A intercambialidade das vacinas foi autorizada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo Plano Estadual de Imunização (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde. Saiba mais: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27046-diadema-segue-governo-de-sp-e-ira-fazer-segunda-dose-pfizer-aqueles-ja-vacinados-com-astrazeneca.

Outra novidade é que Diadema antecipou o esquema vacinal da Pfizer. O intervalo entre as doses será de 8 semanas (ou 56 dias) e não mais de 12 semanas. Saiba mais: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27102-diadema-antecipa-segunda-dose-de-pfizer-de-12-para-oito-semanas-a-partir-de-sexta-24.

Para acompanhar essas e outras informações oficiais sobre a campanha de vacinação, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19.

Quem for aos postos de vacinação nesse final de semana poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.

Até essa quinta-feira (23), Diadema já realizou a aplicação de 540.414 doses de vacina contra a covid-19, sendo 328.559 primeiras doses, 199.991 segundas doses, 1.625 terceiras doses e 10.239 doses únicas.

Quem pode vacinar:

1ª dose (D1):qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidades) e demais públicos elegíveis anteriormente.

2ª dose (D2):pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), seja aquelas que estão com a dose em atraso ou as que tem D2 no prazo. Lembrando que Diadema antecipou a vacinação de quem tomou Coronavac ou AstraZeneca e tem a D2 agendada até o dia 30 de setembro. Também está valendo para esse sábado (25), a antecipação da segunda dose da Pfizer (necessário 8 semanas (ou seja, 56 dias) de intervalo mínimo entre a D1 e a D2).

3ª dose (D3):Idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose da Coronavac até o dia 31 de março e pessoas com doença imunossupressora (desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos 28 dias).

Para a 3ª dose não há vínculo com o local onde o usuário 60 + tomou a segunda dose. Se a D1 e a D2 de Coronavac tiverem sido feitas em outro Município/Estado, e a pessoa comprovar que mora Diadema, é possível tomar a D3. Mas será necessário que o comprovante de endereço da cidade esteja em nome do idoso que for ser imunizado.

Documentos necessários:

1ª dose (D1):obrigatório apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema (*) no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Também é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

2ª dose (D2):Em caso de segunda dose, é obrigatório apresentar um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema.

3ª dose (D3):Para receber a dose adicional, será necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante de vacinação com a D2 de Coronavac feita até o dia 31 de março.

(*) Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

 

Quais são os critérios para imunização com D3 dos imunossuprimidos:

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Confira o endereço dos postos de vacinação abertos nesse sábado (25) para o Dia D:

UBS

LOCAL DE VACINAÇÃO

ABC

UBS: Avenida das Ameixeiras, 679

CANHEMA

UBS: Rua 22 de Abril, 113

CASA GRANDE

UBS: Rua Mem de Sá, 280

CENTRO

TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300

CONCEIÇÃO

UBS: Rua Bororós, 80

ELDORADO

UBS: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288

INAMAR

UBS: Rua José Vicente, 122

MARIA TEREZA

UBS: Avenida Sinésio Pereira, 27

NAÇÕES

UBS: Rua Itália, 249

NOGUEIRA

UBS: Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285

NOVA CONQUISTA

UBS: Avenida Presidente Juscelino, 759

PAINEIRAS

UBS: Rua Javari, 635

PAULINA

UBS: Avenida Afrânio Peixoto, 402

PIRAPORINHA

UBS: Praça Rui Barbosa, 27

PROMISSÃO

UBS: Rua Prudente De Moraes, 300

REAL

TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300

REID

UBS: Rua Serra do Maracujá, 49

RUYCE

UBS: Avenida Eldorado, 885

SÃO JOSÉ

UBS: Rua Barão de Iguape, 98

SERRARIA

UBS: Avenida Lico Maia, 803

COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *